Tenho uma Dfeender 110 2004 300 Tdi desde zero km. Ontem, com 361.000 km rodados, uma biela quebrou perfurando o bloco do motor. Resultado: estou procurando um novo motor para a viatura.
Peço a opinião dos amigos sobre que alternativas tenho. Mantenho o 2.5? Procuro um 2.8? Enfim, quais são as opções, prós e contras de cada uma?
Esse 2.8 MWM, (sem injeção el.), se assemelha ao motores da VW AP, com um litro de óleo no cárter e um de água no radiador, andam e não se entregam facilmente heheh. Além de ser bem silencioso e econômico.
É bom ter em mente que a adaptação será mais complexa e, provavelmente, cara do que o International 2.8, que é basicamente o mesmo motor 2.5, aumentado.
Eu optaria pelo International, pela maior compatibilidade, apesar de ser fã do MWM (só não acho que seja silencioso... rsrs)
Encontrei um 2.8 PS montado na Leão Diesel de Londrina, segundo eles com peças novas, nada retificado ou remanufaturado. Por falta de outras opções comprei. Valor R$ 22.000,00 no motor fechado mais cabeçote.
Cheguei a considerar a adaptação de um Sprint 2.8 (vi por R$ 14.000,00, também motor fechado mais cabeçote), mas conforme já comentado aqui por outros colegas esta adaptação não é simples.
Vou aproveitar para trocar turbo-compressor, bicos injetores e embreagem, revisar bomba injetora, alongar a relação da caixa de transmissão e olhar os demais conjuntos externos ao motor, como intercooler etc. As opiniões e links passados pelos amigos foram muito úteis. Mais uma vez agradeço.