Postado originalmente por
mfdomingues
Senhores vamos lá aos meus relatos.
Dorner
Estou convencido que o sistema selado é o melhor a fazer para parar a escapada de água pelo radiador, ontem mesmo fiz isto, instalei o sistema selado que havia instalado no passado, mas, removido quando pensei que o original aguentaria pressão, mas, estou com um pequeno problema para finalizar, a água está voltando pelo duto / mangueira inferior do vaso, ou seja, ela volta por ali para o tanque, vou comprar uma válvula de fluxo e creio que dará certo (fiz isto em um outro carro turbo que tive onde a pressão do bloco era muito alta e fazia o retorno, com a válvula de fluxo funcionou), mas, instalei o vaso parcialmente (apenas com a mangueira superior e a inferior tapei) a tampa dele é de 1,0 bar e funcionou muito bem, pisei fundo na serra aqui perto de casa o giro foi a 4.000 rpm foi tão forte que acabai descobrindo outro problema que terei que resolver mais tarde, o escapamento é pouco dimensionado para este motor (como havia notado anteriormente) e deve estar cheio de óleo e fuligem (por relaxo do antigo e porco proprietário) ao pisar fundo a turbina encheu tanto que os gases ficaram presos na saída e retornaram pela turbina ao ponto de inflamarem e "mijar" óleo por ela, parei em 1 minuto tudo voltou ao normal. Terei que trocar esse escapamento desde o coletor até o final por um de maior diâmetro,
De qualquer forma ela expulsou só um pouco de água para o vaso agora adaptado, coisa de 400ml, pisei fundo de novo, mas agora em 3.000 rpm e ficou normal não colocou mais nada para fora, ou seja, basta apenas instalar um baso de a tampa de 1.0 ou 1.1 bar (no vaso) e creio que vá funcionar. O seu utiliza tampa de quantos bar?
Arildo
Ta Freud mesmo, mas, como sua sugestão e do Dorner acho que o vaso de expansão talvez funcione a contento. Outra coisa, fui ontem ver um Grand Virara 2010 automático hein que maravilha. E o que aquele conversor de torque faz no cambio automático amigo que maravilha, mas isto são planos futuros se todas as possibilidades encerrarem.
Glaicon
Fiz o teste igual aos botijões de gás das nossas mães no bocal, na verdade não é que ele vasa pressão por fora, ao redor da tampa. Ele não segura a pressão que o motor faz quando pisa muito e joga para o reservatório, este por sua vez enche e se você continuar pisando ele vomita toda água, quando ele puxa de volta (se é que está puxando) jogou tanta água para fora que o que volta não é suficiente para ele manter o nível e sempre baixa dentro do radiador. Fora isto só se esse carro foi desenterrado de algum cemitério indígena. Mas vou tentar as sugestões acima, são a ultima tentativa antes de desistir da viatura, ta virando uma questão de honra colocar ela nos eixos. #SaiUrucubaca.
Djalma
A questão da junta ou cabeçote ou junta estão descartas, essa junta fiz sob medida para este cabeçote, o japa que faz para mim veio na oficina e pegou o molde direto do cabeçote e bloco, não tem como dar errado e as juntas dele são as melhores daqui de SP. O cabeçote é novo, adquiri zero balada faz 1 mês. Outra questão se fosse junta e cabeçote o motor iria superaquecer com muita facilidade, mas, pelo contrário a temperatura fica em 45º C e vai no máximo a 65ºC e volta muito rápido quando tira o pé, antes quando o cabeçote era o retificado a temperatura ia a 80ºC e subia a 100ºC e depois demorava muito para descer.
Bom, agradeço a todos ela dica e pelo apoio, sigo aqui buscando idéias e caso tenham mais dicas peço que me ajudem.
Valeu
Mauricio