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  • #1

    Dúvidas de mecânico "aprendiz"




    Pessoal,

    Sou adepto do "aprenda e faça", e ultimamente estou na fase do aprender, principalmente em mecânica.

    Sei que tenho que fazer, e quero lubrificar meu CJ em casa. Baixei o manual de lubrificação, já identifiquei alguns pontos e comprei alguns óleos e graxas, todos das especificações (comprei o SAE90-GL4 porque o indicado não existe mais).

    Aí que surgem as perguntas:

    1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?

    2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?

    3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?

    4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.

    5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?

    6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?

    Obrigado pelos valiosos auxílios, como sempre.




    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Aí que surgem as perguntas:

    1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?
    Então, o certo é usar um torquímetro. Tem o valor certo no MMW.
    Porém, dá pra colocar sem ele também. O ideal é colocar a vela com a mão, e assim que tiver resistência, apertar de 1/2 a 1 volta numa vela nova [para fazer o assentamento da arruela de vedação no cabeçote] ou 1/4 de volta numa vela usada.




    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post

    2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
    Óleo de motor!




    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
    Não é respiro. É a mangueira do avanço a vácuo.
    Faz com que o vácuo do motor avance o ponto de ignição em média/alta rotação.






    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
    Pra que desmontar pra lubrificar?? Você diz que o seu eixo é chavetado. Ele não tem um pino graxeiro na tubeira próximo às rodas????

    Observe o ítem 34:




    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
    Que eu tô lembrando agora [considerando que seu CJ seja orignal]:
    Jumelos;
    Rolamentos das rodas traseiras [tem que ter o pino graxeiro];
    Acionamento da embreagem [se a pedaleira for original];
    Ponteiras de direção;
    Barra com 'coupilhas' que vai do setor até o braço angular da direção;
    Bucha do braço angular;
    Setor de direção;
    Cruzetas;
    Luva dos Cardãs.




    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?
    Isso aí seria na suspensão traseira?
    Pode ter sido colocado 1 lâmina a mais no lado direito para compensar o peso do estepe que fica desse lado. Não é raro encontrar Jeep's com o feixe direito arriado, por causa do maior peso.

    Se não tá te incomodando, deixe assim até ter $$ suficiente pra reparar.


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  • #3
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    bom dia, fendrich eu tb sou adepto do "aprenda e faça", faço quase toda a manutenção do jeep em casa.

    bom, acho que o lucas ja falou tudo...

    so para acrescentar, se vc tirou o distribuidor fora, agora nao é simplesmente colocar em qualquer possição, tem que acertar o ponto.

    bom engraxar eu gostumo fazer num posto de combustivel, pelo menos aqui na minha regiao é muito barato e fica muito melhor que fazer em casa com engraxadeira manual,a do posto é a ar, tem muita pressao.



    abraço

  • #4
    Citação Postado originalmente por maico lapschies Ver Post
    so para acrescentar, se vc tirou o distribuidor fora, agora nao é simplesmente colocar em qualquer possição, tem que acertar o ponto.
    Maico,

    Na mesma posição que eu tirei o distribuidor, eu coloquei (tomei esse cuidado). Ou seja, os cabos de velas estão apontando para as mesmas posições anteriores.

    Vou procurar como acertar o ponto no motor de opala...

    Obrigado
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #5
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Pra que desmontar pra lubrificar?? Você diz que o seu eixo é chavetado. Ele não tem um pino graxeiro na tubeira próximo às rodas????
    Observe o ítem 34:
    Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?

    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Pode ter sido colocado 1 lâmina a mais no lado direito para compensar o peso do estepe que fica desse lado. Não é raro encontrar Jeep's com o feixe direito arriado, por causa do maior peso.
    O estepe é central
    Mas como não tá incomodando, vai ficar prá depois.

    Obrigado,



    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Maico,

    Na mesma posição que eu tirei o distribuidor, eu coloquei (tomei esse cuidado). Ou seja, os cabos de velas estão apontando para as mesmas posições anteriores.

    Vou procurar como acertar o ponto no motor de opala...

    Obrigado
    Ae Eduardo

    Sujando a mão de graxa ..

    É isso ai mesmo.. tem que meter a mão pra fazer..

    O problema de tirar o distribuidor é o seguinte.. Mesmo vc tendo colocado os cabos na posição correta, se o rotor girou (saiu fora do lugar), ja vai da c#@%*a... Vc vai ter que botar o bixo no ponto novamente

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #7
    Usuário Avatar de Ian Jeep
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?

    Eduardo
    Sim é pequeno, mas com a bomba ela enche de graxa sem problemas!!

  • #8
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    "Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?"

    Você precisa usar uma bomba engraxadeira, em auto-peças e lojas de ferragens existe pra comprar.
    Olha a imagem de uma engraxadeira boa pra ter na garagem

    http://www.brasutil.com/config/image...graxadeira.jpg


    Imagem do google, não to fazendo propaganda de ninguem rssssss

  • #9
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Pessoal,
    1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?

    2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
    Só complementando:
    1 - Acho melhor vc comprar a tampa toda do distribuidor, é baratinha, e já vem com o tal carvão (se eu entendi oq vc quiz dizer)

    2 - Vc não precisa colocar oleo ai!!!, este oleo que vc ve é do proprio carter do motor.

    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
    4 - Vc tem que apenas trocar ooleo do diferencial (SAE 90) e lubrificar o rolamento das pontas de eixo com a bomba de graxa (atraz das rodas) não precisa tirar nem a roda, muito menos desmontar o cubo traseiro.

    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
    Da relação que citaram anteriormente faltou uma pequena engraxadeira que fica no eixo das alavancas da reduzida/4x4, não há neceissdade de engraxa-lo com tanta frequencia, mas...de vez em quando é bom. Além de um bujão nos munhões (parafuso quadrado), que vc deve retirar e colocar colocar oque conseguir de graxa lá.

    Existe um manual de mecanica Wyllis, não sei da onde baixei (19MB), mas da uma procura na internet ou na seção de downloads aki do forum, que vc acha, na pagina 257 tem um esquema mostrando todos os pontos de lubrificação, a cada quantos km lubrificar e com que tipo de oleo.
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  • #10
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Sei que tenho que fazer, e quero lubrificar meu CJ em casa. Baixei o manual de lubrificação, já identifiquei alguns pontos e comprei alguns óleos e graxas, todos das especificações (comprei o SAE90-GL4 porque o indicado não existe mais).
    Eduardo
    Mais uma coisa....
    eu não vejo motivos para vc não comprar oleos e graxas mais modernos do que o especificado no manual, no meu prefiro comprar GL-5, pois tem alguns aditivos que tornam o oleo mais eficiente (anti espumantes, anti corrosivos, etc) o mesmo ocorre com fluido de freio, oleo de motor, graxas, etc....
    Claro que em alguns casos a diferença de preço fala mais alto. Usar o indicado no manual não é errado, mas...usar produtos modernos deve ser mais vantajoso!!!
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  • #11
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    Só um detalhe que ninguém falou, quando você levantou o jeep pra revisar as rodas traseiras e engatou a marcha e mesmo assim ficou girando, provavelmente você deve ter levantado o jeep inteiro, ou melhor, o eixo traseiro inteiro, o que caracteriza o trabalho do diferencial, ou seja, se você não percebeu, a outra roda (ponta de eixo) estava girando ao contrário da que você tentou retirar a porca... é assim mesmo, normal, pra dar certo, deverá colocar a outra roda no chão, ou então afrouxar a porca com a própria roda no chão... entendeu?

    É importante mecher no próprio jeep, eu também entrei pro time... mas sempre leio bastante antes... e com calma vou me atrevendo aos poucos...
    semana passada desmontei o sistema dianteiro, e retirei um dos calços do munhão... acabou a folga, mas parece estar voltando e só tem mais um calço, o que pode ser? aproveitando os leitores....

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #12
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Sim, tem esse item, está para o lado de cima. Mas o furo para colocar graxa parece muito estreito. Tem algum macete?
    Conforme o Ian falou, com bomba de graxa dá pra lubrificar legals!


    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    O estepe é central
    Mas originalmente o estepe era na lateral direita!
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