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Convex Datacenter
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  • #73
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    30/11/2012
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    Não é o ideal mesmo, deveria ter temperatura de acionamento maior. Mas eu escolhi este por precaução, para ver o comportamento, analisar com cautela. A ventoinha que utilizei é aquelas de carro com ar condicionado, tem 2 velocidades. A ideia é que o próximo cebolão seja um com 2 saídas.
    Eu vou alterar isto mais futuramente, primeiro quero acertar a termostática, colocara a termostática de um estágio só e limpar o sistema de arrefecimento. Pelo que eu vi, o primeiro estágio da termostática da gasolina abre muito cedo, agora estou sentindo isso no frio do norte do RS. Mas um passo de cada vez

    []s

  • #74
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    28/08/2013
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    Citação Postado originalmente por lorpa Ver Post
    Atualizando

    Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

    Antes de ligar pela manhã, 22°C
    Anexo 456927

    Depois de dar umas voltas, 95°C
    Anexo 456928

    Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
    Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

    Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

    []s
    []s
    Sou novo em dar pitaco neste posto porém como trabalho com parte de automação industrial tem um controlador muito bom da COEL em 12Vcc que possui duas saídas programáveis para PT100 que pode lhe ser interessante procure por controlador de temperatura Coel Modelo: R38FARR, já está em tamanho 72X48 que é o mesmo que você cortou em seu carro, esta configuração do modelo já está para 12 VCC específico com duas saídas a Relé até 8A, ou seja se for carga maior instalar um rele auxiliar de maior potência, espero ter ajudado e gostaria de colocar essa modificação em minha SPT pois já fiz 2 vezes o cabeçote e falta pouco para conseguir deixar ela rodando novamente e definitivamente sem mais problemas, comprei vários monitores auxiliares para controlar diversos itens do carro, desde pressão interna do motor, temperatura de água, de óleo e pressão da turbina, após estas instalações irei para a adaptação da parte de arrefecimento, cujo já estou aprendendo muito neste post
    Ocyre Grand Sportage 2.0 Diesel

  • #75
    Usuário Avatar de eduardommelo
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    Estava vendo esse tópico e me deu vontade de fazer uma adaptação na minha, mas vi várias opções, gostaria de saber qual a melhor. Quero usar válvula termostática do opala de 75 graus, quero também que o motor trabalhe no máximo a 80 graus. A minha Sportage está com a ventoinha travada e percebi que fica mais pesado o motor e mais barulhento, só percebi isso quando estava viajando e parafuso que estica as correias do alternador torou e com isso a ventoinha não rodava direito e muito menos gerava energia pra bateria, andei 120km na maciota. O motor ficou muito silencioso. Chegando em casa tirei o alternador e extrai o resto do parafuso que estava quebrado, comprei outro e montei, dei a partida e voltou a mesmo barulho que eu jurava ser do turbo, rsrsrsrs, resumindo é que gostei do carro 80 vezes mais silencioso e por isso que quero fazer a adaptação. Alguém pode me dizer as peças que devo usar para a adaptação elétrica?
    Sportage TDi 2001

  • #76
    Usuário Avatar de Fla_Vinho_Tinto
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    26/01/2014
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    Eduardommello,
    vou lhe avisando que não existe a melhor opção, existe grandes debates e discusoes sobre varias idéias e propostas cabe a voce ler todos os artigos pesquizar muito bem e escolher a idéia que vc considerar mais adequada.
    Vou aproveitar e colocar minha gambitec para o publico.Assim como vc eu estava com a ventuinha travada.Faz apenas um mes que fiz o sistema, hoje 15/07/14, aqui no Rio Grande do Sul é inverno (15º é a media de temperatura atual)e com este sistema o motor esta trabalhando exatamente nos 90º(recomendado pela kia)isto com pequenas variaçoes, constatadas pelo termometro digital.
    1º recomendo instalar um termometro digital com aviso sonoro para o caso de superaquecimento, (é uma garantia)
    2º valvula termostatica 75º com um furo 3,5 no corpo por garantia se a valvula tranque.
    3º na saida do radiador(parte de baixo) celolão 87º(fecha circuito eletrico)82º(volta a abrir circuito, desligando ventoinha)segue foto.cebolão 82-87º
    3º ventoinha eletrica - quanto mais potente sera melhor, fala-se que a do gol serve plug-play junto com seu suporte e que da conta, outros falam que a da ranger 2009 serve tambem(esta acredito que da conta)me falaram que a ventoinha da ducato é um furacão. sportage TDI pode procurar ventoinha de 16 polegadas o radiador se não me engano tem 52x42 centimetros.

    A ventoinha do ar condicionado consome aproximadamente 6Amperes 6Ax12V = 72 watts de potencia
    Eu optei por experimentar 3 ventoinhas pequenas colocadas diretamente no radiador( por minha conta e risco) e por enquanto esta tudo bem, são marca "ching-ling" mas com custo de 60,00 cada .cada uma tem 25cm ou 10polegadas.
    Consumo de 4 Amperes cada 4 A x 12 V = 48 Watts x 3 unidades = 144Watts de potencia. comprei como se fossem de 80watts cada mas ching-ling nunca fala a verdade.
    Estou falando de potencia porque a unidade de medida de ar é muito relativa ( CFM ) depende do numero de pás do formato delas da cabine de vento e bla-bla-bla, potencia é uma coisa mais palpavel não a mais adequada mas mais palpavel (multiteste nelas) as minhas ching-ling falavam em 1200 CFM cada mas se mentiram a potencia imagina o CFM!
    A questao é que por enquanto esta funcionando e se uma queimar tem as outras duas bombando, para identificar se uma queimou ou se não estão funcionando ou ficando ligadas direto puxei um fio da saída do cebolão e liguei um diodo led no painel da viatura para ficar mais esperto.(segue foto) tem aqueles botoes cegos no painel, furo de 4mm e conectei ali.
    Quanto aos beneficios: muito silencio,(apenas o barulho do motor) melhoria no consumo, reduziu a fumaça no escapamento.Com a ventoinha travada o motor não passava dos 62° motor trabalhava frio, e estou gastando meu atual tanque para poder tirar a media de consumo (semana que vem) mas o ponteiro do combustivel não quer baixar mais, esta muito mais economica,motor mais quente queima melhor o combustivel, rende mais e menos fumaça. quanto ao desempenho pelo fato do motor ter aliviado o peso da ventoinha ganhei aproximadamente de 4 a 5 KM pela media do giro do motor, ainda não isolei a polia da ventoinha pois tenho que comprar duas correias mais curtas.apenas retirei a helice e coloquei polcas trava no lugar.
    Eduardo não sou profissional do ramo sou "mexanico"mas no site tem caras antigos e muito feras com dicas espetaculares, mas espero que alguma idéia seja de valia. Tenho fotos do sitema no meu album do perfil, e é isto, abraço de quebrar costelas.

  • #77
    Usuário Avatar de Fla_Vinho_Tinto
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    Fotos .-dsc05769.jpg-dsc05768.jpg-dsc05770.jpg-dsc05772.jpg-dsc05771.jpg-dsc05776.jpg-dsc05777.jpg-dsc05801.jpg-dsc05775.jpg

  • #78
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    Flávio, eu agradeço demais sua atenção, muito obrigado mesmo, sua modificação ficou show e que sem dúvidas deve ter melhorado e muito no barulho, economia e potência. Você colocou uma válvula termostática de 75 graus e um cebolão que liga as ventoinhas com 87 graus e desliga com 82 graus, mantendo a temperatura nos 90 graus. A minha pergunta é, teria como eu manter a temperatura nos 80 graus? Eu teria que colocar outro cebolão que ative as ventoinhas com 80 graus? Ou teria que mudar outra coisa? Fico com medo de deixar nos 90 graus porque esses carros aquecem muito e subindo uma serra forçando o motor talvez ele possa ultrapassar essa temperatura, você já fez um teste desses?
    Sportage TDi 2001

  • #79
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    Bom dia Amigos,

    Comprei recentemente uma SPTG TDI 2001 e de cara fiz a adaptação de uma ventoinha elétrica do Opala 6 cil que estava jogada fazia alguns anos aqui na oficina. Coube no espaço entre o radiador e o motor com folga.

    Adaptei um cebolão universal da Wahler 86/76 ºC no tanque inferior do radiador (parte mais fria) e fiz um circuito selado de água usando um reservatório de expansão do Uno. Mantive a válvula termostática original (peça nova) do SPTG, pelo menos numa primeira fase de teste.

    Resultados: Temperatura medidas com termômetro infravermelho

    Na carcaça da válvula termostática, ponto mais quente onde a água sai do cabeçote para o radiador: 89/88º C
    No tanque inferior, junto ao cebolão: 85º C
    Tempo em que a ventoinha permanece ligada: 25 segundos
    Temperatura após desligamento: 82ºC (ponto mais quente)
    Indicação original no painel fica "um ponto" abaixo do meio da escala do marcador.

    Ainda não medi o consumo em ampéres da ventoinha e nem coloquei a SPTG para ralar. Preciso verificar essas duas coisas para certificar que a adaptação foi bem sucedida.

    Removi o cavalete da polia do ventilador viscoso, pois ela não faz mais sentido como a ventoinha elétrica. Com isso, a parte frontal do motor fica mais exposta a receber o ar que vem da ventoinha. Se não fizer bem, mal não vai fazer (rsrsrs). Usei as mesmas correias (10 x 1120), pois fiz outras adaptações na carcaça da bomba d´água por conta do sistema selado. O ideal teria sido adotar as correias 10 x 1100 da Galloper (difíceis de achar). As de medidas 10 x 1090 ficaram curtas no meu caso.
    Desenhei e mandei cortar do plasma um esticador mais longo por conta da nova posição do alternador. A montagem ficou 100%. Seguem fotos.
    Para finalizar, falta instalar o termômetro digital, um sensor de nível no reservatório de expansão e um led para verificação do acionamento da ventoinha (todos já comprados)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -101_0507.jpg   -101_0508.jpg   -101_0527.jpg  
    4X4 Brasil

  • #80
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    Muito boa essa também, mas vamos esperar você fazer os testes em que o motor utilize da força máxima pra ver o que acontece com a temperatura, se ela vai manter ou se vai oscilar... Aguardando os testes!
    Sportage TDi 2001

  • #81
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    Beleza Eduardo,
    Não realizei nenhuma viagem pela serra, por enquanto meu trajeto é de 60km diarios no tempo de 40 minutos, mudei a rota e pego apenas uma longa e ingrime subida 2ºmarcha a 2.200 giros num tempo de 53 segundos já proposital para teste e tenho ficado nos 93º de temperatura, mas longe de ser serra, lembrando que aqui esta clima frio, longe de um dia de 39ºC, mas acredito que deva se manter e apenas acionar mais a ventoinha.
    Como falei não sou especialista sou mexanico, mas pela logica se voce baixar todo o sistema 10º tera o seu objetivo. valvula termostatica de 65º e cebolão de 77º-72º. Não sei se existe exatamente estes valores mas talvez aproximados. Mas é melhor aguardar a dica de algum especialista que realmente manje do assunto.A dica do RoadTec esta mais proxima do seu objetivo de 80º. é isto, abraço quebra costela.

  • #82
    Usuário Avatar de eduardommelo
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    Valeu Flávio, existe sim um cebolão do opala de 75° graus e que desliga com 70°, encontrei no mercado livre, como também a válvula termostática do opala de 75° graus, acho que com esse conjunto o sistema de arrefecimento do meu carro deva trabalhar por volta de 80° graus no máximo. Aqui em Maceió o clima varia de 22° a 35°. Com a temperatura de 80° a 85° acho que ela deva trabalhar muito bem longe de acontecer algum dano a junta de cabeçote, prefiro prevenir pois gosto de andar acima do aconselhável. rsrsrsrsrs Abraço.
    Sportage TDi 2001

  • #83
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    13/11/2013
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    Fala galera blz, vou colocar uma Elétrica na minha viatura também, o meu viscoso acabou de dar pau, deixei ele travado ate chegar as peças que pedi para colocar a ventoinha elétrica, só uma duvida os parafusos que prendem o suporte da ventoinha original, posso tirar ou tenho que deixar os parafusos no bloco sem o Suporte da ventoinha?

  • #84
    Usuário Avatar de EDuarte
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    08/03/2004
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    Citação Postado originalmente por mflaviorodrigues Ver Post
    Fala galera blz, vou colocar uma Elétrica na minha viatura também, o meu viscoso acabou de dar pau, deixei ele travado ate chegar as peças que pedi para colocar a ventoinha elétrica, só uma duvida os parafusos que prendem o suporte da ventoinha original, posso tirar ou tenho que deixar os parafusos no bloco sem o Suporte da ventoinha?
    Pode tirar.
    Se vc faz trilhas, não sugiro colocar a elétrica, a viatura trabalha muito no limite de temperatura com a elétrica e ela pode travar com barro ou alguma outra coisa.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

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