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Convex Datacenter
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  • #1
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    Roda Livre AVM me deixou na mão




    Boa noite Pessoal.

    Tenho uma Gran Sportage 99, gasolina.

    Comprei um chácara próximo da cidade, porém os últimos 5KM são complicados.

    Quando chove forma um barro que, apesar de não atolar até a canela é bastante liso.

    Ainda, as lamas formam em aclives um pouco íngremes.

    Pois bem, a primira vez que atolei verifiquei que o sistema a vácuo estava destruído, e portanto seguindo o fórum já adquiri as Rodas Livres AVM manuais.

    Mandei instalar e achie que tava pronto pra todas.

    Ocorre que hoje meus pais chegaram de viagem e quis todo orgulhoso levar eles para conhecer o sítio.

    No meio do caminho começou a chover e logo depois de uma curva a sportage saiu girando a traseira.

    Resolvi fazer a volta e retornar, pois sabia que os proximos 5 km eram complicados e a sportage não subiu.

    Então decidi continuar até a casa do vizinho para esperar a chuva passar, e na descida ela já escorregou de lado e desceu apoiada no barranco.

    Meu pai que já teve sportage disse que era para subir aquilo tranquilo, pois a dele subia. Aí, resolvi descer do carro para ajudar e vi que as da frente não estavam tracionando.

    Resolvi checar e via que uma das rodas estava marcado no 4X4, mas a outra estava na 4x2.

    Arrumei e tentamos subir de novo, só que dessa vez meu pai engrenou a reduzida.

    Eu achei que ele acabou subindo com marcha muito baixa, e no meio do caminho a caminhonete fez um "clanc" e parou de subir.

    Desci e vi que a roda da frente não tava girando. Aí girei a roda pro 4X2 e voltei pro 4x4, sendo que subiu mais um pouco, fez o barulho novamente e parou.

    Enfim, ficamos presos e tivemos de aguardar um vizinho vir com uma troller para dar uma carona pra gente e larguei a sportage lá mesmo.

    Aí pergunto: O fato de ter rodado um tempo com a 4x4 engrenada e porém com uma roda em 4X2 e a outra em 4X4 pode ter quebrado alguma coisa?

    Ou é algum defeito de fábrica/montagem?

    Ainda, tem algum jeito de eu forçar a roda livre AVM a ficar bloqueada no 4x4 caso seja defeito de montagem?

    Agradeço a ajuda.

  • #2
    Usuário Avatar de rDuran
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    17/09/2011
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    Você estava tentando subir, com uma na posição livre e a outra travada?

    Não funciona pois o diferencial sempre joga a força pra roda que estiver mais livre. E sim, engatar o 4x4, com a roda livre na posição livre ou (4x2) a engrenagem gira, podendo até quebrar a ponta de eixo.

    Não foi a roda livre que te deixou na mão, e sim mau uso.

    Vale a pena chegar ver se não quebrou algo, é mais fácil quebrar a ponta de eixo do que a roda livre (isso no caso das sportages)

  • #3
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    04/11/2013
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    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Você estava tentando subir, com uma na posição livre e a outra travada?

    Não funciona pois o diferencial sempre joga a força pra roda que estiver mais livre. E sim, engatar o 4x4, com a roda livre na posição livre ou (4x2) a engrenagem gira, podendo até quebrar a ponta de eixo.

    Não foi a roda livre que te deixou na mão, e sim mau uso.

    Vale a pena chegar ver se não quebrou algo, é mais fácil quebrar a ponta de eixo do que a roda livre (isso no caso das sportages)
    Isso. Eu acabei andando uns 3 KM com uma engatada e a outra não.

    Aí desci do carro e percebi que estava errado e arrumei. Aí andei mais uns 500M com ela tracionando o 4x4 normal, fez um estalo e parou de destracionar.

    Virei a roda livre pro 4X2 e voltei para o 4X4. Aí tracionei de volta, tracionou mais uns 50 metros estalou de volta e aí não tracionou mais.

    Será que foi a ponta do eixo? Se foi, como verificar e principalmente, como consertar?

    Agradecido pela ajuda.

  • #4
    Usuário Avatar de rDuran
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    17/09/2011
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    Citação Postado originalmente por cesarmello Ver Post
    Isso. Eu acabei andando uns 3 KM com uma engatada e a outra não.

    Aí desci do carro e percebi que estava errado e arrumei. Aí andei mais uns 500M com ela tracionando o 4x4 normal, fez um estalo e parou de destracionar.

    Virei a roda livre pro 4X2 e voltei para o 4X4. Aí tracionei de volta, tracionou mais uns 50 metros estalou de volta e aí não tracionou mais.

    Será que foi a ponta do eixo? Se foi, como verificar e principalmente, como consertar?

    Agradecido pela ajuda.

    Eita, não é para quebrar nada, mas se aconteceu é porque algo já estava comprometido.

    Não sou especialista, e costumo arrumar em casa, mas eu se fosse você desmontaria a roda livre, tirando os 6 parafusos menores, e checaria a ponta de eixo, os dentes tanto interno como externo para ver se entortou ou quebrou algo.

    verificaria o jogo da ponta de eixo.

    Se tudo aparentemente estiver normal, monte devolta, deixe na posicao 4x2, e tente girar o eixo atrás da roda verifique se a roda livre está ok, nos 2 lados

    agora trave a roda livre, os 2 lados, e tente fazer novamente, se realmente o eixo travar a principio está tudo ok, se não funcionar quando você for usar novamente, ou é a homocinetica ou o diferencial, ou até mesmo o t-case

  • #5
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    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Eita, não é para quebrar nada, mas se aconteceu é porque algo já estava comprometido.

    Não sou especialista, e costumo arrumar em casa, mas eu se fosse você desmontaria a roda livre, tirando os 6 parafusos menores, e checaria a ponta de eixo, os dentes tanto interno como externo para ver se entortou ou quebrou algo.

    verificaria o jogo da ponta de eixo.

    Se tudo aparentemente estiver normal, monte devolta, deixe na posicao 4x2, e tente girar o eixo atrás da roda verifique se a roda livre está ok, nos 2 lados

    agora trave a roda livre, os 2 lados, e tente fazer novamente, se realmente o eixo travar a principio está tudo ok, se não funcionar quando você for usar novamente, ou é a homocinetica ou o diferencial, ou até mesmo o t-case
    Prezado, agradeço a ajuda.

    Eu ia fazer isso, mas como a Lei de Murphy está sempre presente, eu tinha acabado de tirar um jogo de ferramentas do carro, justamento o jogo que tem a ponteira que serve nos parafusos, ficando com o outro que não tem.

    Agora, homocinética e diferencial eu sei o que é, mas o t-case não faço idéia do que seja.

    Em todo caso, o carro ficou lá, e só vou poder buscar amanhã, quando parar de chover.

  • #6
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    Aposto em excesso de graxa no mecanismo da roda livre, o ideal é colocar bem pouca graxa.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Aposto em excesso de graxa no mecanismo da roda livre, o ideal é colocar bem pouca graxa.
    Será que só desmontar e montar novamente seja o suficiente para resolver?

  • #8
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    Apenas Atualizando.

    Fui buscar a sportage hoje e descobri o que aconteceu:

    Todos os parafusos da roda livre do lado esquerdo estavam frouxos, e a roda livre estava quase caindo.

    Por isso não engatava.

    Agora, porque os parafusos se soltaram, não faço idéia.

    Apertei os parafusos e o 4X4 voltou a engrenas normalmente

  • #9
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por cesarmello Ver Post
    Apenas Atualizando.

    Fui buscar a sportage hoje e descobri o que aconteceu:

    Todos os parafusos da roda livre do lado esquerdo estavam frouxos, e a roda livre estava quase caindo.

    Por isso não engatava.

    Agora, porque os parafusos se soltaram, não faço idéia.

    Apertei os parafusos e o 4X4 voltou a engrenas normalmente

    Ah que bom que resolveu,

    Se soubesse o quanto é comum troller perder roda livre (é da AVM também), sempre verifico na trilha para ver, uma vez somente afroxou e perdi 3 parafusos.

  • #10
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Aposto em excesso de graxa no mecanismo da roda livre, o ideal é colocar bem pouca graxa.
    Ops...AVM não leva graxa nenhuma, só um spray tipo WD é o suficiente.

    Prezado, use um pouco Loctite 277/ 271 nos parafusos maiores (allen), os mesmos afrouxam em virtude do torque exercido pela tração 4x4. Boa diversão.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #11
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Ops...AVM não leva graxa nenhuma, só um spray tipo WD é o suficiente.

    Prezado, use um pouco Loctite 277/ 271 nos parafusos maiores (allen), os mesmos afrouxam em virtude do torque exercido pela tração 4x4. Boa diversão.
    Vou fazer isso.

    Agradeço a dica.

  • #12
    Usuário
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    04/11/2013
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    Apenas atualizando os amigos.

    Troquei o Kit de reparo da roda livre (na verdade só as juntas) e adicionei trava rosca apenas nas bordas dos parafusos (a parte de cima, onde fica a arroela de pressão) e agora ficou firme.

    Já usei o 4x4 em cerca de 70 km e até agora permaneceu firme.

    Só coloquei a cola no lado que estava soltando.

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