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  • #1
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    Velocidade de "atlético" - Defender




    Como bom atleticano e atual campeão das américas, me recuso a dizer o nome do outro time...rsrs

    Então galera, "falando sério", eu sempre vejo as pessoas falando de velocidade que andam na estrada em suas VTRs e não consigo chegar a um valor específico de qual é a velocidade IDEAL para andar nas nossas VTRs.


    Eu ando entre 90 e 100km/h (no velocímetro) sempre, mas já andei a 120km/h numa viagem de 400km (qdo tava testando o motor).

    Outro dia vi o Vinicius e o Clemente comentando no facebook sobre as velocidades finais que tinham atingido com suas VTRs e testei a minha tb (numa reta e semi-descida) e consegui ir a 142km/h no GPS e acho que dava mais, mas fiquei com medo de "fud#@" algo no motor.

    Perguntas:

    1) Qual a velocidade que se pode andar numa boa na Defender e por que não mais que isso?

    2) Por que não se pode andar a mais de 120km/h (isso no motor HSD 2.5 300Tdi)?

    3) O problema são as engrenagens na caixa?

    4) O motor é "fraco" para aguentar altas rotações? (esse motor não "desliga" quando atinge uma rotação muito alta?)

    Que comece o debate

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #2
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    Wald,

    gosto de andar a uns 95 km/h.

    Mas em uma viagem longa vou até uns 100 km/h.

    Dá para andar a 120 Km/h? Dá mais o ruído denuncia que a rotação do motor está alta...

    Acho que a caixa de transferencia sofre um pouco também.

    Principalmente se a temperatura ambiente estiver alta.

    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Como bom atleticano e atual campeão das américas, me recuso a dizer o nome do outro time...rsrs

    Então galera, "falando sério", eu sempre vejo as pessoas falando de velocidade que andam na estrada em suas VTRs e não consigo chegar a um valor específico de qual é a velocidade IDEAL para andar nas nossas VTRs.


    Eu ando entre 90 e 100km/h (no velocímetro) sempre, mas já andei a 120km/h numa viagem de 400km (qdo tava testando o motor).

    Outro dia vi o Vinicius e o Clemente comentando no facebook sobre as velocidades finais que tinham atingido com suas VTRs e testei a minha tb (numa reta e semi-descida) e consegui ir a 142km/h no GPS e acho que dava mais, mas fiquei com medo de "fud#@" algo no motor.

    Perguntas:

    1) Qual a velocidade que se pode andar numa boa na Defender e por que não mais que isso?

    2) Por que não se pode andar a mais de 120km/h (isso no motor HSD 2.5 300Tdi)?

    3) O problema são as engrenagens na caixa?

    4) O motor é "fraco" para aguentar altas rotações? (esse motor não "desliga" quando atinge uma rotação muito alta?)

    Que comece o debate

    Abs

    Wald
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #3
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    VTR quadrada e motor diesel, mesmo sendo turbo, mesmo sendo intercooler, NÃO FOI FEITA PARA CORRER....acho que uns 100 km-h tá de bom tamanho......SE QUER CORRER VENDA A sua DEF e compre uma VTR a gasolina ....um vizinho meu usa DEF 110 no trabalho dele(viatura dos bombeiros ano 2000) e ele diz que é comum desenvolver até 140 km-h nas rodovias retas.....detalhe eles tem ampla oficina miecanica e por isso toda quebradeira de motor ele resolvem lá mesmo,.

  • #4
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    obs. esqueci de citar que a VTR def 110 "vermelha" vive com lotação máxima de peso e abarrotada de tralhas, escadas e outras tralhas de bombeiros

  • #5
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    O velocímetro pra mim é consequência, o que manda é a disposição do motor; Não acho recomendado prolongar o uso acima dos 3.500 giros.

    Na 110 quando eu tinha contagiros, costumava a andar com o giro em cerca de 3.000 rpm, dava algo em torno de 110km ~ 120km/h no velocímetro. No GPS era menos um pouco.

    Na 90 já me acostumei e consigo seguir a mesma regra mesmo sem o contagiros.

    (...)

    Sim, a relação da caixa prende um pouco o carro pra andar acima de 110km/h.

    Com uma relação mais longa vem a necessidade de mais potência ... daí a vantagem dos 2.8 com relação da disco: mais conforto pra rodar nos mesmos 110~120 km/h

    Acho que acima de 120km/h só em estradas muito boas, pois o Defender não tem muita vocação para fazer curvas nessa velocidade.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por mauro balmiza Ver Post
    VTR quadrada e motor diesel, mesmo sendo turbo, mesmo sendo intercooler, NÃO FOI FEITA PARA CORRER....acho que uns 100 km-h tá de bom tamanho......SE QUER CORRER VENDA A sua DEF e compre uma VTR a gasolina ....um vizinho meu usa DEF 110 no trabalho dele(viatura dos bombeiros ano 2000) e ele diz que é comum desenvolver até 140 km-h nas rodovias retas.....detalhe eles tem ampla oficina miecanica e por isso toda quebradeira de motor ele resolvem lá mesmo,.
    Quanta agressividade...uiii

    Quem disse que eu quero correr? Eu quero saber POR QUE não posso correr. Entender mais a Defender é meu objetivo aqui.

    Tenho um amigo que anda sempre a 130-140km/h (no velocímetro) e não tem nenhum problema no motor, por exemplo. A dele não solta nenhuma fumacinha e está com 150.000km (90tinha 2003). Ele tem ela a pelo menos 4 anos e ela tá lá, "firme e forte".

    As coisas que ele já precisou fazer foi mexer na caixa (que não sei se foi devido ao abuso de velocidade) e trocou o cabeçote (mas o cabeçote foi logo depois que comprou).

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #7
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    Pois é Batiati,

    eu já li aqui (não vou lembrar onde) que o ideal é manter o giro em 2500 rpm. Cada um fala uma coisa, mas ninguém explica o motivo...

    Meu mecânico já me falou que é a caixa que não aguenta por causa de ter tantas engrenagens trabalhando juntas...

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #8
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    Esses motores foram projetados para ir ate 4 rpm, 4 rpm na boa, o que vale eh o que foi feito durante o tempo... Se deu problema, não se deve por causa de alta rotação....
    LandRover.Discovery 2 TD5 2004/2004 - Piloto
    Renault Sandero 1.0 2011/2011 - Co-Pilota

  • #9
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    Defender a 200km/h... é suficiente para vcs??

    ter dó de andar com um motor 2.4 ?? isso aguenta pra caramba... ter dó da caixa?? nao sei na Def, mas a automática da Disco é um pouco melhor do que a do opala 4.1 6cc... então fraca não é...



    https://www.facebook.com/IRBdevelopments?fref=ts

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    eu já li aqui (não vou lembrar onde) que o ideal é manter o giro em 2500 rpm. Cada um fala uma coisa, mas ninguém explica o motivo...
    Meu mecânico já me falou que é a caixa que não aguenta por causa de ter tantas engrenagens trabalhando juntas...
    Sim, acho que já foi dito que o "ideal" é manter o giro entre 2500 e 3000 rpm, faixa onde todo o torque está presente; Esforços além dos 3000 rpm em períodos curtos é tranquilo também. Perto dos 4000 já é faixa de corte no 300tdi pois aumentar o giro não rende nada a mais de potência.

    O motivo, é bom senso. Não que você vá danificar seu motor rodando a 3500 rpm, pelo contrário, fazer "exercício físico" regularmente é excelente pra saúde do motor, mas não por períodos prolongados de várias horas;

    Quanto a caixa, "ter tantas engrenagens trabalhando juntas" é culpa dos engenheiros burrões; se tirassem a metade delas não faria falta alguma e o Defender andaria feito um foguete ;

    Na verdade o grande problema é que aquilo vai aquecer a vai reduzir a vida útil dos componentes... é só bom senso novamente. Se você tivesse um câmbio com radiador de óleo, relação mais longa e cárter de óleo na caixa de transferência certamente poderia andar a 150km/h por várias horas sem por em risco as engrenagens.

  • #11
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Este aí está claramente num dinamômetro. Não vale!Por curiosidade investiguei a máxima do meu 110 300tdi com ajustes originais. Numa reta Patagônica nível do mar sem vento e 100% plana, após muito tempo de pé colado no fundo (5-6mintuos) deu 149km/h no GPS, 160 km/h no velocímetro. O mais curioso é o fato que após 140km/h (velocímetro) as vibrações do motor e cia desaparecem, deixando o carro bastante mais silencioso e sereno, convidando a cruzar nesta absurda velocidade... Um 300tdi em forma acorda aos 3000RPM e começa a perder força aos 4000RPM, onde uma turbina maior e um melhor sistema de exaustão poderia trazer uma grande benefício. Mas aí já entra uma série de preparos, colaterais. Minha velocidade de cruzeiro é 120km/h. Mais do que isso é perigoso e o consumo vai para o espaço.AbsClemente
    Citação Postado originalmente por Evand®ofm Ver Post
    Defender a 200km/h... é suficiente para vcs??ter dó de andar com um motor 2.4 ?? isso aguenta pra caramba... ter dó da caixa?? nao sei na Def, mas a automática da Disco é um pouco melhor do que a do opala 4.1 6cc... então fraca não é...
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #12
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    Clemente,

    120km/h no velocímetro ou no GPS?

    Uma coisa é fato: CONSUMO!

    Já consegui fazer 14.75km/L andando entre 80 e 90km/h no velocímetro! Agora, andando a 120km/h, o consumo cai a 9,5 a 10km/L

    Abs

    Wald
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