Alguém sabe dizer quais as diferenças entre o motor 300 TDi nacional e o inglês?
Procede a informação de que o inglês é muito melhor que o nacional, ou não é bem assim?
As peças do 300 TDi inglês têm similar no Brasil?
[]'s.
Antonio.
mandei um e-mail para o Luiz Fraga.
Ele com certeza é o mais indicado para prestar essas informações.
[]s. e Feliz 2008 a todos.
Antonio.
Aqui vai o comentário de quem entende do assunto:
Olá Antonio.
Eu não tenho como responder no link que vc apresentou mas basicamente é o seguinte:
A LR desenvolveu este motor em 1989 (com componentes que já usavam desde 1959, como partes do comando e acionamento das válvulas), chamava-se200 Tdi (200 é uma referencia ao torque pretendido de 200 lbf.pé).
A versão para o Defender tinha 107 CV e a da Disco 111 CV.
Em 1994 fizeram o primeiro upgrade (grande) neste motor, que passou a equipar tanto a Disco como o Defender e também o RR até 95, chamaram-no 300Tdi (nada a ver com torque somente somaram 1 ao primeiro dígito do 200 Tdi) as melhorias incluíram cabeçote, refrigeraçao, injeção, posicionamento da correia dentada e da bomba de vácuo e também a montagem.
Este motor ficou em linha na Inglaterra até 1999, quando entrou por lá a especificação Euro II (a LR fez alguns motores 300 Tdi com catalizador e EGR para esta especificação, mas muito poucos), no Brasil, com o início da fabricação dos carros neste mesmo ano, a International (que sucedeu a Maxion) começou a produzir aqui os motores com a especificação Euro I; logo depois o governo brasileiro implantou o EURO II, a International conseguiu desenvolver o Euro II baseado no mesmo motor só que com modificações na injeção, pistões, turbo e bicos, passando o motor a ter 115 CV e sem catalizador ou EGR.
No Brasil temos peças tanto para o Euro I como para o Euro II.
A continuação deste desenvolvimento, é o motor Powerstroke baseado no mesmo motor de 1989 e depois (recentemente) o 3.0 NGD (com algumas partes comuns do 2.8).
Se vc puder, cite a fonte, qualquer erro é responsabilidade minha.