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  • #1
    Usuário Avatar de LeandroDelSanto
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    Freela 1 - bobinas, perda de força, requisião de torque - teorias?




    Pessoal,

    Já tenho postando aqui, e, além de mim, muita gente com o problema da Freelander 1 ficar "fraca" de uma hora pra outra, nos levando a crer sempre que o problema se encontra nas bobinas!

    Como escrevi em vários outros tópicos passados: teoricamente eu havia resolvido o problema da minha!
    No meu caso, era óleo espirrando em cima da bobina e impedindo a centelha! Venho andando há certo tempo após resolver isso e nunca mais incomodou!

    Agora minha teoria:

    Costumo visitar uma pessoa cuja casa tem uma garagem BEM sem noção! A rua é uma descida, e a entrada da casa tem uma "ruazinha" parelala à mesma para chegar ao portão...
    De um lado qualquer carro entra, pois é quase plano.. Do outro, devem ter feito por motivos estéticos apenas, pois é uma ladeira tão absurda que quase dá medo de raspar o pára-choque da Freelander ao entrar nela! Não sei chutar quantos graus seriam, mas é do tipo de dar medo de voltar de ré involuntariamente! HAHA
    Pois bem, com a novidade do "jipinho" na mão, fui logo tentando subir por ali e o problema vinha minutos depois, porém como meu carro no início teve vários problemas relacionados, pensei que não tinha relação alguma com a "aventurinha"...
    Isso ocorreu duas vezes, mas na época que o carro apresentava vários outros problemas!


    Pois bem! Estou andando com ela perfeitinha há quase 2 meses: já peguei estrada, já andei em velocidade alta, já levei o giro lá em cima, já fiz viagem de mais de 1.000km, e NUNCA mais encomodou!

    Esses dias, visitando a mesma casa, adivinhem?

    Fui tentar entrar pela tal "ladeira", eis que MINUTOS depois o carro ficou completamente "frouxo" novamente! De não conseguir passar dos 100 por hora!!! De parar no sinaleiro e ficar chacoalhando e tal! Situação de veras frustrante!


    Logo, a questão é:


    Aparentemente numa situação dessas: arrancar parado em uma subida bem violenta requisitando bastante torque do carro, algo acontece e faz surgir esse sintoma de novo! (de falhar cilindro e perder força).


    Bom, alguém tem alguma teoria para isso?!

    Amanhã saio para viajar de novo (não com ela), quando voltar na quinta feira irei ao meu mecânico, para ligarmos o scanner nela e tentarmos encarar algumas ladeiras e ver o que poderia ser... Mas gostaria de me adiantar e discutir as teorias que apresentarem aqui!

    Alguém já percebeu isso e resolveu? Alguém com mais conhecimento que eu arriscar algum palpite? Pode ter a ver o fato do carro estar fazendo um esforço extra para encarar uma subida ocasionar algum tipo de falha em algo?



    Desde já muito obrigado!
    Land Rover Freelander HSE 2005 - Daily
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  • #2
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    Opa,

    olha, eu já botei na cabeça que esse carro é mal assombrado aí como perdi o medo do fantasma, ando direto e nem me importo mais. Peguei o jeito da coisa.

    Por exemplo, o oleo da minha tinha sumido por 2 semanas, tava achando que o motor tava fundindo, e de uns dias para cá o oleo apareceu de novo. Única coisa que mudou foi o clima da cidade, agora ta em média 15ºC, antes tava uns 25ºC. Será q influencia?

    Algo relacionado ao que tu conta tb acontece com a minha, exemplo, na estrada a 100km/h aperto o acelerador o grio sobe 6.000 rpm e o motor enfraquece, fica manca manca. Ou ando por uns 10 minutos até se normalizar ou encosto no acostamento desligo e ligo ela e o problema some como mágica.

    Acho que tá mais relacionado a MAF do que bobina e vela. Bobina e vela, quando estraga, pifa e fica sempre assim, MAF fica loqueando antes de estragar de vez.

    Eu já troquei as 6 bobinas e 12 velas e 1 vez o MAF. Eu ainda acho q meu MAF tem problema, ele veio da Inglaterra, sabe-se lá como ele rolou na viagem, sempre tenho um pé atrás com ele.

    Esse final de semana, fiz uma viagem de 800km, com 60km de chão em uma serra filha da mãe, adorei a viagem e não me incomodei, afinal nao passei o giro de 5.000 rpm.

    Abraço,
    Fábio

  • #3
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    Estou vivendo o mesmo drama com minha F1 2005 153.000 Km. Fiquei numa felicidade única, quando comprei minha Freelander, Tenho um Honda Si, uma SLK 200, mas confesso, que tive uma sensação especial quando comprei minha primeira Land Rover, apesar de ser uma Land Rover IDOSA a felicidade foi a mesma dos outros carros citados. Porém a decepção veio quando preparei para primeira ultrapassagem. Meu amigo, foi traumatico, uma sensação HORRIVÉL, o carro não passou de 100km/h o motor atingiu 6.500 giros e foi perdendo potência, a sorte é que a pista era mão dupla. Resumo: Troquei correias, tensores, todos os filtros,amortecedores, coxim hidraulíco, bomba de combustivel, velas, bobinas, (não trq os sensores) e ela continua a mesma Merda, só presta a 60 Km/h. me ajudem por favor, preciso de uma solução. Memo assim continuo Apaixonano por ela. Abraço Josias Soza

  • #4
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    Oi, se isso vai te ajudar nao sei mas, scanner nenhum do mundo vai acha esse defeito dos 6.500 rpm. Na Eurobike nao acharam nada e nem o papa da Land no Brasil, o Luiz Fraga achou, fiz 1.300km pra ir na oficina dele, troquei um monte de coisa q precisava e o defeito continua.

    O q faço, nao ando no modo sport e nao enforco o giros oproblema nao aparece.

    Ainda acho q é maf. (teimoso, sem conhecimento de mecânica)

    Abraço,
    Fabio

  • #5
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    Josias, vc já passou um scanner no carro? Quando acontece a perda de força, acende no painel aquela luz da injeção?

  • #6
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    Dodezaine,

    A minha não tem problemas em alta rotação... Quer dizer, nunca esguelei valendo pra ver! Mas já viajei em estradas simples, ultrapassagens e tal com o giro lá em cima e não tive problemas!

    Nunca usei o modo sport, na verdade, nem sinto diferença com aquilo (testei logo que peguei o carro apenas), eu acho que apenas o esqueminha de "kick down" nas situações cotidianas já é suficiente... mas enfim, quando estiver com o mecânico tentarei lembrar de dar uma boa estilingada com o Sport acionado pra ver se dá problema também!
    A saber: nunca passei dos 160km/h com ela!

    Enfim, estava tudo perfeito até ir brincar novamente na "ladeirinha", sendo que lá o giro nem subiu! Foi uma situação de torque, giro baixo, bem lentamente, apenas exigindo força do carro, pois se trata de uma subida quase vertical...

    Mas o que você disse fez MUITO sentido para mim! Pois até então, todo mundo que mexeu nela insistiu nas bobinas! Vou pedir para meu mecânico dar uma averiguada no MAF também! Compartilhei da sua opinião nesse sentido!

    Bom, na pior das hipóteses, evitarei subir ladeiras violentas com o giro baixo forçando HAHA xD

    Mas espero desvendar o enigma! =P
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  • #7
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    Eu nunca passei o scanner com o carro em movimento.

    Eu nunca passei dos 160km/h - para esticar o giro não precisa ser em alta velocidade. O comum para mim, em subida a 70km/h dar uma apertada para passar dos 110km/h. Ela reduz o giro sobe e a vel não.

    Maf é uma m.e.r.d.a.

    Att,
    Fábio

  • #8
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    Meu mecanico nao está na cidade, mas hoje andei com meu carro, e em uma avenida coloquei no Sporte e lacrei o pé...
    Fui de uns 30 a 140 km/h com o pé no fundo...

    Senti que ela está "manquinha", pois com tudo ok ela embalaria mais rápido no D mesmo...
    Mas felizmente os sintomas não pioraram depois da esticada! Acho que resolvendo o tal perrengue, pelo menos problemas para esticar as marchas e embalar não terei!
    Land Rover Freelander HSE 2005 - Daily
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  • #9
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    Josias e Dodezaine,
    Perguntei sobre o scanner porque meu carro apresentou um problema parecido com o que vocês relatam, mas não parece ser exatamente a mesma coisa. Ele ficava mais fraco o tempo todo, era difícil atingir 140 km/h. Mas o pior era justamente em alta rotação, acima de 5.500 RPM o carro ficava muito amarrado. Dava a impressão que o motor era 1.8 e não 2.5. Mas bebia igual a um motor V8. Era o pior dos mundos.
    No meu caso, a culpa era do chicote que liga o sensor de detonação à central eletrônica. O contato estava coberto de zinabre. Não chegava o sinal do sensor. O scanner acusava o código P0327 (Knock Sensor 1 Circuit Low Input). Foi só limpar esse contato: o código sumiu e o carro virou outra coisa! Está bem mais forte e o consumo caiu bastante também.
    Não tenho ideia se esse problema é comum no carro ou se eu fui “premiado”. Mas compensa passar o scanner antes de gastar dinheiro com peças. E não precisa ser o scanner especial da LR. Qualquer scanner genérico detecta esse código do motor.
    Sds,
    SM-S

  • #10
    Usuário Avatar de MFREITAG
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    Olá! Mande seu mecânico verificar a pressão da gasolina no sistema de injeção. A sua bomba pode estar fraca. Já testou os bicos injetores? Pode ser que tenha algum entupido ou falhando, melhor testar. Se o problema estiver na pressão do combustível é bom também verificar o pré-filtro da bomba, filtro de combustível, regulador de pressão e a mangueira de retorno da injeção que enche a cuba onde esta a bomba (dentro do tanque). Infelizmente esse tipo de problema pode estar sendo ocasionado por diversos motivos.... tem que verificar com calma item por item. Boa sorte!

  • #11
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    Tinha esquecido desse tópico...

    Meu pai acabou levando o carro no mecânico, que ligou o scanner e apenas resetou algo lá (meu pai nao soube me explicar)...

    Agora o carro está perfeitinho de novo, resumo da ópera: Não vou tentar subir barranco nenhum mais!

    Aceitei a teoria da assombração! hehe xD
    Land Rover Freelander HSE 2005 - Daily
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  • #12
    Grande ''Dirce''!!!


    O mecânico deve ter resetado os parametros autoadaptativos...Como você teve problemas de falha no seu carro, a injeção tentou minimizar o máximo o dano causado ao motor pela falha...

    Aconteceu comigo na Pajero, fiz revisão na concessionária e instalaram uma vela com defeito, o carro falhava consideravelmente. Andei um tempo assim e mesmo depois das velas trocadas o carro continuou com o avanço fora da faixa ideal, deixando o carro ''manco''...Fiz o reset dos parametros e o carro voltou ao original...


    Abração

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