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  • #1

    Unhappy grand cherokee engasgando quando coloca a ré!




    ola amigos. estou com um grande problema na minha zj 5.2. é o seguinte: quando coloco a ré o carro começa a engasgar , não tem força para ir para traz, se eu não acelerar ela ate que anda em ré mas se eu acelerar ela fica engasgando e muitas vezes ate morre. quando coloco no ´´park´´ ela tambem morre. detalhe ela troca as marchas normal, e tambem não patina fiz o teste de stall e esta ok. o fluido esta no nivel e o filtro esta ok. tudo começou de uns dias para cá,
    já verifiquei sensor de park neutro, sera que é problema do cambio? pois muitos falam que a ré é mecanica? isto procede amigos. sera algumproblema no chicote? desde ja eu agradeço atodos...

  • #2
    ola pessoal. puxa sera que ninguen tem uma opinião ou uma dica?

  • #3
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    Roberto:

    Tá com jeito de ser o conversor...mas é um chute pelos sintomas...

    Não vai ter jeito: a solução é um especialista em câmbio automático...$$$
    Alexandro
    Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8
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  • #4
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    Eu Particularmente não acredito que seja conversor , mas precisamos de alguns testes

    1-) A Luz de ré acende normalmente ?
    2-) Consegue dar partida em P e em N ? já tentou dar partida em R ?
    3-) Com a VTR desligada , alavanca em P ,freio de mão solto ele trava ?
    4-) Nas outras posições , ela morre sem acelerar ?
    5-) Como você testou o sensor P/N ?


    Respondendo as suas perguntas

    sera que é problema do cambio?
    R-Entende –se como cambio , não só aquela caixa e sim todo o sistema de alavancas e sensores incluindo modulo , sendo assim , pode ser em um dos seus componentes

    pois muitos falam que a ré é mecanica?

    R - Assim como a RÈ, o P e o N são acionados por uma alavanca que se encontra acima do comando de válvulas , mas o modulo depende da informação do sensor Park/Neutro .
    Estas posições não entram automaticamente , dependem de você mover a alavanca , por isso entendem-se que são mecânicas, alem disso trabalham com sistemas de engrenagens diferente .

    sera algumproblema no chicote?

    Pode ser , chicote ou terminais mal encaixados com pinos amassados ou sujos , vale a pena dar uma conferida nos plugs.

    O sistema utilizado por nossas VTRs é bem complexo , e não devemos descartar nenhuma possibilidade , vamos por eliminatórias .
    Segundo as suas descrições , eu apostaria no sensor P/N .
    Não custa também dar uma verificada nos reles que se encontram no cofre do motor .

    Vai com calma , verifique sensor por sensor e rele por rele e boa sorte .

    Qualquer duvida é só gritar .

    T+
    Wilson

  • #5
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    Wilson:

    O problema é que o Roberto está com esse problema faz um tempo...já testou um monte de coisas e o problema persiste...

    Espero que seus apontamentos o ajudem...

    Abração.
    Alexandro
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  • #6
    Citação Postado originalmente por Wilsonaa Ver Post
    Eu Particularmente não acredito que seja conversor , mas precisamos de alguns testes

    1-) A Luz de ré acende normalmente ?
    2-) Consegue dar partida em P e em N ? já tentou dar partida em R ?
    3-) Com a VTR desligada , alavanca em P ,freio de mão solto ele trava ?
    4-) Nas outras posições , ela morre sem acelerar ?
    5-) Como você testou o sensor P/N ?


    Respondendo as suas perguntas

    sera que é problema do cambio?
    R-Entende –se como cambio , não só aquela caixa e sim todo o sistema de alavancas e sensores incluindo modulo , sendo assim , pode ser em um dos seus componentes

    pois muitos falam que a ré é mecanica?

    R - Assim como a RÈ, o P e o N são acionados por uma alavanca que se encontra acima do comando de válvulas , mas o modulo depende da informação do sensor Park/Neutro .
    Estas posições não entram automaticamente , dependem de você mover a alavanca , por isso entendem-se que são mecânicas, alem disso trabalham com sistemas de engrenagens diferente .

    sera algumproblema no chicote?

    Pode ser , chicote ou terminais mal encaixados com pinos amassados ou sujos , vale a pena dar uma conferida nos plugs.

    O sistema utilizado por nossas VTRs é bem complexo , e não devemos descartar nenhuma possibilidade , vamos por eliminatórias .
    Segundo as suas descrições , eu apostaria no sensor P/N .
    Não custa também dar uma verificada nos reles que se encontram no cofre do motor .

    Vai com calma , verifique sensor por sensor e rele por rele e boa sorte .

    Qualquer duvida é só gritar .

    T+
    Wilson
    amigo a wilson tudo bem rsrs muito obrigado por tentar ajudar. olha a luz de ré acende normalmente . eu consigo dar a partida em P em N tambem ok. ela não pega em ré somente nas posições P e N . com a alavanca em P , com o freio de mão solto ela trava ok. veja bem tanto em D ou 1 ou 2 ela funciona normal troca as marchas suavemente sem trancos ou tal, já fiz o teste de stall esta perfeito e quando eu dou o ´´kick dow´´ ela reduz e anda muito uando eu acelero o carro começa a engasgar e até da uns tiros como se fosse fora de ponto. o mais estranho é que quando coloco em P o carro morre na hora . detalhe este problema apareçe e volta minutos depois , na mesma hora que aconteçe ela volta o normal . olha a luz de check engine não acende acusando avarias. a respeito do sensor p e n um mecanico de automaticos aqui da região falou que o sintoma de o sensor esta ruim é a luz de ré não acender e o carro não pegar nas posições corretas. como na minha esta funcionando dentro desta logica eu acredito que esteja bom.

    o rele da transmissão tambem já troquei de lugar e o problema continua, só uso texamatic 7045 e dexron III e o filtro foi trocado a menos de 3 meses. o fluido esta no nivel tambem. olha uma duvida grande colega. existe mais algun rele que poderia dar este problema? já conferi toda a fiação que desce para o cambio e não tem nada solto ou com trinca , cheguei a limpar todas as conecções para ver se melhora. olha uma duvida amigo wilson a minha é uma zj 5.2 v8 96/97 o pcm dela é oque comanda a transmissão? porque eu sei que tem muitas cherokees quem tem o0 TCM mas pelo pouco que conheço a minha não tem é o pcm que faz o cambio funcionar tambem estou com esta duvida amigo..
    olha tem uma coisa que vç precisa saber 2 meses atras eu coloquei um pcm novo, pois o antigo deu problema e é o seguinte: eu tempo fazer os codigos pelo painel e pelo hodometro e não consigo. já ouvi falar que como a minha é pradão exportação não da para fazer os codigos com aquela manha de liga desliga, liga desliga ,liga desliga e liga ? talves se eu conseguisse ver algum codigo de erro seria mais facil.. outra coisa o funcionamento do motor esta normal . ......

  • #7
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    Cara , eu sei que ficar opinando aqui de longe é fácil , o duro é estar ai , mas estes defeitos fantasmas são assim mesmo , precisa de tempo , paciência e muitos testes para encontrar a causa.

    Alguma vez já aconteceu ao contrario , invés de morrer ela ficou acelerada?

    Se Sim 90% de ser a válvula IAC , mesmo se não é bom dar uma limpada ela pode estar enroscando quando o motor trabalha aliviado .

    T+

    Wilson

  • #8
    Citação Postado originalmente por Wilsonaa Ver Post
    Cara , eu sei que ficar opinando aqui de longe é fácil , o duro é estar ai , mas estes defeitos fantasmas são assim mesmo , precisa de tempo , paciência e muitos testes para encontrar a causa.

    Alguma vez já aconteceu ao contrario , invés de morrer ela ficou acelerada?

    Se Sim 90% de ser a válvula IAC , mesmo se não é bom dar uma limpada ela pode estar enroscando.

    T+

    Wilson
    amigo wilson . olha sempre aconteceu do jeito que eu te falei, inclusive fiz a limpeza do tbi e o local da valvula iac esta limpinho ok quando coloco a ré o carro fica rateando as vezes ate da tiro como se fosse fora do ponto então ela morre o mais estranho é que quando isto aconteçe se eu colocar no P ela rateia e morre, se fosse conversor na minha opinião não deveria acontecer no D? esquisito de mais aconteçe e para , aconteçe e para do nada volta ao normal e derrepente volta o problema. amigo wilson o problema aconteçe tanto frio quanto quente não tem hora para aconteçer. a cada dia que passa tenho quase que certeza que é um mal contato em algum lugar. todo santo dia eu mexo em algum lugar. o problema amigo é que perdi a confiança de sair com o carro tenho medo de ter que usar a ré em algum lugar e ai ferro.... sabe amigo vi a tua saga la no problema do cambio no forum aventura e off road e te parabenizo pela coragem e capacidade que vç teve para vç mesmo fazer o seu cambio parabens. oque eu não aguento é mecanico falar que é conversor sendo que os sintomas não batem né ta osso amigo

  • #9
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    Se fosse conversor o problema ocorreria em todas as marchas menos em P e N .
    Cara , este problema de estourar e morrer e não acusar na luz espia , bate com os sintomas do sensor de posição do virabrequim .

    O que vou te dizer agora , é por experiência própria e aconteceu comigo , mas não necessariamente pode ser o que esta acontecendo com a sua , mas quem sabe , vou tentar explicar .

    Os coxins do cambio e o do motor trabalham de forma independente , certa vez ao acionar a Ré eu escutava um barulho de lata raspando , somente em ré , soltei a lata e desamassei e o barulho parou , foi ai que percebi que quando engatava a ré o cambio se movia pelo balanço do coxim e o volante do motor que é preso ao conversor de torque encostava nesta lata , pois bem o sensor de posição do virabrequim ou ( crankshaft position sensor ) é preso no bloco do motor e mede a posição dos furos no flexplate que por sua vez é preso no conversor , pode ser que o seu sensor esteja gasto, sujo ou mal regulado e com este movimento ele deixa de enviar informações ou envia de forma irregular somente neste momento , provocando esta anomalia .

    O que você pode fazer é tentar dar uma limpada nele , para isso será preciso remover e limpar , tarefa um pouco complicada pela posição do mesmo , e depois ir regulando , tentando com cautela aproximar mais ele do flexplate , pode se, também , com mais cautela ainda , dar umas pancadinhas de leve com um martelo e uma extensão ,na traseira deste sensor afim de tentar aproximar ele mais um pouquinho .

    Nota; se este sensor já não estiver muito bom , ele pode quebrar de vez .
    Seria bom você dar uma busca em como regular este sensor nos fóruns .

    Qualquer coisa grita aqui ou lá que tentarei te orientar melhor onde fica este sensor .

    T+
    Wilson

  • #10
    Citação Postado originalmente por Wilsonaa Ver Post
    Se fosse conversor o problema ocorreria em todas as marchas menos em P e N .
    Cara , este problema de estourar e morrer e não acusar na luz espia , bate com os sintomas do sensor de posição do virabrequim .

    O que vou te dizer agora , é por experiência própria e aconteceu comigo , mas não necessariamente pode ser o que esta acontecendo com a sua , mas quem sabe , vou tentar explicar .

    Os coxins do cambio e o do motor trabalham de forma independente , certa vez ao acionar a Ré eu escutava um barulho de lata raspando , somente em ré , soltei a lata e desamassei e o barulho parou , foi ai que percebi que quando engatava a ré o cambio se movia pelo balanço do coxim e o volante do motor que é preso ao conversor de torque encostava nesta lata , pois bem o sensor de posição do virabrequim ou ( crankshaft position sensor ) é preso no bloco do motor e mede a posição dos furos no flexplate que por sua vez é preso no conversor , pode ser que o seu sensor esteja gasto, sujo ou mal regulado e com este movimento ele deixa de enviar informações ou envia de forma irregular somente neste momento , provocando esta anomalia .

    O que você pode fazer é tentar dar uma limpada nele , para isso será preciso remover e limpar , tarefa um pouco complicada pela posição do mesmo , e depois ir regulando , tentando com cautela aproximar mais ele do flexplate , pode se, também , com mais cautela ainda , dar umas pancadinhas de leve com um martelo e uma extensão ,na traseira deste sensor afim de tentar aproximar ele mais um pouquinho .

    Nota; se este sensor já não estiver muito bom , ele pode quebrar de vez .
    Seria bom você dar uma busca em como regular este sensor nos fóruns .

    Qualquer coisa grita aqui ou lá que tentarei te orientar melhor onde fica este sensor .

    T+
    Wilson
    amigo wilson mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. olha o sensor de rotação é novo e original mopar tem 3 meses que troquei.
    agora uma duvida; no sensor so tem os dois furos por onde passa os parafusos que o prende ao motor como seria esta tal regulagem? olha amigo wilson gostaria de sanar uma duvida e sei que vç pode me ajudar. olha sei que vç conhece dentro de um cambio automatico de ZJ e é o seguinte gostaria de saber como é acionada a ré dentro do cambio? sei que tudo se passa pelo corpo de valvulas e que se alguma solenoide der pau o cambio vai trabalhar errado, mas a duvida é se o tambor da ré é acionado mecanicamente pela mudança da alavanca ou por um circuito hidraulico que é aberto por solenoide? pois gostaria de ter certeza que não é um problema dentro do cambio mas sim de mal contato ou algum sensor etc... olha amigão no plug preto que vai para o pcm tem o pino A6 que é responsavel pelo sinal do park neutro e verifiquei o fio e pareçe que quando mudo a alavanca ele altera o sinal pareçe que esta ok masteria algum teste mas preciso para eu descartar de vez o park neutro? desde ja amigo eu peço desculpas por te encher é que ta dificil isto e sei que vç tem ampla visão de como é dentro do cambio da cherokee rsrsrs eu mexi em um cambio da minha 325i mas era o mesmo cambio que equipa o omega cd. por isso estou perdido neste cambio rsrsrs abraço amigo

  • #11
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    Estou te enviando via MP o funcionamento do cambio , com certeza este problema a qual você se refere não é defeito interno do cambio, poderia ate ser regulagens das cintas , mas ai teríamos alem deste sintomas outros bem mais acentuados como mudanças erráticas e raspagem das engrenagens , com relação a regulagem do sensor , esta haste com dois parafusos , pode ter entortado na hora da montagem , e por funcionar por contato magnético , as vezes alguns pequenos ajustes para frente ou para traz podem surtir efeito , vou procurar uma foto e posto aqui .

    Veja bem , nao estou afirmando que o problema esta ai ,mas eu mesmo entortei o meu sensor , chegando a quebrar na hora da montagem , é apenas uma hipótese , temos outras peças que também precisam ser analisadas , mas vamos por parte .

    T+
    Wilson

  • #12
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    Sensor da grand cherokee 1997 v85.2




    Qualquer forçadinha na ponta do sensor pode tirar ele da posição correta para a leitura , se você reparar , existe um gargalo e geralmente ele entorta ali , nao se assuste , é bastante comum acontecer , devido a caneta , vamos dizer assim ser bastante longa

    T+

    Wilson

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