PARA QUEM NAO CONHECE MOTOR 200TDI -
Com correias individuais para alternador, bomba de água, ar condicionado e direção hidráulica.
Menos barulhento (possui um contra carter de alumínio) e é menos potente que o 300tdi.
Mais resistente a quebras por falta de água ou óleo, o 300Tdi é muito sensivel a falta de água.
O peso das viaturas com o motor
200tdi é melhor distribuído entre os eixos, pois o motor é mais recuado. Isso é percebido nas 90. De 1994/95 para frente, elas tendem a "quicar" de frente ao passar em lombadas de forma mais rápida.
Muitos preferem os
200tdi pelos motivos já citados. Distribuição de peso, maior "resistência à falta de água", menor barulho e manutenção mais fácil.
O
200tdi acompanha a caixa LT77. Ré ao lado da primeira. Alguns dizem ser uma caixa menos precisa, com engates mais difíceis. Eu não senti diferença. A embreagem é mais dura.
O 300tdi acompanha a caixa R380. Ré embaixo da quinta.
Mais fácil de encontrar peças de reposição no Brasil, visto que todos os Defenders produzidos aqui saíram com essa caixa. Além disso permite a instalação "original" de um radiador de óleo. Basta comprar o termostato, as conexões e o radiador.