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  • #1

    Luz "verificar motor" PUMA acesa




    Olá amigos!

    Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

    Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

    Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

    Abraços

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
    Defender 110 2000 - Capitão Nascimento
    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

  • #2
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    30/03/2004
    Local
    Curitiba/PR
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    Agradecimentos: 0
    Rodrigo, isso aconteceu comigo uma vez, acendeu a luz mas aparentemente nada de anormal no motor. Passei um scanner lá na Moraz e acusava alguma coisa no sensor MAF. Resetaram o erro e nunca mais voltou.
    Acabei comprando em um viagem esse aparelho: ScanGauge - Trip Computer + Digitial Gauges + ScanTools. Além de monitorar diversos parâmetros do motor tem função de scanner e com ele posso descobrir o código de erro. Além disso posso resetar o erro para que a luz do painel se apague.

    No seu caso notou alguma difença no motor depois que a luz acendeu?

    Abraço


    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin Ver Post
    Olá amigos!

    Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

    Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

    Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

    Abraços

    Rodrigo
    Rafael Cerqueira
    Defender 110 2010

  • #3
    Olá Rafael! Obrigado pela resposta.

    Qual modelo vc comprou que dá certo para a defender Puma?
    Tem 3 tipos: ScanGauge II, D e E... Sabe o preço lá fora? Me interessei em comprar um desses.

    Aqui na cidade tem uma concessionaria da Ford caminhoes, que vende as Ford Transit... liguei lá e ele tem o scanner, vou tentar passar...

    O motor está funcionando 100% OK...

    Abraços

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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  • #4

    Chicote da Injeção!!

    Caro Rodrigo,
    Sugiro que você mande TROCAR o chicote da injeção eletrônica. O chicote mais curto, que vem de fábrica, pode apresentar alguma imprecisão de contato com o tempo. E faz acender a luz amarela...
    Não se preocupe quanto a algum problema no motor. Ao acender a luz amarela, o motor entrou em modo de segurança e restringiu a sua aceleração. Nessa condição você pode ainda rodar sem nenhum problema até encontrar o socorro necessário.
    Abraço,
    Rafael Pugliese


    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin Ver Post
    Olá amigos!

    Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

    Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

    Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

    Abraços

    Rodrigo

  • #5

    Assistência Ford ao Puma Land Rover

    Caro Rodrigo,
    Peço-lhe a gentileza de nos informar se a Ford tem condições de prestar essa assistência, tendo em vista a possibilidade de software ligeiramente diferente e também diferente o conector de leitura...
    Abraço,
    Rafael Pugliese


    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin Ver Post
    Olá Rafael! Obrigado pela resposta.

    Qual modelo vc comprou que dá certo para a defender Puma?
    Tem 3 tipos: ScanGauge II, D e E... Sabe o preço lá fora? Me interessei em comprar um desses.

    Aqui na cidade tem uma concessionaria da Ford caminhoes, que vende as Ford Transit... liguei lá e ele tem o scanner, vou tentar passar...

    O motor está funcionando 100% OK...

    Abraços

    Rodrigo

  • #6
    Luz "verificar motor" PUMA acesa-foto-3.jpgLuz "verificar motor" PUMA acesa-foto-1.jpgLuz "verificar motor" PUMA acesa-foto-2.jpgPessoal, tirei o filtro de ar para dar uma olhada e o mesmo estava destruido. Vejam as fotos.. nunca tinha visto disso.. comprei em uma representante da Bearmach... Será que tem que colocar filtro original da Land? Se sim, onde comprar fora a concessionaria?

    Estou trocando agora e torcendo para que apague a luz.. vamos ver.

    Amanhã vou passar na concessionaria ford e dizer se deu certo.

    Abraços

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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  • #7
    Esqueci de falar que este filtro estava com 5.000 km rodados.
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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  • #8
    Caro Rodrigo,
    Filtros, lubrificantes, revisão, SEMPRE de acordo com a especificação do fabricante. Nada menos! O tamanho de um filtro alternativo por estar de acordo com o compartimento de instalação, mas pode não ser satisfatório em relação ao número de elementos filtrantes...
    Com o Puma, tenha boa atenção quanto ao filtro de óleo diesel, que costuma ser muito exigido em razão da AUSÊNCIA do sedimentador (próprio dos TDis).
    Abraço,
    Rafael Pugliese


    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin

    ;1747014
    Luz "verificar motor" PUMA acesa-foto-3.jpgLuz "verificar motor" PUMA acesa-foto-1.jpgLuz "verificar motor" PUMA acesa-foto-2.jpgPessoal, tirei o filtro de ar para dar uma olhada e o mesmo estava destruido. Vejam as fotos.. nunca tinha visto disso.. comprei em uma representante da Bearmach... Será que tem que colocar filtro original da Land? Se sim, onde comprar fora a concessionaria?

    Estou trocando agora e torcendo para que apague a luz.. vamos ver.

    Amanhã vou passar na concessionaria ford e dizer se deu certo.

    Abraços

    Rodrigo

  • #9
    Conversei agora com o pessoal da Bearmach.. este filtro é para Land motor Puma... não tem diferença de tamanho.. inclusive ele me disse que este filtro é o mesmo da Disco 3 ou 4 (nao lembro)... e que vende muito e que nunca teve esse tipo de problema...

    Eu troco oleo de motor e filtro de motor, diesel e ar a cada 10.000km... a fábrica pede motor com 10 mil e filtro de ar e diesel com 20 mil...

    Abraço

    Rodrigo
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  • #10
    Caro Rodrigo,
    Quanto ao tamanho, ok. Mas e quanto aos ELEMENTOS FILTRANTES?
    Quando você for a uma loja, peça um filtro DE ÓLEO TECFIL e um MANN. Um em cada mão. Balance-os, como se estivesse medindo o peso.
    Sinta a diferença de peso entre eles. É a diferença dos elementos filtrantes.
    O MANN é muito superior!! Mas o TECFIL é mais barato...
    Abraço,
    Rafael Pugliese

  • #11
    Ah sim.. entendo... diferença de marca.. isso sim...
    Mas eu nunca tinha visto aconteceu isso com um filtro.. acredito que nao poderia acontecer, nem com as piores marcas.

    Liguei na concessionaria agora, preço minimo, chorado do filtro R$ 188,00 - original.

    Alguma dica de algum lugar? esse valor é justo?


    Abraços
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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  • #12
    Acabei de trocar o filtro, desliguei a bateria, e a luz amarela continua acesa... amanha vou dar uma passada na concessionaria ford para ver se dá certo.
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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