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  • #1
    Usuário Avatar de Luiz A. Ferreira
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    Engrenagem do Vira e do Comando BF 161




    Olá amigos, estou precisando de uma ajuda de como sacar a engrenagem
    do vibrabreguin e do comando de válvula que quebrou uns dentes , me
    parece que o material dos dentes é um tipo de celeron. Desmontei a parte
    frontal do BR 161, mas não estou conseguindo sacar as engrenagens.
    Por favor, se alguem puder me ajudar fico muito agradecido.

    Luiz Antonio

  • #2
    Citação Postado originalmente por Luiz A. Ferreira Ver Post
    Olá amigos, estou precisando de uma ajuda de como sacar a engrenagem
    do vibrabreguin e do comando de válvula que quebrou uns dentes , me
    parece que o material dos dentes é um tipo de celeron. Desmontei a parte
    frontal do BR 161, mas não estou conseguindo sacar as engrenagens.
    Por favor, se alguem puder me ajudar fico muito agradecido.

    Luiz Antonio
    Quais ferramentas vc est'a usando?
    J'a tentou um saca polias?
    Sds4x4,
    Julio CJ

  • #3
    Usuário Avatar de Luiz A. Ferreira
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    Olá Julio,

    Na verdade ainda nao tentei, pois gostaria de ouvir de alguem se é
    desta maneira que se tira.
    O detalhe que o motor esta no lugar, eu somente tirei o radiador e a
    tampa da frente do motor para acessar as engrenagens.
    Muito obrigado.

  • #4
    Luiz, se você não possuir um saca polias é meio complicado, mas dá para tirar a engrenagem do virabrequim se você abrir a tampa do carter.
    Para tirar a minha engrenagem do vira, fui calçando a engrenagem e batendo no eixo até sair. Como tem uma pequena folga axial entre as bielas e o viragrequim, eu empurrava o vira para frente, calçava a engrenagem com cunhas e batia o vira para trás novamente. Você vai precisar calçar uma 10 a 20 vezez até soltar a engrenagem. É meio charope, mas dá para fazer em casa com poucas ferramentas.
    Agora, a engrenagem do comando eu não me lembro como é, uma vez retirei ela com o eixo junto quando retifiquei o motor, mas daí se naõ me engano tem que soltar as válvulas também.
    Agora, se você não manja muito de mecânica, aconselho levar para um profissional que é menos estress.

    SDS

    Rafael

  • #5
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    A engrenagem do comando tem aqueles 2 furos 'laterais' nela justamente pra colocar as garras do saca. Não pra pra colocar esse saca por tras da engrenagem, pois o espaço entre ela e o bloco num da nem 5mm, então fica complicado.

    Outro dia chegou um Jeep aqui que não queria pegar. Aí depois de alguns testes, descobri que a engrenagem do comando tinha ido pro saco. Tirei radiador e a tampa de distribuição. Dito e feito, tinham 13 dentes roçados!
    Mas como não tenho um saca engrenagens de 2 garras aqui, não quis fazer gambiarra e falei com o dono do jeep levar em uma oficina para usarem a ferramenta certa!

    Essa engrenagem do comando é de fibra!

    Já a engrenagem do vira é de ferro! Eu nunca tentei tirar, mas parece que é complicado igual ao do comando. Mas tem que ter atenção. Antes de retirar essa engrenagem, tem que virar o eixo virabrequim até a chaveta ficar pra cima, para não correr o risco de tirar e engrenagem e a chaveta cair dentro do cárter.

    Luiz, se vc não tem experiência e/ou ferramentas certas, é melhor mandar pra oficina pra não ter dor de cabeça depois, ok?

    Ah, e uma dica: já que vai ter que trocar a engrenagem do comando, compra uma de alumínio. A original de fibra não gosta de giro alto!


    Um abraço,
    Lucas Nassif.
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  • #6
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    engrenagens vira e do comando

    Legal, pela atenção , Rafaminc e Lucas Nassif
    Vou tentar arrumar um saca pequeno e tentar sacar a engrenagem do comando de valvulas, e colocar a de aluminio que deve ser mais resistente.
    Quando a engrenagem do vira, vcs ja notaram dois furos com rosca na face dela? Será que é pra sacar? colocando dois parafusos e fazendo ela sair?
    Para coloca-las depois deve ter alguma marcação nelas para acertar o ponto?

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Luiz, se só a engrenagem do comando estragou, pra que vai tirar a engrenagem do vira???
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  • #8
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    Nassif, eu estava querendo ja trocar a do vira tambem porque notei
    um dente quebrado na ponta, mas que para mim se nao conseguir tirar
    vou ter que deixar como esta. Creio que este pedaço de dente quebrado
    já é uma coisa antiga.
    Este motor eu fiz por completo em uma retifica no ano passado.
    Obrigado pela ajuda.

  • #9
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    A sim!!
    Não lembro como é a engrenagem do vira, mas precisa de saca também. Mas se não me engano, não é o mesmo que é usado pra tirar a engrenagem do comando.
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  • #10
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    Nassif,justamente nesta engrenagem existem duas roscas na face dela, que imagino ser pra se colocar dois parafusos para se ir apertando e conseguentemente ela vai saindo, vc ja chegou a ver isto?

  • #11
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Se não me engano tem isso mesmo. Deve ser pra algum tipo de saca..
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  • #12
    Usuário Avatar de Luiz A. Ferreira
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    legal, esta semana que esta começando vou tentar retirar as engrenagens
    e colocar a viatura em movimento com as dicas me passada aqui.
    Porém, se alguem mais tiver alguma sugestão, por favor, escreva-nos.
    Muito obrigado a todos.

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