Depois de 3 anos de tranquilidade afinal apareceu o problema de aquecimeto na minha TDI . Fui pego de surpresa duas vezes com pouca agua no radiador e pensei que havia algum vazamento mas na verdade descobri que a culpada era a tampa do radiador. Fiz todos os testes para avaliar se houve problema na junta e/ou cabeçote (pressão residual no radiador ao abrir a tampa com ele frio; saida de fumaça branca ou agua na descarga, estado do óleo lubrificante;bolhas no copo onde introduzo o tubinho que sai do radiador e vai pro expansor, nivel de água no radiador e expansor e desempenho do motor) e, nenhum deles apresentou qualquer indicio de perda de agua ou de compressão. A temperatura se mantem normal no transito e na estrada mas sobe um pouquinho ( não chega a passar muito do tracinho do meio do marcador) quanso subo uma serra de uns 3 Km ( só no final). Logo que se inicia a descida e durante o resto do trajeto a temperatura fica normal.Vou fazer um check-up no sistema de arrefecimento ( radiador, acionamento viscoso do ventilador e valvula termostática) pra não ficar com nenhuma dúvida mas acho que o problema não está por lá pois o carro não esquentava antes de ocorrer o problema com a tampa do radiador. Minha dúvida é se problema na junta e/ou cabeçote poderia causar essa elevação de temperatura ( repito que pequena) no esforço maior de subida. Reforço que na estrada andando a 2500 giros não há alteração na temperatura.