x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40
    Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Agradecimentos: 0

Question Garfo de Embreagem: paranóia ou realidade?

Prezados, após acompanhar muitos posts por aqui, até hoje algo me incomoda, no que diz respeito a este componente, e à confiabilidade em andar diariamente com a viatura (é meu único "carro").

Sabemos (pelo menos pelo que dizem os mais entendidos por aqui) que pelo uso/tempo o garfo pode "furar" e nisso, ficamos "na mão" com a viatura.

Inclusive o Clemente já postou em algum outro tópico a sugestão de comprar este garfo Heavy Duty disponível na PAddock:

FTC2957HD | Heavy Duty Clutch Release Fork

Assim, diante do caso, pergunto:

1- Há como prever ou saber ANTES se o garfo está prestes a "furar"?
    2- Existe algum, ou alguns, sintomas?
    3- Ou não há o que fazer, é só contar com a "SORTE" e ir rodando, e viver rezando para o bicho não furar?
    4- E se furar na rua, f....eu ??? Fica sem ter como sair do lugar? Só no guincho??

Agradeço respostas, atenciosamente.
    Uirá

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    É realidade!

Não escreveríamos relatos e grana buscando alternativas, e tampouco existiram garfos Heavy Duty de prateleira, se não fosse realidade.

Correção; não é que o garfo "pode furar"; ele vai furar! É uma questão de tempo.

Se usar diariamente no trânsito, pode durar uns 80-120mil Km. Na estrada, onde usa-se menos a embreagem, vai durar mais.

1) Não tem como prever, em alguns casos o pedal fica mais duro e antes surge um rangido oriundo caixa seca quando se aciona o pedal.

2) Você fica sem embreagem. Para fazer o reparo será necessário abrir a caixa seca, 4-6 h de MO.

3) Se você ainda estiver com o original, é só instalar o HD logo assim que surgir o problema. Se usar o LR para viagens longas, melhor fazer o serviço preventivamente e evitar surpresas.

4) Se souber como passar as marchas no tempo, você chega na oficina. Você só perde o acionamento, mas o sistema continua transferindo a força do motor para as rodas.

Abs

Clemente

Citação Postado originalmente por UiRá Ver Post
    Prezados, após acompanhar muitos posts por aqui, até hoje algo me incomoda, no que diz respeito a este componente, e à confiabilidade em andar diariamente com a viatura (é meu único "carro").

Sabemos (pelo menos pelo que dizem os mais entendidos por aqui) que pelo uso/tempo o garfo pode "furar" e nisso, ficamos "na mão" com a viatura.

Inclusive o Clemente já postou em algum outro tópico a sugestão de comprar este garfo Heavy Duty disponível na PAddock:

FTC2957HD | Heavy Duty Clutch Release Fork

Assim, diante do caso, pergunto:

1- Há como prever ou saber ANTES se o garfo está prestes a "furar"?
    2- Existe algum, ou alguns, sintomas?
    3- Ou não há o que fazer, é só contar com a "SORTE" e ir rodando, e viver rezando para o bicho não furar?
    4- E se furar na rua, f....eu ??? Fica sem ter como sair do lugar? Só no guincho??

Agradeço respostas, atenciosamente.
    Uirá
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Valeu Clemente!

Bom só me resta contar com a sorte por mais alguns meses pois no momento não posso arcar com esse job na oficina. A cerca de 1 ano instalei (eu não, o meca) o Kit Valeo da 130 mas não sabia deste fato e o garfo não foi trocado. Agora só me resta aguardar, juntar latinhas e comprar esse HD, e voltar na oficina pedir a troca. Fica aqui a info para os outros foristas.

E quanto a trocar as marchas no tempo até dá para arriscar mas a custo de alguns, ou vários, dentes de engrenagens da transmissão...rsrs

Abs!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de KnuppBH
    Entrada
    14/09/2009
    Local
    BSB/DF - BH/MG
    Assaz interessante o tema.
    Com o carro em movimento eu piso na embreagem para troca de marchas e às vezes escuto um "TLEC". Ficarei monitorando com mais atenção esse assunto.

Agora, só fiquei um pouco confuso com o 'item 4'. Como é mesmo esse esquema de "passar as marchas no tempo"?
    Ok, com o carro andando eu consigo imaginar qual seria o momento de passar marcha, ela engata mesmo sem pisar? o.o
    Mas e com o carro parado? Como arrancar sem pisar na empreagem?

Abraço,
    Pedro Knupp
    LR Defender 110 98

Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Citação Postado originalmente por KnuppBH Ver Post
    Com o carro em movimento eu piso na embreagem para troca de marchas e às vezes escuto um "TLEC". Ficarei monitorando com mais atenção esse assunto.

Agora, só fiquei um pouco confuso com o 'item 4'. Como é mesmo esse esquema de "passar as marchas no tempo"?
    Ok, com o carro andando eu consigo imaginar qual seria o momento de passar marcha, ela engata mesmo sem pisar? o.o

Abraço,
    Pedro,
    correndo o risco de estar falando besteira, uma alternativa, neste caso emergencial de ficar sem a ação do pedal de embreagem pelo furo do garfo, para sair em primeira eu desligaria o jipe, engataria a 1a, e ligaria. Vai ligar dando aquele tranco e aí é pisar no acelerador...

não vejo outra forma, já que engatar a 1a me parece impossível com o motor girando e sem o acionamento da embreagem.

pelo menos é o que eu faria, talvez outros aí tenham passado tal apuro e tenha dica melhor.

att

Usuário Avatar de MFREITAG
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Guarujá/SP
    É esse mesmo o procedimento. Na Defender ainda não passei por isso (toc,toc,toc...rsrsrs), mas funciona com qualquer carro com câmbio mecânico. Esse tema me preocupa também, pois já cheguei nessa quilometragem informada pelo Clemente. Quando eu trocar o platô e disco (ainda original) vou trocar também o garfo por um HD.
    Markus

Defender 110 - "Dom Blau"

Usuário
    Entrada
    03/06/2012
    Local
    Florianópolis/SC
    não poderia ser ligado em movimento, com alguem empurrando, por exemplo??

Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Citação Postado originalmente por Angelo Jr Ver Post
    não poderia ser ligado em movimento, com alguem empurrando, por exemplo??
    Angelo este procedimento que vc sugere funcionaria apenas para ligar um carro que tenha ficado sem bateria, por exemplo, muito comum as pessoas fazerem isso. Não é o caso em discussão aqui. Aqui estamos falando de um problema mais complicado, onde há falta de acionamento da embreagem para a troca de marchas...

Att.

Usuário
    Entrada
    23/02/2012
    Local
    sao paulo/SP
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por KnuppBH Ver Post

Abraço,
    Boa noite Pedro, ´´passar´´marchas no tempo é bem fácil e depois de umas arranhadas fica moleza, divertido e é bem útil saber...

fazendo a troca aplicando pouca força na alavanca de cambio, delicadamente voce percebe se arranha e quanto arranha.

...senão entrar forte no cambio, não corre o risco de quebrar dentes de engrenagem , senão esses Golzinhos e Corsinhas estariam com os cambios carecas eheh

treinando, o melhor é fazer a passagem de marcha com o carro relativamente embalado, num trecho plano ou em leve desnível e pedal do acelerador quase neutro, verá que os dentes da engrenagem do cambio se combinarão docilmente e... já era, a marcha já esta passada.

os carros antigos só tinham a primeira sincronizada, o resto era no´´tapa´´, imagine tudo isso mais direção mecanica no muque e

freios borrachudos e sem servo, com cada roda tentando levar o carro prum lado! dureeeeeza!
    abração
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de poeckster
    Entrada
    26/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Clemente, vc nunca viu um garfo normal reforçado DIY ? eu vi e fica ( visualmente) igual ao heavy duty da paddock, soldam uma chapa ali aonde costuma abrir, pensei em fazer no meu qdo fizer a próxima revisão grande, tem alguma opinião sobre isso, acha que não vale a pena? o resto todo do heavy duty é mais reforçado? o DIY arrebenta em outro ponto (s) ?

sds
    CARTOLA
    Defender 90

Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Agradecimento: 1
    poecster

Depende da maneira que se soldar pode destemperar o metal, aí fica pior que ele normal.

Mas problema não tem, desde que seja usado o método correto de solda. Não vai querer derreter eletrodo ali sem mais nem menos. Mas um bom soldador TIG faz isso com facilidade esquentando pouco o metal!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

Usuário Avatar de poeckster
    Entrada
    26/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    poecster

Depende da maneira que se soldar pode destemperar o metal, aí fica pior que ele normal.

Mas problema não tem, desde que seja usado o método correto de solda. Não vai querer derreter eletrodo ali sem mais nem menos. Mas um bom soldador TIG faz isso com facilidade esquentando pouco o metal!
    é, eu pensei nisso tb, olhando no detalhe dá para ver que é uma chapa fina que é soldada como reforço no garfo HD da paddock, o cordão de solda é pequeno e não precisa de muita amperagem, então pensei em fazer com eletrodo mesmo, vi sendo feito 7018 com calma.
    -garfo-hd.jpg.
    CARTOLA
    Defender 90

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Garfo de embreagem
      Por JPX97 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 14/09/2012, 10:08
    2. Garfo de embreagem !!!!!!
      Por Curupira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/08/2012, 19:44
    3. Garfo da embreagem
      Por Mg Barcellos no fórum JPX
      Respostas: 7