x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
    Usuário
    Entrada
    12/01/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Agradecimentos: 0

Reparos em chassi

olá a todos do forum,
    Motivado pelos relatos dos companheiros, resolvi desmontar meu jeep inteiro e começar uma reforma geral . E estou precisando da ajuda de vcs, pois aos poucos estou descobrindo as gambiarras que foram feitas em alguma "reforma" que o jeep já sofreu. Embaixo do suporte de amortecedor traseiro direito descobri uma porcaria de remendo no chassi, e na frente umas chapinhas soldadas naquele tubo que fica embaixo do radiador. Gostaria de saber dos colegas se esses reparos podem ter comprometido o chassi ou tem conserto .
    Um abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reparos em chassi-dscf0248_147.jpg   Reparos em chassi-dscf0246_463.jpg   Reparos em chassi-dscf0240_209.jpg  

Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Rogervet

Acabei de reforçar o meu chassis e uma coisa que valeu a pena foi passar a escova de aço nele todo. Não deu para mandá-lo para o jato de areia. Se optar por isto utilize uma esmerilhadeira e uma escova de aço trançada. É a única que aguenta o tranco.

Acho que seria melhor você limpar todo o chassis ou pelo menos estas áreas mais "afetadas" que você está em dúvida. Depois passe um produto para fosfatizar o metal e aplique um fundo claro para facilitar a visualização de trincas.

Verifique com mais detalhes as partes que ficam perto dos suportes dos feixes de mola, fixa e jumelos.

Não entendí a peça na frente do radiador. Ela é tubular ou não estou vendo direito?

[]s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

estrutural

Remendo não estraga o chassis.

Pode simplesmente ser um serviço porco mesmo.

O aconselhável, se possível, seria remover o chassis e mandar a um bom jato de areia para descobrir as cacas e possíveis trincas por baixo das 200 camadas de tinta.

O jato ajuda também a remover a ferrugem.

Pelo visto, seu jeep, um CJ 2, 2A , 3 ou 3B está bem judiado.

Oque acontece é que depois de vários anos de uso, o material do chassis já estressou o suficiente para começar a rachar pra tudo quanto é lado.

O reparo que fizeram foi para substituir o material base dos suportes que provávelmente foram arrancados, depois de terem trincado de fora a fora.

Oque ajuda a isso acontecer?

-amortecedores fora do tamanho original
    -falta dos batentes de suspensão
    -abusos e sobrecargas.

Bom, é o que eu posso dizer.

Parece que o seu chassis é um ótimo candidato a um SPA de chassis.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    12/01/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Ola Leopoldo e asterix, obrigado pelas dicas. A travessa que vai embaixo do radiador é tubular, pois o jeep é um CJ 3A. Realmente o chassi tá judiado, o jeep foi adquirido há apenas 6 meses, e praticamente não rodei com ele, pois já sabia mais ou menos do estado dele. A minha dúvida é, principalmente no remendo do suporte do amortecedor, se vale a pena restaurar esse chassi, limpando (jato de areia), localizando trincas, etc. reforçá-lo e pintá-lo, ou de repente procurar um outro chassi em melhores condições.
    um abraço.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

o que fazer?

Tudo depende de disponibilidade de peças , mão de obra, etc etc etc e $$$$$$$.

Se o chassis não estiver todo torto, pode ser recomendável o retrabalho.

Achar um em bom estado não é fácil; e depois quem te garante que não vai ter que fazer o mesmo?

O que deve ser feito não é apenas a substituição das peças(partes) ruins, mas o reforço que chamam de bacalhau.

Vai "enrigecer" o chassis? vai; vai ficar mais pesado? vai, mas o seu chassis não vai suportar mais torções e flexões sem quebrar no futuro, se não for colocado o reforço.

Reforço de fora-à-fora nas abas inferiores das longarinas, na parte superior do suporte do amortecedor até o suporte de amortecedor traseiro.

No caso da junção da travessa redonda com as longarinas, especial atenção pois poderá ter de refazer as soldas.

Boa sorte.....é um trabalho que dá gosto.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Povo de Sucupira:
    O ex-assassino da kinha viatura deixou o bicho na praia um tempo, sem a menor manutenção, entonces, tá com pontos de ferrugem, principalmente no chassis. Alguém sabe dar uma idéia de valor do jateamento, que vou ter que fazer, não $ei quando, mas vou...
    Valeu
    Abs

Galera...já refiz uma dúzia de chassis de CJ's...
    o Leopoldo tá certo, porém são dicas "profissionais" que nem sempre são barata$$$$,

Meu método. (testado e aprovado)
    O chassis do CJ foi idealizado para uso agrário/militar com certa duração. Não para trabalhar 50 anos depois em trilhas radicais com outros motores e suspensões...
    Eu parto logo pra ignorância.
    Retiro os bacalhaus (peças soldadas como gambiarras), todos os suportes de amortecedor e feixes, deixo liso.
    gabarito o chassis, colocando ele num piso plano e puxo linhas pra ver se não está torto., se estiver, com ajuda de macaco hidráulico, endireite e com ajuda de barra roscadas (nos furos existentes no chassis) prendo tudo alinhado.
    Depois vem as cintas. Compre 4 barras chatas de aço 1 1/2" x 1/8" e solde em cima e em baixo do chassis, soldo intercalado 8 cm c/ solda, 8 cm sem, intercalo tudo
    (dica) marque a furação/posição dos suportes de amortecedor e batentes de suspensão)
    depois de tudo soldado, mando dobrar um "U" também com espessura de 1/8" que encaixe DENTRO do chassis e soldo da mesma maneira.
    depois, pinto com tinta emborrachada bate-pedra e finalizo com dias mãos de tinta PU preto brilhante.
    Pronto, teuchassis tá beeem mais pesado, mas vc esquece que ele existe por mais uma década de trilhas.
    (PS) o meu chassis, mesmo fazendo rock crawling não tem nenhuma trinca, nada mesmo.
    anexo umas fotos de uma chassis que estamos fazendo atualmente,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reparos em chassi-dsc01573.jpg  

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Rogervet, bom dia...

Eu tinha um chassi tão ruim ou pior que o seu. Em particular, resolvi recuperar o mesmo. O tubo frontal foi trocado por um tubo de cardan de caminhão sem costura, aplicação de reforço, alinhamento, etc...

Para referência, gastei 1600 latinhas, mas o chassi está zero, sem nenhum bacalhau e/ou remendo porco.

Veja as fotos do antes e depois.

Abraços, boa sorte e muita paciência...

Dirceu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reparos em chassi-jeep-antes-da-reformaa.jpg   Reparos em chassi-jeep05a.jpg  
    4X4 Brasil

Num estressa que seu chassi, pelo menos nas partes que você mostrou, não tá tão ruim assim não.....

É só recuperar. A receita do ADI (Stephan) é uma boa, eu só questiono fechar o chassi se vc não faz nada muito pauleira. Pra trilhas não muito trash e passear no domingão com a capota abaixada não é necessário....

Roger,

Existem diferenças bastante significativas entre o chassis do CJ3A e do CJ5. O chassis do CJ3A foi feito para ser FLEXIVEL.

Assim, voce deve sim recuperar seu chassis pois ele não está tão ruima quanto você pensa.

O tubo redondo debaixo do radiador não pode ser reforçado com soldas grandes senão ele quebra todo. Existe ele à venda novo na internet dentro do Brasil.

Os reforços sugeridos e bem realizados nas fotografias não são tão recomendaveis para o CJ3A pois deixa o chassis duro (e quebradiço).

Ninguem lhe falou mas, o para choques dianteiro faz parte do chassis e deve ser cravado (não soldado nem aparafusado apenas)

Hoje em dia existem cravos de aço que se parecem com parafusos de cabeça redonda e tem porcas atrás. Use-os para cravar o parachoques dianteiro, os suportes das molas e jumelos etc.

meu chassis estava muito pior que o seu. veja meu jeep em http://www.jeepdootavio.blogspot.com

Um abraço,

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Roger, preste bastante atenção nas regiões de maior "stress", próximos dos suportes dos feixes (de preferência substitua os suportes). No mais é isso que todos já citaram.

Usuário Avatar de Fredão ºOlllllllllllllOº
    Entrada
    15/02/2004
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Estou atras de jateamento pra chassi tambem, alguem pode passar o tel de alguem q faça esse trampo em sp? osasco, carapicuiba...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem