x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 67

Citação Postado originalmente por Luciano Valois Ver Post
    Saudações colega Gustano.
    Também adquiri as barras reforçadas como vc com o Bruno da Bearmach.
    Li seu tópico inteiro muito bom.
    Não sei mexer quase nada de mecânica. A troca é tranquila???
    Você fez em casa, foi isso???
    Estou resolvendo aqui o que faço, se meto a mão na massa ou levo em mecânico para trocar.
    Valeu.

Luciano.
    Luciano,

Sim, a troca é tranquila! O que pode dificultar um pouco é a eventual existência de oxidação entre as partes...

Fiz a troca em casa e é um serviço bem legal para quem quer começar a meter a mão na graxa!!!

Para tornar tudo mais fácil, compre um lata de WD40 e faça generosas aplicações nos terminais, nas roscas, nas porcas e nos parafusos do conjunto. Faça a aplicação antes e depois de usar o jipe. Acho que fazendo uns 3 dias antes de mexer nas barras vai facilitar MUITO o trabalho! (dica do Loras!)

Uma coisa chata é retirar os Splitpins que travam as porcas dos terminais! Mas com paciência dá pra removê-los sem problema!

Se eu fosse refazer o serviço hoje, acho que faria da seguinte maneira:

Com o carro no chão:

1- Retiraria os splitpins, as porcas dos terminais e as braçadeiras das barras;
    2- Removeria a barra traseira (maior) juntamente com os terminais;
    3- Iniciaria o desrosqueamento da barra menor (Acho que girando a barra alguns graus tá ótimo! Com a roda no chão será impossível desrosquear tudo, mas com a roda erguida eu fico com receio de aplicar a força necessária... Então inicie no chão e termine no "ar"... hehehe)

Depois levantaria a dianteira do jipe, apoiando-o em dois cavaletes (macacos são instáveis!!!) colocados sob o eixo, então:

1- Desrosquearia a barra dianteira (menor) do suporte do amortecedor de direção e do terminal.

Caso a rosca entre o terminal e a barra dianteira esteja muito ruim de soltar, dá pra retirar o terminal da peça que o prende junto a roda sem retirá-lo da barra, girando o mesmo junto com a barra. Tive que usar um alicate de pressão (aqueles de mexer em hidráulica) para conseguir o torque necessário pra desrosquear a barra dianteira. Foi FODA! Mas eu não tinha passado nenhum tipo de micro óleo (WD40) com antecedência...

Será necessário dar umas marteladas/marretadas nos terminais e nos suportes. Apenas tome cuidado com a força aplicada! Eu prefiro bater mais vezes e em diferentes lugares/angulos do que descer a mão e quebrar alguma coisa...

Os terminais que vieram nesse novo conjunto possuem bicos de graxa. Recomendo colocar graxa antes de sair com o jipe. (eu coloquei graxa logo após fazer a instalação, pois possuo engraxadeira em casa).

Também é de grande importância levar o jipe pra alinhar, pois tudo vai ficar desalinhado...

Qualquer dúvida é só prender o grito!!!

Se precisar eu posso te passar mais fotos!

Grande abraço!

Sobre o alinhamento.

Algumas máquinas de alinhamento centralizam a referência pelo "paralelismo" das rodas dianteiras / traseiras. Pelo menos aqui em Roraima é assim. Só conseguimos alinhar os 4x4 nas máquinas manuais. As computadorizadas não tem os suportes necessários para pneus >31.

Ou seja, mesmo para alinhar somente a convergência, elas precisam da referência (espelho / régua) na roda traseira.

Logo um eventual desalinhamento entre os eixos, causado pela bucha da panhard ou radius arm ruim, pode prejudicar o alinhamento.

Por isso, aqui, eu trocaria as buchas e checaria o alinhamento novamente.

Usei as buchas de PU na 110. Por pouco tempo.

A principal vantagem dela é a facilidade de reposição. A prensa usa muito menos força para retirar / instalar as mesmas.

O importante é comprar um kit bem desenvolvido, que através do projeto, compense a dureza do material. Se colocar uma bucha dura demais que trave a articulação... vai quebrar.

A original de borracha é mais confortável. Infelizmente não consegui comparar de forma mais objetiva o desempenho de ambas. Paguei na época 600 reais no conjunto de buchas PU da BM. Preço de ocasião, por isso comprei.

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

Mais um adendo.

Os terminais da Land Cruiser não saíram na "pancadinha" lateral... nem com muita reza das boas!!!

Só saiu com o extrator.

Claro, extrator + pancada lateral.

Uma curiosidade sobre o "faça você mesmo": Os mais experientes recomendam que comecemos por trabalhos simples como trocar óleo, filtros, lâmpadas por exemplo. A medida que ganha experiência, aumente a complexidade do reparo. Consertos em sistema de freios e direção, somente supervisionados no começo. E depois aumenta sua "independência".

Ou seja, faça em casa, mas tenha MUITO cuidado ao sair com a viatura para a primeira volta pós-manutenção. Principalmente quando mexer em freio, suspensão e direção.

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Mais um adendo.

Uma curiosidade sobre o "faça você mesmo": Os mais experientes recomendam que comecemos por trabalhos simples como trocar óleo, filtros, lâmpadas por exemplo. A medida que ganha experiência, aumente a complexidade do reparo. Consertos em sistema de freios e direção, somente supervisionados no começo. E depois aumenta sua "independência".

Ou seja, faça em casa, mas tenha MUITO cuidado ao sair com a viatura para a primeira volta pós-manutenção. Principalmente quando mexer em freio, suspensão e direção.

Abraços,
    Grande Loras, grandes dicas!!!

Se não está seguro, leve no mecânico!

Mas nunca deixe de perguntar, pesquisar, ler, ir atrás dos manuais (fonte quase inquestionável de informações e técnicas), foruns gringos, blogs, entre outros...

Google + palavras chaves (em portugues e ingles) = muita informação sobre land rovers

Com o manual e as ferramentas certas (que não são muitas), dá pra fazer muita coisa nos defenders!

Um ótimo investimento em ferramenta é comprar um torquímetro para apertar tudo conforme manual. A segurança em dar o aperto correto não tem preço! Comprei um torquímetro xing-ling (chines) que funciona muito bem por R$ 100,00 no mercado livre, mas eu ainda vou ter um gedore de relógio...

Como dito pelo Loras, tem coisas que só com o tempo dá pra fazer com segurança: eu não meto a mão no sistema de freio, de embreagem, caixa de direção, correia dentada, diferenciais, cubos e nas partes mais complexas do motor. Essas coisas eu entrego pro mecânico, mas sempre peço pra acompanhar o serviço. Penso que sempre dá pra aprender alguma coisa que pode ser útil numa situação em que se está isolado, sem apoio. Quando eu faço os meus DIY eu não quero economizar dinheiro com o mecânico, quero apenas ser capaz de consertar o meu jipe (ou pelo menos botar ele pra andar de novo) e chegar na cidade mais próxima! É claro que eu faço isso como um hobby também, pois iniciei faculdade de engenharia mecânica e não aguentei...

Em 2013 vou pra Ushuaia e quero ter certeza de ter resolvido 100% dos problemas conhecidos no jipe, mas também quero ter a segurança de saber consertar muitas das coisas que podem acontecer e que são quase impossíveis de prever/revisar. Depois disso quem sabe eu não vou pro Uyuni?! E daí pra frente só vai...

Grande abraço!

Pessoal (Gustavo, Loras os demais colegas), muito obrigado pela orientação.
    Essa não vou fazer, vou seguir o conselho do Loras e começar com coisas mais simples.
    As barras devem estar chegando hoje, após o serviço posto a impressão.
    O próximo passo é colocar amortecedores OME, estou pensando em fechar com E.E (Expedition Exchange).
    Valeu.
    Luciano.

Aproveito o tópico para informar que coloquei um conjunto de barras de direção heavy duty zeradas a venda, no seguinte tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/97182-land-rover-defender-conjunto-de-barra-de-direcao-e-terminais-heavy-duty-0km.html#post1552637

Qualquer dúvida favor perguntar no tópico de venda.

Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Aproveito o tópico para informar que coloquei um conjunto de barras de direção heavy duty zeradas a venda, no seguinte tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/97182-land-rover-defender-conjunto-de-barra-de-direcao-e-terminais-Anexo 317317heavy-duty-0km.html#post1552637

Pessoal, as barras são muito boas, vale a pena instalar na viatura. Acabei de colocar na minhaAnexo 317316, fica show.
    Acabaram as vibrações no volante quando se passa por desníveis no asfalto, investimento que compensa muito.
    Segue umas fotos de celular a resolução não está muito boa.

Anexo 317315Qualquer dúvida favor perguntar no tópico de venda.
    Um abraço e boa sorte.

Anexo 317325Anexo 317326Moderador, o post anterior ficou meio doido, favor apagar.
    Segue um novo.

Pessoal, as barras sãAnexo 317324o muito boas, vale a pena o investimento. Obrigado a todos que me orientaram na colocação.
    Segue umas fotos de celular, a resolução não esta muito boa.
    Anexo 317323Obrigado.

Luciano,

Essas barras são demais!!! Temos outro carro "na mão" agora... hehehe

Tô louco pra trocar todas as buchas do jipe e dar ainda mais firmeza ao sistema de direção e suspensão!

Depois é juntar moedinhas pra trocar as molas e os amortecedor por uns OME, aí sim!!!

Grande abraço!!!

Usuário Avatar de Paulo Rover
    Entrada
    09/08/2011
    Local
    Cambará do Sul / RS/
    Agradecimentos: 0
    Pessoal..
    o embuchamento e solda da barra de direção foi um reparo passageiro, pois voltou a empenar neste último final de semana.
    agora após conselhos e relatos aqui do tópico me convencí a adquirir as barras maçicas para terminar com meu problema. vou atrás disso esta semana!!!

um abraço
    Paulo Robinson
    LR Defender 130HCPU - 1996

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Paulo,

vale cada centavo.

Desentortar não é uma boa saída, pois todos os metais tem um efeito memória. Quando amassar, vai ser novamente no mesmo lugar.

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Paulo Rover Ver Post
    Pessoal..
    o embuchamento e solda da barra de direção foi um reparo passageiro, pois voltou a empenar neste último final de semana.
    agora após conselhos e relatos aqui do tópico me convencí a adquirir as barras maçicas para terminar com meu problema. vou atrás disso esta semana!!!

um abraço
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário Avatar de Paulo Rover
    Entrada
    09/08/2011
    Local
    Cambará do Sul / RS/
    Agradecimentos: 0
    Clemente,

acredito sim que vale.. já me convencí disso

como eu tinha colocado uma barra maciça por toda a extensão interna da original e prendido por pontos de solda parecia bem firme. e rodando na cidade, estradas em asfalto e terra batida em boas condições não tinha alterado em nada, mas bastou agora circular todo o final de semana alí no sítio em Cambará a barra não aguentou.

lá vamos nós novamente..hehe

um abraço
    Paulo
    Paulo Robinson
    LR Defender 130HCPU - 1996

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. vendo barra de direção e cx de direção Defender
      Por Carvalho L. no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/10/2007, 01:48
    2. Barra auxiliar da BARRA DE DIREÇÃO
      Por netbug no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/06/2006, 18:00
    3. Barra de Direção
      Por Magoo Borys no fórum Niva
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/09/2005, 10:26
    4. Barra de direção
      Por Luciano R. Oliveira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 25/11/2004, 13:33

Permissões de Postagem