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Tópico: TR4 - Dúvidas

  • #73
    Usuário Avatar de Sem Loção
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    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Prezados, já que o tópico é de "dúvidas" e para evitar abrir um novo, gostaria de saber onde encontrar a informação sobre os itens de manutenção do TR4, de preferência 2007/2008 e as quilometragens previstas. Um veículo deste ano/modelo com 52.000 km, cujas revisões foram todas feitas em concessionária, mesmo fora do período de garantia e considerando que a concessionária seja séria, quais itens já podem ou deveriam ter sido substituidos, trocados e com qual quilometragem?

    Esta questão do bloqueio de diferencial é muito interessante. De minha parte, não conheço, nem a teoria do assunto, nem estática, nem dinamicamente falando. Existe algum "esquema" ilustrado do assunto, ou vídeo? Uma imagem costuma valer mais que mil palavras ...

    Abraços,
    Edimar, sobre funcionamento de diferencial este vídeo é o mais didático que eu conheço...



    e sobre as revisões dá uma olhada no site da MIt, tem as tabelas... tem dos váriso modelos, com os itens a serem revisados e trocados pode-se considerar por quilometragem uma revisão a cada 10.000km, se a sua está com 52.000 km vc estaria na 5a revisão na tabela...

    Mitsubishi Motors do Brasil

    Espero ter ajudado...

    abraçO!
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #74
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    Ola!

    Genial esse video do diferencial !!!!

    Tem esse outro que acho que explica melhor o diferencial central num 4x4. Alias, toda a serie e' muito boa!!!


    Abraco,
    Eduardo - TR4 2009/2010 MT

  • #75
    Usuário Avatar de Sem Loção
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    Citação Postado originalmente por edvsimoes Ver Post
    Ola Daniel!

    Muito obrigado pelas respostas!
    Ainda sobre a poeira, ajustar a porta nao e' dificil... so' e' meio chato, pois a gente arruma um lado, desajusta outro... E precisa de uma cara forte para segurar a porta enquanto tu ajusta...

    Ja' a vedacao das saidas de ar... E' um trabalho de funilaria grande... A minha tambem ja' tinha saido da garantia... Mas cobraram so' R$ 150,00 para concertar... Achei que valeu a pena!!

    Quanto ao diferencial...




    Entao: Eu estava pensando mais estaticamente do que dinamicamente: achei que bloqueio significasse travar, conectar a metade da frente do eixo central a outra... E assim para que a parte da frente girasse, fazendo girar uma roda da frente, a parte de traz teria que girar tambem. Mas se as rodas traseiras estivessem com aderencia sem girar, o eixo inteiro estaria travado e nao poderia girar uma roda da frente!!!
    Se AMBAS as rodas traseiras estão TRAVADAS, ou seja, impossibilitadas de rodar e com aderência máxima, no caso do diferencial central bloqueado, realmente os dois cardans estão conectados, e as dianteiras não irão girar... a solução nesse caso seria "desbloquear" o diferencial central (4x4H) para que houvesse transmissão de alguma rotação para o eixo que não estivesse com as duas rodas travadas...

    Mas considerando a tua explicacao, mais dinamica, na qual 50% do torque vai para cada roda, isso e' perfeitamente possivel!!
    Isso explica perfeitamente o que acontece.

    Agora quanto ao segundo caso... Agora, considerando o segundo caso, o do bloqueio do diferencial traseiro, se "bloquear" significa transmitir 50% do troque para cada lado (deve ser por conta do tal acoplamento viscoso, entao entendo assim: se so' uma das 4 rodas (traseira) estiver com aderencia, e o dif. central e o dif. traseiro estiverem bloqueados, entao 50% do torque vai pro eixo trasero e 50% deste para a roda tracionada, acabando com apenas 25% do torque do motor na roda que esta' movimentando o veiculo!
    Sera' que esta' correto??
    Mais ou menos isso, segundo meu entendimento (que pode estar errado, claro) se está com o diferencial central bloqueado e 3 rodas sem aderência, 50% do torque vai para cada eixo, exatamente como vc disse, mas considerando o diferencial traseiro bloqueado, 100% dos 50% de torque vai para o eixo todo, que atua como uma parte única... se vc observar uma situação dessa vc verá que a roda sem adwrência não gira, pois o eixo está atuando como uma peça só... ela irá girar exatamente como a outra roda, que tem aderência, e que recebe portanto 100% do torque desse eixo (ou seja 50% do total)....não existe onde "perder" 25% do torque, pois a roda sem aderÊncia não gira...

    Um Abraco,
    Eduardo TR4 2009/2010 MT
    Abraço!!
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #76
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    olá, tambem tenho interesse em adquirir, uma tr4, já pesquisei várias, mas tive várias duvidas...segue algumas.
    quanto as mais antigas pajero Io, como escolher?
    e o cherokee sport tem alguns com preços muito bons
    para uso diario, vale a pena?
    tem como colocar bancos adicionais para 7 lugares?

  • #77
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    Ola!

    Acabo de sair para a lama e fiz um teste de tracao!
    Realmente, o bloqueio do diferencial central trava completamente o eixo central, e nao deixa uma roda da frente girar sem que uma traseira esteja girando!
    Quando perguntei a primeira vez achava que uma roda dianteira estava girando sozinha, mas estava engando.
    Testei isso varias vezes e confirmei a versao do Daniel!

    Caso encerrado... So' gostaria de de saber quanto custou para instalar o Kaiser Locker no eixo trazeiro?

    Outra duvida agora:
    Alguem sabe dizer onde consigo informacao de como regular os farois da TR42010?
    No manual nao fala nada!
    E' o primeiro carro que tenho que no manual nao explica quais os parafusos mexer para subir/descer, esquerda/direita ... os farois altos e baixos!!

    Um Abraco,
    Eduardo
    TR4 2009/2010 MT

  • #78
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    Citação Postado originalmente por edvsimoes Ver Post
    Ola!

    Acabo de sair para a lama e fiz um teste de tracao!
    Realmente, o bloqueio do diferencial central trava completamente o eixo central, e nao deixa uma roda da frente girar sem que uma traseira esteja girando!
    Quando perguntei a primeira vez achava que uma roda dianteira estava girando sozinha, mas estava engando.
    Testei isso varias vezes e confirmei a versao do Daniel!

    Caso encerrado... So' gostaria de de saber quanto custou para instalar o Kaiser Locker no eixo trazeiro?

    Outra duvida agora:
    Alguem sabe dizer onde consigo informacao de como regular os farois da TR42010?
    No manual nao fala nada!
    E' o primeiro carro que tenho que no manual nao explica quais os parafusos mexer para subir/descer, esquerda/direita ... os farois altos e baixos!!

    Um Abraco,
    Eduardo
    TR4 2009/2010 MT


    Não sei se fui meio confuso no meu post, mas é isso aí... diferencial central bloqueado, pra girar uma roda sem aderência na frente, tem que gira alguma coisa atrás...

    A mão de obra de instalação do kaiser ficou aqui em Bh em torno de R$ 400,00

    Quanto À regulagem dos faróis não vi essa informação no manual..

    abraço!
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
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  • #79
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
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    Daniel, "resumidamente" (se entendi alguma coisa), quando o veículo está com o 4x4 engatado, o diferencial central joga a força para os eixos traseiro e dianteiro de modo uniforme (ou mais para um dos eixos). Com o 4x4 engatado e o bloqueio do diferencial acionado, é como se cada roda se tornasse independente? Ou seja, se uma roda do eixo traseiro estiver em falso, a outra do outro lado não vai ter força para girar, mas então vai haver pelo menos uma roda do eixo dianteiro tracionando?

    Suponho que existam várias marcas de bloqueio do diferencial, por que optou pelo "Kaiser"?

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    TR4 - Precioso

  • #80
    Vai abaixo um post antigo meu que eu vivo copiando e colando novamente... Espero que ajude



    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post

    Diferencial
    Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

    Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)
    Around the Corner - YouTube

    Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

    Se o eixo do carro fosse rigido, ligando uma roda à outra, sempre que fizessemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

    Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
    Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda* !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

    Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

    Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
    Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
    Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

    Nesse caso, bloquenado o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
    Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
    A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

    * Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslisante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar a TR4 no macaco e acelerar ela provavelmente vai cair.
    Mas se ela estiver encostada em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
    (deu p entender ?)

    ** Quanto ao diferencial central
    Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
    Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele ja estivesse bloqueado.
    Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
    A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

    Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
    Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado cotra um 4x4 sem bloquei é o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

    Aqui + um vídeo bem legal...
    Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
    1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, snedo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

    No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslisante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
    Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube


    * Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

    Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
    Curso Técnica 4x4
    É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

    escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #81
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Daniel, "resumidamente" (se entendi alguma coisa), quando o veículo está com o 4x4 engatado, o diferencial central joga a força para os eixos traseiro e dianteiro de modo uniforme (ou mais para um dos eixos). Com o 4x4 engatado e o bloqueio do diferencial acionado, é como se cada roda se tornasse independente? Ou seja, se uma roda do eixo traseiro estiver em falso, a outra do outro lado não vai ter força para girar, mas então vai haver pelo menos uma roda do eixo dianteiro tracionando?

    Suponho que existam várias marcas de bloqueio do diferencial, por que optou pelo "Kaiser"?

    Abraços,
    Edimar

    4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
    Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para*

    Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
    Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

    Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)

    * A TR4 tem um parcial no eixo traseiro então em casos "leves" mesmo com 1 roda sem tração a outra ajuda um pouco
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #82
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    Olá.

    Tenho uma tr4 2010/2011 que acabei de comprar. Como sou um tanto inexperiente nos macetes do carro, tenho uma pergunta: O marcador de combustível fica oscilando entre meio tanque e um quarto ? Não direto, mas quando dou a partida está em um ponto, depois desce, em 5 minutos volta a meio, e depois de mais 10 minutos volta a 1/4. Acho que é pelo tamanho do tanque, a gasolina fica balançando muito dentro dele. Procede ?

    Acho que o antigo dono foi pego pela concessionária. Fiz revisão, velas horríveis e só trocaram os discos dos freios. As pastilhas estavam totalmente acabadas. Acho que o cara pagou pelo conjunto todo, mas não sei ao certo.

    Obrigado pela ajuda.

  • #83
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    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Edimar

    4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
    Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para*

    Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
    Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

    Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)

    * A TR4 tem um parcial no eixo traseiro então em casos "leves" mesmo com 1 roda sem tração a outra ajuda um pouco
    Beleza de explicação MArcelo, esse post que vc cola de vez em quando é bem didático...

    Apenas o detalhe no final, que a TR4 não possui o bloqueio "parcial" no eixo traseiro, o famoso LSD que as IO e PININ tem, pra variar por questão de economia a MIt Brasil 'dispensou' este acessório... acabei de colocar o Kaiser no diferencial traseiro e estou com as peças sobressalentes aqui em casa... é um diferencial aberto normal...



    abraço!
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
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  • #84
    Citação Postado originalmente por Danielmjr Ver Post
    Olá.

    Tenho uma tr4 2010/2011 que acabei de comprar. Como sou um tanto inexperiente nos macetes do carro, tenho uma pergunta: O marcador de combustível fica oscilando entre meio tanque e um quarto ? Não direto, mas quando dou a partida está em um ponto, depois desce, em 5 minutos volta a meio, e depois de mais 10 minutos volta a 1/4. Acho que é pelo tamanho do tanque, a gasolina fica balançando muito dentro dele. Procede ?

    Acho que o antigo dono foi pego pela concessionária. Fiz revisão, velas horríveis e só trocaram os discos dos freios. As pastilhas estavam totalmente acabadas. Acho que o cara pagou pelo conjunto todo, mas não sei ao certo.

    Obrigado pela ajuda.
    Não sabia.
    Mas a minha (2004) tem! (se bem que agora você me deixou na dúvida kkkkk)
    Marcelo Belo - SP
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