Eu tive o mesmo problema com minha Sptg, uma ano 96 motor 2.2 aspirada. Quase sempre que o motor era exigido em velocidades altas ou em subidas longas o problema se repetia, perda total de potência e o procedimento era o mesmo: jogava no acostamento, com o carro já "morto", depois bastava ligá-lo novamente então.
1. Troquei o filtro de ar e diesel, mas não houve melhora.
2. Descarga: verifiquei se não havia obstrução na descarga. Não houve melhora
3. Limpei o tanque de combustível, mas não houve melhora
4. Levei a um bombista, que revisou e testou a bomba injetora. Sem melhoras
5. Revisão da parte elétrica e da solenóide que corta o combustível. Sem melhoras.
6. Suspeitei do respiro do tanque de combustível. Andei com o tanque aberto, e sem melhoras também.
7. O motor foi aberto. Avaliamos o cabeçote e depois medimos as taxas de compressão. Tudo OK, sem melhoras
Por fim, resolvi mexer o parafuso que limita o acelerador, a fim de reduzir o curso do pedal. Nunca mais tive o problema novamente.
Não sou mecânico, conheço muito pouco também. Os mecânicos que consultei não tiveram uma posição quanto ao problema ... mas pela conclusão que eu cheguei, o carro "afogava" com algum tipo de sobre-alimentação (se é que é possível um carro diesel afogar??) ...
Mas é isso,
Abs!