Estou restaurando e deixando vintage meu series 2a, após quase me desfazer dele e desistir na hora da venda....
Graças a isso hoje intercalo ir trabalhar de bicicleta ou com o Land.
O uso no cotidiano me realizou algumas experiências e que de forma original do veículo e prática, estou conseguindo resolver algum dos problemas relacionados à adaptação do uso de um veículo com mais de 45 anos na rotina do tráfego da grande São Paulo.
Como estou desmontando e fazendo tudo, vou tirando muitas fotos para lembrar na hora de montar...
Estou com vários manuais, workshops e outros livros de restauração de antigos para executar o trabalho.
As fotos vão na sequência do restauro desde o estado que se encontrava.
Galera, obrigado pela lembrança e boas vindas...Estava priorizando algumas coisas e fiquei ausente para "esvaziar o copo" e reavaliar planos.
Tenho bastante fotos aqui...já montei a armação pick up, que será a proposta do projeto. A capota vou reformar e guardar, pois vai ser uma pick upinha 88" mesmo!!!
Os freios foram trocados os cilindros(burrinho) de roda (os 4) e troquei as lonas po medidas 5/16 industrial, o que melhorou muito o "gap" e resposta da frenagem. Quando trocar as lonas de trás creio que melhora mais.
O engraçado é que o ajuste é feito na raça mesmo...
A parte elétrica está toda funcionando. A chave de ignição original quebrou de tanto virar para esquerda para ligar o pré aquecimento da câmara do diesel no motor. Comprei uma nova no ebay original e instalei um botão que era opcional de época para ligar os aquecedores da partida a frio diesel, aumentando a longevidade da chave de ignição. O motor para somente com corte da injeção indireta do diesel através de um cabo lligado a bomba, com botão de puxar no painel.
Vale lembrar que meu motor diesel original é o precursor da maioria dos motores de veículos médios e leves até a entrada dos eletrônicos.
Meu alternador parou de funcionar. Não é piada. Desde 1966 é assim....Mas na verdade sendo o original dá para entender neste caso...ehehehhee.
Fui levar para arrumar vi um novo de modelo similar ao original. Arrumei o original e guardei, e coloquei o novo.
Uma grande diferença que percebo nestes motores diesel mais antigos, é que esfriam bem mais rápido que os 200 e 300 tdi. Tá certo que a temperatura média de trabalho deles é inferior aos atuais.
O modo de dirigir é o que mais dá prazer neste veículo. A 1 e 2 marchas são secas, tendo 4 marchas. Temos que aprender de verdade a trocar as marchas. Para ajudar mais são bem reduzidas. A primeira e a quarta marcha são na minha opinião o ponto forte deste câmbio. Já vi e ouvi muita gente criticar este câmbio porque quebra fácil. Não concordo. Quando comecei a dirigir meu Land, achava que o câmbio estava com problemas sérios. Levei em um mecânico pediu para abrir urgente.
Aí o Yellow Snow(apelido deste meu Land em homenagem ao Frank Zappa) ficou parado quase 2 anos. Resolvi vender. Aí trazendo o carro para São Paulo para vender(dirigindo, é claro) lembrei do que significava aquele Land. É lógico que não oderia vendê-lo.
E nestes pensamentos quando percebi, o câmbio era ótimo, eu que não sabia usá-lo de forma correta. O tempo certo das marchas, embreagem e aceleração funcionam como uma música com compasso certo. É só entrar no ritmo. O instrumento é afinado, precisa treino, como sempre.
A grade dianteira estava com a do ano ano errado, sem o buraco para passar a mão para abrir o capô. Comprei no ebay a original há um tempo atrás e agora já troquei.
A chave de seta tem o miolo original e a alavanca do serie 3 original. Apesar de ter uma igual original, decidi deixar esta mesmo pois a alavanca é maior e mais prática de usar hoje em dia.