Muito util a explicação, agradeço pela ajuda, agora eu estou achando que não é ele, quando eu desligo ele o carro morre completamente, esse sensor tem a possibilidade ficar sujo de alguma forma aponto que pode ser feito um tipo de limpeza e vermos resultado de melhora?
Estou inclinado par ao sensor de rotação mesmo, e ontem enchi o tanque dela denovo, media de 5.5km/l pouco, mas andamos muito dentro da cidade.
Achei uma imagem, esse é o sensor TPS, terça-feira vão abrir pra fazer uam revisão, se conseguirem por em ordem o carro por um tempo ao menos, vou providenciar dos EUA, os sensores MAP, TPS e IAC pra trocar os 3 numa paulada só, mas ja vou dar um grito aqui pra todos que lerem isso:
-PRECISO DE TODO CONJUNTO DE ADMISSÃO DE AR, CAIXA DO FILTRO+MANGUEIRA+CONEXÃO DO TBI
Me cotaram em SP e pediram 700 reais pelo conjunto usado sem uso para GNV, porem nos EUA estou pra fechar num conjunto que vai me custar 70 dolares, estou apenas averiguando o valor do frete pra determinar se vale apena ou não.
Se alguem tiver parte ou todo conjunto, por favor, entre em contato pois a pior peça no momento é a conexão do TBI que esta entrando ar falso e por este motivo não estou arriscando andar muito em lugares com arreia e terra.
Segue imagem do que é os sensores:
TPS:
IAC:
MAP:
Todos estes 3 sensores custam barato la fora, e estão presos no bocal de admissão do Ar
Fabiano, tenta na rockauto. na minha xj o tps e o iac estão saindo por volta de 22 a 26 obamas.
Nunca cmprei nada na Rockauto, a comodidade que tive pra comprar no ebay me acostumou mal.
Mas é o seguinte pessoal, a Cherokee esta com um pneu com vazamento frequente de ar, sendo assim fui ao posto de gasolina que fica a 200 metros de casa pra calibrar, pensa num desespero pra chegar até lá indo na marcha lenta. Pois bem, consegui ir e voltar, chegando em casa denovo, começei a fuçar nos 3 sensores e achei o TPS debaixo da tampa da tampa do TBI, fucei, pra ver se era cabo rompido ou coisa equivalente e nada mudava, resolvi desconectar o cabo e novamente nada de aconteceu, porem pra minha surpresa quando fui acelerar ela diretamente no TBI, BINGO, aceleração normal denovo, mas ganhei "Check Engine" no painel, de qualquer forma podemos dizer que é o sensor de posição do acelerador(TPS), mesmo sensor apontado nos codigos de erro do painel, codigo 24.
Ao menos se não conseguirmos agilizar a troca do mesmo para este ano, poderei andar com ela normalmente.
Cada dia que passa fico mais craque no carro, é uma baita escola, e cada vez mais me sinto tranquilo com o mesmo, apesar de ser um carro complexo, no geral o custo de manutenção é bem mais baixo que outros utilitarios a gasolina equivalente.
Pitaco de amador: essas "morridas" e marcha lenta irregular podem estar ligadas ao atuador de marcha lenta, particularmente num carro que ficou muito tempo parado.
Pitaco de amador: essas "morridas" e marcha lenta irregular podem estar ligadas ao atuador de marcha lenta, particularmente num carro que ficou muito tempo parado.
Olá.....
Cheguei a questionar o mecanico da Confiança que fez a revisão nesta area e me relatou que havia sido feito uma limpeza pesada e geral no local do TBI e todos seus sensores, eu mesmo queria abrir e fazer uma inspesão, porem como ele havia dito que ja foi limpo a uns 2 meses, não poderia estar carbonizado novamente.
Agora em janeiro estaremos importando o Sensor TPS pra regularizar a situação, ja que o codigo de erro apontou ele como problema, com o sensor acionado a lenta fica perfeita, mas ele morre e engasga ao acelerar como num semafaro por exemplo, se desligar o sensor ele acelera perfeitamente normal, mas não consegue manter uma lenta regular e satisfatoria, tipo ao retirar o pé e a rotação cai, ela não estabiliza ou reduz calmamente e site abrubtamente pela falta de atuação doTPS.
Ela esta cada dia mais enxuta novamente, inspecionei a parte de baixo do carro e parece que há um vazamento de oleo de motor, até porque o carter nem foi mechido ainda, nada demais, mas gostei bastante do serviço da oficina, eu aprovei.
Este final de semana consegui arranjar 5 minutos pra desmontar o sensor TPS(sensor de posição da borboleta) conectei ele com o motor ligado, e girava a peça sem respeitar a toção do motor e sempre morria.
Motor desligado porem com a chave no contato, e girando o sensor, notava dois clicks no TBI, e percebi que estava funcionando normal, remontei a peça e voilá, não é que o motor estava funcionando perfeitamente, como se houvesse um mal contato ou mesmo uma dessincronia entre a lingueta do TBI e o sensor, depois de tudo remontado, o ritmo do motor ficou incrivel, não fiz nada demais, apenas desmontei e remontei como indicado pelo manual de reparo que baixei na internet.
Agora estamos finalizando a compra de todo sistema de Admissão de Ar para enviar o carro para a convertedora e revisar o GNV e ja averiguar os custo para instalar um sistema de 5ª geração, sem enjambrar todo sistema de entrada de Ar novo que compramos.
Bacana Fabiano, sempre gosto das novidades (positivas) do seu carro, lembrando de como ela tava quando começou e empreitada.
em relação ao GNV, se puder ( sei do custo mais elevado), coloque de 5 geração, tenho na minha e não me arrependo.
Abs
Ja me falaram que vão condenar os cilindros rosa que tem na ZJ, estão com alguns pontos muito superficiais com ferrugem, eles venceram em 2009 e vão tentar empurrar cilindros novos, quero ver se isso vai acontecer e se haverá uma desculpa plausivel, e sobre o kit de 5ª geração, é vontade da dona em instalar, ela comentou que até uns 2.500 reais ela faria, ja que não precisaria trocar os cilindros.
Ja devo ter exposto minha opinião, sou bastante averso a GNV devido a péssimas experiencias em toda minha familia com o sistema, mas também acredito muito em empresas sem a devida experiencia, por este motivo vamos levar numa convertedora que tem fama de ser mais caro, mas nunca ouvi reclamações da empresa também.
Agora começou a ficar louco de vez o Check Control, ele até liga ao ligar o carro, mas fica as vezes meia hora sem ligar o painel, derrepende liga denovo, e assim vai, não fazia isso ante, e começou depois de uma sequencia de esvaziamento da bateria, alguem sabe se existe algum tipo de Rele ou Fuzivel que a ser verificado?
Sensor TPS não correspondeu como deveria mesmo, ele esta comprometido, ele roda bem na cidade, mas em velocidade de cruzeiro ao redor dos 1000-1300 rpm ele começa a ocilar a rotação, parece que fica socando e falhando, de qualquer forma encomendamos o sensor na Rockauto a 145 reais com as taxas, só esperar não seja tributado.
Este final de semana vimos que o cabo da bateria do polo negativo esta completamente solto, era possivel retirar o cabo coma s mãos, andei lendo que carros da GM sofriam problemas de bateria por falha no aterramento, e desconfiei que ela não segurava carga por este motivo, vamos ver agora se isso ajuda, agora o Check Control também voltou a ooperar normalmente.
Os farois ja foram encomendados a 230 reais o par original, e todo sistema de admissão de ar de plastico desde o TBI até o filtro de uma Cherokee V8 de Curitiba a 530 reais com frete.
Esta semana o dono da mesma vai vir pra SC e vai usar ela por uns dias, deste forma, os planos de remover os cilindros e fazer a limpeza completa dela vai ficar para a proxima semana.
De mais a mais, notasse como ela é mais economica quando o sensor TPS esta ligado, mesmo com as falhas.