x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Prezados companheiros, boa tarde

Acharam que a novela havia acabado? Eu também pensei, mas, ainda não tem sempre um pouco mais a ser escrito.

Vamos, bom, como muito sabem substitui o cabeçote por um novo, junta nova, parafusos novos, aperto do cabeçote no padrão informado e reaperto (apesar de dizerem que não é necessário pedi para confirmarem o torque aplicado).

Bom, o carro ficou bom, a temperatura não sobe (alias, aqui está meio gelado estes dias ela fica em 55ºC no máximo vai a 65ºC) e pela manhã como pego Rodovia custa para aquecer e logo cai quando tiro o pé devido ao ar sendo forçado na grade dianteira.

O que ocorre agora é que o meu radiador continua a baixa água, coisa de meio litro a cada 200 km, a água sai pelo respiro do reservatório, o motor não ferve e não superaquece, tenho o mostrador auxiliar e a temperatura fica sempre na mesma citado anteriormente.

Tirei a tampa original e coloquei uma da Florio que tinha, verifiquei que a pressão é ligeiramente maior, mas, se pisar a 100 ou 110 km/h ela coloca água para fora com mais vigor.

Se abri o radiador com o motor frio em funcionamento a água não é colocada para fora, dá para ver nitidamente ela circulando e sem bolhas.

Estou achando que há grandes chances de ser o bocal do radiador, o que os senhores acham que pode ser?
    Estala o sistema selado , alem de parar de bota agua para fora melhora o funcionamento de todo o sistema .

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Karaca moleque que isso, DE NOVO NÃO, é froids, tenta o sistema selado como o colega sitou, já que não esta aquecendo, pode ser tampa ou bocal, mas ainda tem possibilidade de junta ou trinca talvez no bloco ou uma cabeça de jumento albino dentro cárter, acontece na cidade ou só na estrada/percurso maior?, já vi caso assim de arrancar os cabelos, quando a trinca só passa pressão quando motor aquece e dilata, que seja o mais simples e barato.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Estou achando que há grandes chances de ser o bocal do radiador, o que os senhores acham que pode ser?
    Eu acho que pode ser azar!
    PELAAMORDEDEUS!
    Achas que está perdendo pressão pelo bocal do radiador?
    Então faça aquele teste antigo de quando se troca a mangueira do bujão de gás: coloque espuma no bocal enquanto a viatura está ligada.
    Por menor que seja o vazamento as bolhas terão que aparecer.
    Feito isto, vai te benzer!

Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Agradecimentos: 8
    Experimente outra tampa de radiador com pressão de 1.1, se continuar vazando é outro problema, pode ser junta mal colocada ou errada, existem varios modelos de junta, tem relatos de juntas com locais de passagem de água que vem tapados, porque são pra outro modelo de cabeçote, se for tirar o cabeçote de novo confira se ajunta esta de acordo com o modelo de cabeçote!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 57
    Senhores vamos lá aos meus relatos.

Dorner

Estou convencido que o sistema selado é o melhor a fazer para parar a escapada de água pelo radiador, ontem mesmo fiz isto, instalei o sistema selado que havia instalado no passado, mas, removido quando pensei que o original aguentaria pressão, mas, estou com um pequeno problema para finalizar, a água está voltando pelo duto / mangueira inferior do vaso, ou seja, ela volta por ali para o tanque, vou comprar uma válvula de fluxo e creio que dará certo (fiz isto em um outro carro turbo que tive onde a pressão do bloco era muito alta e fazia o retorno, com a válvula de fluxo funcionou), mas, instalei o vaso parcialmente (apenas com a mangueira superior e a inferior tapei) a tampa dele é de 1,0 bar e funcionou muito bem, pisei fundo na serra aqui perto de casa o giro foi a 4.000 rpm foi tão forte que acabai descobrindo outro problema que terei que resolver mais tarde, o escapamento é pouco dimensionado para este motor (como havia notado anteriormente) e deve estar cheio de óleo e fuligem (por relaxo do antigo e porco proprietário) ao pisar fundo a turbina encheu tanto que os gases ficaram presos na saída e retornaram pela turbina ao ponto de inflamarem e "mijar" óleo por ela, parei em 1 minuto tudo voltou ao normal. Terei que trocar esse escapamento desde o coletor até o final por um de maior diâmetro,
    De qualquer forma ela expulsou só um pouco de água para o vaso agora adaptado, coisa de 400ml, pisei fundo de novo, mas agora em 3.000 rpm e ficou normal não colocou mais nada para fora, ou seja, basta apenas instalar um baso de a tampa de 1.0 ou 1.1 bar (no vaso) e creio que vá funcionar. O seu utiliza tampa de quantos bar?

Arildo

Ta Freud mesmo, mas, como sua sugestão e do Dorner acho que o vaso de expansão talvez funcione a contento. Outra coisa, fui ontem ver um Grand Virara 2010 automático hein que maravilha. E o que aquele conversor de torque faz no cambio automático amigo que maravilha, mas isto são planos futuros se todas as possibilidades encerrarem.

Glaicon

Fiz o teste igual aos botijões de gás das nossas mães no bocal, na verdade não é que ele vasa pressão por fora, ao redor da tampa. Ele não segura a pressão que o motor faz quando pisa muito e joga para o reservatório, este por sua vez enche e se você continuar pisando ele vomita toda água, quando ele puxa de volta (se é que está puxando) jogou tanta água para fora que o que volta não é suficiente para ele manter o nível e sempre baixa dentro do radiador. Fora isto só se esse carro foi desenterrado de algum cemitério indígena. Mas vou tentar as sugestões acima, são a ultima tentativa antes de desistir da viatura, ta virando uma questão de honra colocar ela nos eixos. #SaiUrucubaca.

Djalma

A questão da junta ou cabeçote ou junta estão descartas, essa junta fiz sob medida para este cabeçote, o japa que faz para mim veio na oficina e pegou o molde direto do cabeçote e bloco, não tem como dar errado e as juntas dele são as melhores daqui de SP. O cabeçote é novo, adquiri zero balada faz 1 mês. Outra questão se fosse junta e cabeçote o motor iria superaquecer com muita facilidade, mas, pelo contrário a temperatura fica em 45º C e vai no máximo a 65ºC e volta muito rápido quando tira o pé, antes quando o cabeçote era o retificado a temperatura ia a 80ºC e subia a 100ºC e depois demorava muito para descer.

Bom, agradeço a todos ela dica e pelo apoio, sigo aqui buscando idéias e caso tenham mais dicas peço que me ajudem.

Valeu

Mauricio
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Senhores vamos lá aos meus relatos.

Dorner

Estou convencido que o sistema selado é o melhor a fazer para parar a escapada de água pelo radiador, ontem mesmo fiz isto, instalei o sistema selado que havia instalado no passado, mas, removido quando pensei que o original aguentaria pressão, mas, estou com um pequeno problema para finalizar, a água está voltando pelo duto / mangueira inferior do vaso, ou seja, ela volta por ali para o tanque, vou comprar uma válvula de fluxo e creio que dará certo (fiz isto em um outro carro turbo que tive onde a pressão do bloco era muito alta e fazia o retorno, com a válvula de fluxo funcionou), mas, instalei o vaso parcialmente (apenas com a mangueira superior e a inferior tapei) a tampa dele é de 1,0 bar e funcionou muito bem, pisei fundo na serra aqui perto de casa o giro foi a 4.000 rpm foi tão forte que acabai descobrindo outro problema que terei que resolver mais tarde, o escapamento é pouco dimensionado para este motor (como havia notado anteriormente) e deve estar cheio de óleo e fuligem (por relaxo do antigo e porco proprietário) ao pisar fundo a turbina encheu tanto que os gases ficaram presos na saída e retornaram pela turbina ao ponto de inflamarem e "mijar" óleo por ela, parei em 1 minuto tudo voltou ao normal. Terei que trocar esse escapamento desde o coletor até o final por um de maior diâmetro,
    De qualquer forma ela expulsou só um pouco de água para o vaso agora adaptado, coisa de 400ml, pisei fundo de novo, mas agora em 3.000 rpm e ficou normal não colocou mais nada para fora, ou seja, basta apenas instalar um baso de a tampa de 1.0 ou 1.1 bar (no vaso) e creio que vá funcionar. O seu utiliza tampa de quantos bar?

Arildo

Ta Freud mesmo, mas, como sua sugestão e do Dorner acho que o vaso de expansão talvez funcione a contento. Outra coisa, fui ontem ver um Grand Virara 2010 automático hein que maravilha. E o que aquele conversor de torque faz no cambio automático amigo que maravilha, mas isto são planos futuros se todas as possibilidades encerrarem.

Glaicon

Fiz o teste igual aos botijões de gás das nossas mães no bocal, na verdade não é que ele vasa pressão por fora, ao redor da tampa. Ele não segura a pressão que o motor faz quando pisa muito e joga para o reservatório, este por sua vez enche e se você continuar pisando ele vomita toda água, quando ele puxa de volta (se é que está puxando) jogou tanta água para fora que o que volta não é suficiente para ele manter o nível e sempre baixa dentro do radiador. Fora isto só se esse carro foi desenterrado de algum cemitério indígena. Mas vou tentar as sugestões acima, são a ultima tentativa antes de desistir da viatura, ta virando uma questão de honra colocar ela nos eixos. #SaiUrucubaca.

Djalma

A questão da junta ou cabeçote ou junta estão descartas, essa junta fiz sob medida para este cabeçote, o japa que faz para mim veio na oficina e pegou o molde direto do cabeçote e bloco, não tem como dar errado e as juntas dele são as melhores daqui de SP. O cabeçote é novo, adquiri zero balada faz 1 mês. Outra questão se fosse junta e cabeçote o motor iria superaquecer com muita facilidade, mas, pelo contrário a temperatura fica em 45º C e vai no máximo a 65ºC e volta muito rápido quando tira o pé, antes quando o cabeçote era o retificado a temperatura ia a 80ºC e subia a 100ºC e depois demorava muito para descer.

Bom, agradeço a todos ela dica e pelo apoio, sigo aqui buscando idéias e caso tenham mais dicas peço que me ajudem.

Valeu

Mauricio
    Boa noite Domingues , eu uso o sistema selado desde quando comprei o carro a 5 anos , eu uso a tampa de 1,4bar e vaso expamçor do monza , o circuito fiz assim , conectei a mangueira grossa do vaso junto a mangueira que sai do motor para o radiador do ar quente usando um T , removi o bocal do radiador e fechei e soldei uma espiga de aluminio na aquele juelho em cima da valvola termo estatica ali liguei a mangueira fina ate o vaso expamçor .
    Redimencionar o escapamento e uma das melhores melhoria que se pode fazer neste motor , redus a temperatura do motor , aumenta o torki e melhora a economia de combustivel em uso urbano e off-road , eu fiz .
    Redimencionar e uma das melhores melhorias que se pode fazer neste motor , redus a temperatura do motor , almeta o torqui , fica mais economico em uso urbano e off-road .

Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Eu liguei no bloco na saída do ar quente (que esta desativado) mas, não dava circulação, então, liguei na mangueira da base do radiador com um T, mas esta dando retorno para o vaso por baixo.
    Vou tentar ali novamente com uma válvula de fluxo unidirecional, meu vaso eh do gol G3 com tampa de 1.0 bar.

Eu usei o velho método de colocar uma tampa sem válvula no radiador para não segurar o fluxo so inves de soldar, muitos fazem assim e funciona, no caso das Sportages não sei se alguém fez assim também. Seu sistema selado eh bem mais elaborado e consequentemente mais caro.

No seu vaso de expansão a água circula normalmente?

Vc redimensionou seu escapamento para quantos mm? 53mm? 63mm? Acho que original eh de 43mm ou 45mm senão me engano, correto?

Valeu
    4X4 Brasil

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Eu liguei no bloco na saída do ar quente (que esta desativado) mas, não dava circulação, então, liguei na mangueira da base do radiador com um T, mas esta dando retorno para o vaso por baixo.
    Vou tentar ali novamente com uma válvula de fluxo unidirecional, meu vaso eh do gol G3 com tampa de 1.0 bar.

Eu usei o velho método de colocar uma tampa sem válvula no radiador para não segurar o fluxo so inves de soldar, muitos fazem assim e funciona, no caso das Sportages não sei se alguém fez assim também. Seu sistema selado eh bem mais elaborado e consequentemente mais caro.

Vc redimensionou seu escapamento para quantos mm? 53mm? 63mm? Acho que original eh de 43mm ou 45mm senão me engano, correto?

Valeu
    Boa tarde Domingues , estale o vaso no lugar mais alto que voce poder , tipo procimo ao hidrovacuo do freio por exmplo , para que nao de retorno do fluido na mangueira grossa ( por baicho da vaso expançor ) , o vaso
    deve estar acima do radiador e do cabeçote do motor .
    Neste sistema voce so vai ver a agua circular quando a valvola termo-estatica abrir totalamente ou seja quando o motor alcançar a temperatura de 88graus .

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC

Valeu
    Redimencionei de 47mm para 63mm , e incurtei passando a sair do lado do carro bem na coluna sentral .

Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Dorner, obrigado pelo retorno.

Realmente eu o instalei acima do radiador e nem ficou totalmente (o coloquei a frente do filtro de ar) acima do reservatório original. Não sabia que seria melhor coloca-lo acima até do cabeçote, ou seja, o mais alto possível vou tentar coloca-lo próximo do filtro de combustível deve ser o ponto mais alto embaixo do capô.

Assim que resolver essa questão da água vou trabalhar o escapamento, o meu além de ser original (47mm) deve estar parcialmente obstruído de óleo e fuligem ( quando comprei a viatura ela queimava muito óleo).

Grato pela ajuda.

Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Agradecimento: 1
    Caros, em especial ao mfDomingues.
    instalei o vaso de expansão do FIAT Palio (já veio com tampa de 1,4bar) na ultima sexta feira. Ontem viajei das 5h da manhã até as 15h em uma distancia de 680Km com bastante trechos de subidas ingrimes e clima escaldante daqui da minha região (em média 35 graus). o Resultado foi muito bom. A temperatura da viatura não ultrapassou os 60graus marcando no medidor auxiliar que também instalei (na saida da válvula termostática). Só estou preocupado porque com a temperatura de trabalho muito baixa posso danificar meu motor a longo prazo por está abaixo da temperatura ideal para motores a Diesel.

Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por JcPará Ver Post
    Caros, em especial ao mfDomingues.
    instalei o vaso de expansão do FIAT Palio (já veio com tampa de 1,4bar) na ultima sexta feira. Ontem viajei das 5h da manhã até as 15h em uma distancia de 680Km com bastante trechos de subidas ingrimes e clima escaldante daqui da minha região (em média 35 graus). o Resultado foi muito bom. A temperatura da viatura não ultrapassou os 60graus marcando no medidor auxiliar que também instalei (na saida da válvula termostática). Só estou preocupado porque com a temperatura de trabalho muito baixa posso danificar meu motor a longo prazo por está abaixo da temperatura ideal para motores a Diesel.
    Jc, boa tarde

Você substituiu a hélice da sua recentemente?

A minha depois que troquei e agora com o vaso de expansão "semi-instalado" (não terminei a instalação, mas, estou usando uma alternativa técnica que está atendendo).

Enfim, a minha não passa de 60ºC no máximo. Acredito que possa ser erro de leitura, uma vez o Duarte até me alertou que o suporte do meu termômetro estava um pouco longo o que poderia comprometer a leitura dos dados. Depois de andar bastante faça uma leitura direta na água do vaso eu ainda não tive tempo de fazer, mas "aparentemente" a água está um pouco acima dos 60º C como marcado no medidor.

Segundo o Sr.Miguel esse motor tem que estar com a temperatura mínima de 75º C para não sofrer danos a longo prazo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem