Postado originalmente por
MCantor
Fabio, as fotos eu vou postar logo, ainda estou aguardando um novo tapete que mandei fazer para o porta malas, pois eu não quiz cortar o original para instalar os cilindros.
Como não uso muito o porta malas, optei por aumentar a autonomia instalando 2 cilindros, um em cima do outro, sendo um de 17 m3 e outro de 7,5 m3. Com isso, tenho uma autonomia de uns 240Km. Já rodei uns 2.000 km, e a media obtida até agora foi de 10km por m3 na estrada, e 8km na cidade. Considerando o custo atual do gnv (media de 1,50 por m3), estou muito satisfeito. O custo de combustivel na gasolina era de R$0,32 por Km, no gnv ficou em R$0,14.
A instalação foi feita na Hipersom em Itu, custou R$800,00 de mão de obra, o Kit e os cilindros eu já tinha de outro carro.
Esse kit é minucioso para instalar, requer conhecimento, mas vale a pena, pois o carro funciona exatamente como na gasolina, até mesmo as trocas do cambio automatico e o cruize control funcionam perfeitos, a troca de combustível é feita automaticamente, um bico por vez, nem se percebe.
Quanto ao conselho do Guto sobre ligar e desligar na gasolina, é verdade, pois o gnv é muito "seco", então na instalação me sugeriram uma programação para o módulo de injeção do kit GNV para que o motor funcione na marcha lenta sempre com gasolina, e ao acelerar (acima de 800~900 rpm) o módulo do kit muda para gnv automaticamente. Essa programação é exigida também pela Ford para as novas Rangers convertidas com esse Kit.
E oleo de motor, só o sintético, aliás é exigido no manual o uso exclusivo de oleo sintetico para a Freelander, e o mecânico disse que com o gnv o motor vai ficar mais limpo, por 2 motivos: 1-) o gnv não polui nem forma borra como a gasolina, e 2-)ultimamente está difícil saber quais postos vendem gasolina não batizada com subprodutos que detonam o motor e os sistemas.