Postado originalmente por
neilsonhenriques
Clemente,
Primeiramente, eu não poderia deixar de dizer que o Defender é o off-road "de facto standard" no mundo. Pra quem não está acostumado com o termo, significa que é o patamar de comparação, um objetivo a ser alcançado. É comum se ouvir que "esse anda junto com um Defender", "é tão resistente quanto um Defender", "tem manutenção tão simples quanto um Defender", enfim, é um modelo que não tem mais o que provar, dadas as condições mais adversas possíveis de sua utilização e seu absoluto sucesso de projeto que possibilitou sua produção por longos 60 anos. Um marco na história desta indústria. Não tenho dúvida de que seria um prazer pra qualquer um deste fórum (principalmente eu) ter um Defender na garagem.
Isso dito, não acho que as mudanças nos off-roads de hoje sejam somente por conta do mercado. Há uma pressão enorme na indústria automobilística por menores emissões de carbono e principalmente pelo incremento de dispositivos e mudanças nos formatos dos carros para que se obtenha mais segurança não só para os ocupantes do veículo como para quem está do lado de fora e o eixo rígido é um grande empecilho, seja pelo seu grande peso ou pela menor eficiência on-road. A eletrônica veio para tentar compensar a falta dele e pelos vídeos que se vê por aí (não só de LR), está fazendo um belo trabalho. Raras situações exigiriam um sistema mais eficiente como um bloqueio 100% no eixo dianteiro, porém, entendo que não existe um carro ideal para todas as situações: off e on-road. Haverá sempre uma balança pendendo para um lado ou para outro.
Participei de um Land Rover Experience e acho que raríssimas pessoas vão conseguir usar toda capacidade de um D4, mesmo numa trilha de extrema dificuldade. O circuito realizado refletia o pior uso possível pra um off-road e o carro se comportou magistralmente. Pra quem é um amante de tecnologia como eu, causa arrepios ver uma máquina fazer aquilo. Ele rodou o circuito várias e várias vezes, durante dias, com motoristas diferentes, alguns com experiência em condução off-road (dava pra ver) e outros como eu, apenas entusiastas com pouca prática.
Como o Renato Franco gosta de dizer: - O que não existe, não quebra. Fato incontestável.
O Defender é um carro bruto sem dúvida, cujo projeto objetiva pouco além de muita robustez, mas não vejo motivos para um D3/D4 não ter uma longevidade de 20 ou 30 anos, sem dúvida muito menor que um Defender, mas muito razoável considerando o ritmo atual de evolução. São modelos de alta vendagem no mundo inteiro e haverá demanda por suas peças por décadas, sem dúvida.
Você tem intimidade com tecnologia e deve entender bem os métodos para cálculo de MTBF que fazem um satélite durar 40 anos em órbita. São processos relativamente baratos e desmistificados, sobretudo para uma empresa que produz carros caríssimos como a Land Rover.
Um computador vai falhar, um sensor vai deixar de funcionar, uma bolsa de ar vai estourar, o compressor da suspensão vai dar defeito, enfim, todo mecanismo vai falhar um dia porque essa é a natureza da máquina. Mesmo o Defender e sua rusticidade não escapam disso. E você ligará do seu celular via satélite para que alguém venha te socorrer, aonde quer que você esteja no globo. Em 1980 não, e esse é o grande mérito do Defender, desbravou o mundo quando não havia recursos de socorro, quando a ajuda mais próxima levaria dias pra te achar com ajuda de carta náutica, no meio do nada sem sequer coordenadas de GPS.
Sim, eu gostaria de ter um D4. Por que não confio no meu D3 ? Não. Por que daqui a pouco ele pode me deixar na mão ? Não. Por que ele não vai durar mais 10, 15 anos ? Não. Porque eu quero o que há de mais seguro e mais moderno. Quero sistemas atualizados de air-bags, freios mais eficientes, motor menos poluente e mais econômico e melhorias de conforto, tudo isso quanto mais o carro tiver, melhor. O D4 é tudo isso e um excelente off-roader. É uma escolha natural e um desejo simples de se entender.
Por fim, discordo totalmente de você sobre o desejo de status. Pode ser que isso valha para um Evoque, que considero lindo, porém inútil pro meu uso, da mesma forma que caso fosse obrigado a usar um único carro, TR4 ou Ferrari, jamais decidiria pelo italiano que embora seja inegavelmente mais stylish, jamais me levaria aonde vou com meu TR4. Mas vou me ater ao argumento.
Um Discovery 3 2009 TDV6 HSE vale, pela tabela FIPE, R$ 154.122. Há alguns a venda no Webmotors por cerca de R$ 140.000.
Um Defender 110 2009 2.4 122 cv vale, pela tabela FIPE, R$ 98.669. Há alguns a venda no Webmotors entre R$ 114.000 e R$ 150.000 (muito equipado) e uma média de R$ 130.000.
Estou comparando um Discovery TOP de linha com o Defender porque se comparar um modelo S ou SE, o Defender certamente custará mais caro. Você é um cara muito inteligente. É certo que sua perspicácia me economizará mais palavras.
Como disse Agent Smith: "Evolution Morpheus, evolution."
Um abraço agradecido pelas explicações técnicas !
Neilson