Postado originalmente por
SM-S
Vou contar minha experiência. Não é recomendação, mas pode ajudar a formar sua própria opinião. Estava insatisfeito com o perfil baixo da Freela, ruim para pegar uma estrada com pedras e arriscar rasgar o pneu. Vi uma estacionada perto do meu trabalho com pneus 235/60 R18 e tomei coragem para fazer o mesmo. Coloquei pneus Toyo Open Country HT nessa medida. Fiquei muito satisfeito. O carro ficou um pouco mais macio (diferença mínima) e agora tenho mais confiança em pegar uma estrada de terra com a viatura. Essa medida é a usada na Freela II.
Esse pneu fica muuuito perto de raspar nas molas dianteiras. Nas traseiras a folga é maior. Em compensação, na traseira direita o pneu raspou num ressalto na parte anterior do paralama quando o carro estava carregado. Ele “gastou” esse ressalto (de plástico) e agora não raspa mais. Já rodei uns 2 mil km. Até agora é só alegria.
Resumo da história –
Vantagens:
- maior altura em relação ao solo (ganho de 2,3cm)
- pneus mais resistentes a impactos
- pneus mais baratos (tem mais opções de pneus mais baratos de boa qualidade nessa medida)
Desvantagens:
- a raspada que falei acima
- mudança das relações de transmissão, hodômetro e velocímetro passam a marcar errado (6% de diferença)
- pneus de perfil mais alto devem ter menos aderência, são menos esportivos, mas acho que um pneu de perfil 60 está bom demais para uma Freela
- carro mais alto = menor estabilidade, mas eu não consegui notar a diferença. Um piloto fazendo testes conseguiria.
Seria de se esperar alguma falta de força nas arrancadas, por conta do carro se movimentar 6% a mais para cada giro do motor, mas não notei nada. Para mim ficou tudo igual.
Essa é a minha experiência. Teve gente no fórum que teve experiência exatamente oposta: deu problema com a mudança do perfil. Por isso não recomendo a mudança. Só acho que vale a pena pensar nisso se você pretende botar a viatura em estrada de chão ou se vc pega uns buracos mais parrudos no asfalto.