No meu caso, as cinco cruzetas dos eixos cardã são as mesmas, com os clipes (anéis elásticos que seguram os copos) do tipo “externos”, colocados na extremidade plana dos copos, diferente do tipo “interno” usado para as cruzetas dos semieixos dianteiros visível no artigo anterior.
Quando troquei do eixo traseiro, comprei nos EUA originais da Spicer 5-153X. Este vem com engraxador. Não vi lá na RockAuto modelo selado (engraxado a vida) igual ao original, mas Gadelha indicou que o Spicer 5-625X vendido aqui é o modelo equivalente selado.
Não achei este modelo no catálogo por busca Dana/Spicer ou resumido americano, mas consta no catálogo brasileiro atual de 2014. Aliás, este 5-625X é o único modelo aqui para XJ (aquele 5-618X no catálogo é mais comprido).
Fazendo uma busca rápida, parece que é um modelo principalmente ou somente vendido ainda no Brasil. Me referindo a um folheto da Dana/Spicer, este modelo 5-625X foi trocado pela referência SPL22-1X com uma melhoria na vedação. Depois foi novamente trocado pela referência 5-785X para finalmente, desde 2012, usar a referência 5-1310X. Não sei se há uma diferencia entre esses três últimos modelos ou se é só uma troca de referência.
Um pouco complicado, não é?
Para resumir, cruzetas de eixo cardã Spicer disponíveis:
- Nos EUA:
- OEM: 5-153X (com engraxador)
- Premium: SPL5-1310X (selado)
- Premium: SPL5-1310-1X (com engraxador)
- No Brasil:
- OEM: 5-625X (selado)
O diâmetro externo dos copos é 1,062" (~ 26,97 mm) e a dimensão externa da cruzeta 3,219" (~ 81,76 mm), igual nos dois sentidos da cruz.
PS: Feijoó, tem que conferir se para seu XJ a diesel as cruzetas são do mesmo modelo.