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Tópico: Motor frio falha

  • #13



    Uma imagem vale mais que 1000 palavras.

    Então, eu consegui melhoras apertando um pouco o parafuso B (embora o diagrama diga que seja para a lenta).

    O parafuso A eu imagino que seja para regular a lenta, já que ele faz tipo um calço no cabo do acelerador...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor frio falha-carburador.jpg  

  • #14
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    Uma imagem vale mais que 1000 palavras.

    Então, eu consegui melhoras apertando um pouco o parafuso B (embora o diagrama diga que seja para a lenta).

    O parafuso A eu imagino que seja para regular a lenta, já que ele faz tipo um calço no cabo do acelerador...
    O parafuso B é o gicle da lenta.. O A abre ou fecha a borboleta do acelerador, aumentando ou diminuindo a rotação do motor.. O parafuso que altera a mistura "ar/combustivel" ta marcado ali na figura coom agulha da marcha lenta e fica no pé do carburador, do mesmo lado do gicle só que mais pra baixoo

    [ ]´s

  • #15
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    hahaha, meu professor de Motores, exigia que chamassemos os "glicleus" (palavra francessa) de gargulantes, que é o termo correto em protugues.

    Acho mais adequado apertar totalmente o parafuso de batente da borboleta, e regular a lenta somente com o parafuso de mistura de ar (um q fica do lado do carburador, com uma mola).

    O batente da borboeta eu uso somente em situações de emergencias (qdo fico sem motor q arranque na trilha que não quero que ele morra), se fizer de outra maneira estará queimando gasolina a toa!!!!
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  • #16
    Com 4 olhos sempre fica mais fácil... Reparei que o motor começou a demorar mais prá pegar (antes pegava na primeira batida), e que uma fumaça branca saía pelo escapamento. Pensei que fosse por causa do frio...

    Agora na hora do almoço, abri o capô e meu cunhado ficou acompanhando... Ele disse que, quando batia a chave e não pegava, um monte de fumaça branca saía bem da tampa do carburador...

    Mistura rica? Mistura pobre? Ou outra suspeita?

    PS: Encontrei o dito do parafuso de regulagem da mistura. Precisa de uma chave tamanho 10 (nao medi certo), e não uma chave de fenda. Agora entendi todo o esquema!!!

  • #17
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    PS: Encontrei o dito do parafuso de regulagem da mistura. Precisa de uma chave tamanho 10 (nao medi certo), e não uma chave de fenda. Agora entendi todo o esquema!!!
    Cara... tem coisa estranha ai

    Normalmente o parafuso da regulagem da mistura é feito por um parafuso que a cabeça é de fenda e tem uma mola junto.. Acho que é meio dificil ele ser sextavado pois o acesso é complicado, mas....

    O gicle da lenta, esse sim normalmente sextavado (pode ate ter uma fenda junto) e deve estar apertado no corpo do carburador.. O da mistura que fica perto do pé senao me engano tem uma "regulagem padrão" de 2,5 voltas partindo de ele todo apertado e soltando..

    Essa fumaça ai veem junto com algum estouro?? Se sim pode ser o ponto..

    Da uma olhada lá

    Abraços

  • #18
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    Se me lembro bem...chave 10 (ou 8mm) é o glicleu da marcha lenta ("B" no esquema postado acima), e chave de fenda é agulha da marcha lenta (veja esquema postado acima) e no batente da borboleta ("A" no esquema postado acima).

    Qdo o meu estava desrregulado (afogando - mistura rica) ao ligar o carro na garagem, após um tempinho em marcha lenta os olhos ardiam muito, devido aos gases da combustão.

    Fumaça branco deve ser sintoma de mistura rica (esta afogando). Qdo ele não pegar tira uma vela e veja se esta molhada.
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  • #19
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Ai vai uma ajudinha...

    Como vc diz.. "uma imagem vale mais que 1000 palavras"

    Seta amarela: gicle da lenta (sextavado)
    Seta vermelha: agulha da mistura (fenda)

    No gicle num tem regulagem.. ele e apertado e num se deve soltar nem afrouxar ele do corpo.. A agulha é que se regula, apertando e soltando o parafuso.. Qd aperta diminui a proporção de ar em relação ao combustivel e a mistura fica rica.. O processo inverso tem o efeito contrario..

    Segue a foto

    [ ]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor frio falha-dsc02240.jpg  

  • #20
    Rodrigo,

    Exatamente isso! São esses 2 mesmo... Só que o teu tá beeeeem melhor cuidado do que o meu, mas com tempo eu chego lá .

    Em relação à fumaça, hoje cedo eu filmei (está no .RAR).

    As outras fotos são do estado em que as peças estavam antes da minha mexida do final de semana... Como alguém pode deixar chegar nesse estado? Minha esposa até duvidou que a junta do tanque que eu comprei estava certa...

    Na última foto (do carbura), a borboleta do afogador está amarrada no buraco do parafuso bem à direita, embaixo (quase não dá prá ver). Mas pelo menos não dava essas falhadas nem saia a dita da fumaça branca...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor frio falha-dsc06693-700.jpg   Motor frio falha-dsc06688-700.jpg   Motor frio falha-dsc06687-700.jpg   Motor frio falha-dsc06689-700.jpg  
    Motor frio falha Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: rar Filme.rar (2.79 MB)

      Número de Download 29 .

    4X4 Brasil

  • #21
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    Rodrigo,

    Exatamente isso! São esses 2 mesmo... Só que o teu tá beeeeem melhor cuidado do que o meu, mas com tempo eu chego lá .

    Em relação à fumaça, hoje cedo eu filmei (está no .RAR).

    As outras fotos são do estado em que as peças estavam antes da minha mexida do final de semana... Como alguém pode deixar chegar nesse estado? Minha esposa até duvidou que a junta do tanque que eu comprei estava certa...

    Na última foto (do carbura), a borboleta do afogador está amarrada no buraco do parafuso bem à direita, embaixo (quase não dá prá ver). Mas pelo menos não dava essas falhadas nem saia a dita da fumaça branca...
    Cara..

    Pra esse bura ficar limpinho assim depois que ele virou uma "tocha" deu trabalho, mas vc consegue tb ..

    Eu não sou um grande especialista no assunto, mas vou dar meu pitaco.. A foto que vc postou da borboleta do afogador como tava antes estava meio fechada.. Deve ser por isso que o carro pegava mais facil e ele num falhava tb pq a passagem de ar era menor.. Eu acho que essa fumaça ai e pq o motor num pega e ai ele afoga.. Num sei se faz muito tempo que vc tem o jeep mas carros antigos costumam ter uma "bardinhas" pra fazer eles ligarem, ainda mais qd tem coisas digamos "erradas" como a falta do afogador pra facilitar nas partidas a frio.. O meu tb num tem o afogador, e pra ligar eu dou umas duas bombadas no acelerador antes de virar a chave e ai dou na partida..

    Eu se fosse vc "jaque" ta meio bixado eu comprava os gicleus da lenta e o principal, um jogo de junta, uma boia e agulha nova, agulha da lenta tb.. o diafragma da bomba de aceleração e da valvula de alimentação suplementar tb.. Vai chover final de semana mesmo ai vc aproveita e abre esse bixo todo, da uma boa lavada com tinher e monta tudo denovoo... São todas peças baratinhas e que fazem diferenças

    [ ]´s

  • #22
    Rodrigo,

    Tenho ele desde setembro, é o primeiro "frio" que vou pegar com ele...

    Vou ver se deixo a borboleta do afogador um pouco fechada, como tava antes... Esse final de semana vai ser complicado de mexer, mas quem sabe...

    Prá soltar todo o carbura é só tirar as 2 porcas maiores, certo? Tenho uma certa dificuldade em acessar uma delas, porque o servofreio fica bem perto, mas eu dou um jeito!

    Obrigado

  • #23
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    Rodrigo,

    Tenho ele desde setembro, é o primeiro "frio" que vou pegar com ele...

    Vou ver se deixo a borboleta do afogador um pouco fechada, como tava antes... Esse final de semana vai ser complicado de mexer, mas quem sabe...

    Prá soltar todo o carbura é só tirar as 2 porcas maiores, certo? Tenho uma certa dificuldade em acessar uma delas, porque o servofreio fica bem perto, mas eu dou um jeito!

    Obrigado
    A pergunta foi justamente por isso, saber se vc ja tinha passado algum inverno com ele.. Sendo assim vc num sabe como era fazer ele pegar qd o tempo fica mais frio.. Se o teste da borboleta der certo, provavelmente o gicle da lenta deve estar pequeno e num manda qt de gasolina suficiente pro motor.. Ai fechando a borboleta a entrada de ar é restringida e a mistura fica mais rica..

    Para retirar o carburador tem que soltar as duas porcas, os cabos de acelerador e afogador, mangueira de combustivel, a do avanço e a mufla.. ai pra fazer a limpeza e só soltar os parafusos da tampa (6), os do injetor (4), da valvula de alimentação (3) e pra desmontar o pé (2), esses todos geralmente de fenda..

    [ ]´s

  • #24
    R$ 200 (mais peças) prá revisar carburador, ignição, alimentação, limpar e regular carburador e ponto.
    R$ 100 prá revisar e limpar só o carburador.

    Será que vale a pena levar em um "profissional" por esse preço?

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