O motor de arranque do meu Jeep travou, acredito que seja deviduo ao barro que infestou todo o motor.
Gostaria de saber como devo limpar e se tenho que tomar algumas precauções, seria nescessario desligar o fio da bateria mesmo com o Jeep desligado????
O Jeep é um J-6 e o motor é um 6 canecas 5.0L
Fala aí... Lucas C.
que motor é esse afinal ? Seis cilindro com 5.000 m3 - foi o que você disse mesmo ? Se o arranque travou por causa de barro, então o negócio é não entrar no barro. eh eh eh.
Agora falando sério... dá uma pesquisada em "arranque" que vai vir muita coisa.
Postado originalmente por Lucas C
Também gostaria de saber que providencias seriam nescessarias para isso não acontecer novamente!
Ola Lucas, se o arranque travou vc vai ter que retirar ele para fazer uma verificaçao, ver por que ele travou, vai ter que ser desmontado para verificar se teve algo mais serio ou se so teria que fazer uma limpeza e lubrificar
1-Solta os cabos da bateria por obvia medidada de segurança
2-solta os cabos que estão ligados no arranque
3-Tira ele dali, no original do jeep, é só 2 parafusos em uma posição desgraçada
4-ai, vem a parte mais facil, leva num auto eletrico e manda dar uma geral. Normalmente nestes motores vão buchas, dai talvez ele va pedir algum serviço de torno, mas ele ja deve ter quem faça
5-com a bagaça funcionando (testada na bancada) é só parafusar ele devolta no lugar e religar os cabos corretamente. Por ultimo religue os cabos da bateria.
Para não acontecer novamente. No BF 161, por exemplo, tem uma abraçadeira bem grande que cobre as escovas. Tem umas especies de "ilitrisistas" que tiram a abraçadira, trocam as escovas e simplismente não recolocam ela devolta. Deixam ai uma janela para entrar barro.
motor 5 litros achei grande, mas rasoavel de se existir, mas o teu, Julinot de 5.000 m3 (cinco mil metros cubicos), ou na melhor das hipoteses 5m3 (cinco metros cubicos=5000 litros) realmente é um put@ motor.....como sei que foi um pequeno engano é só para zoar, não leve a mal
e quanto ao motor...eu tambem estranhei quando comprei o jeep...+ no documento dele esta sim 5.0L
por ser um jeep longo (o bernardao) achei bem razoavel levar este motor.Com serteza e um motor muito forte!
Espero que o Lucas C não se importe, mas vou aproveitar para tirar uma dúvida sobre o meu arranque.
Depois que instalei um acendedor de cigarros (não sei se tem a ver), toda vez que vou dar a partida com o Jeep frio, o motor trava logo quando começa a girar. Espero alguns segundos e tento até funcionar (destrava la pela 3ª ligada) e quando da partida ele "pega aos poucos" (tem que deixar a chave girada um pouco mais ate ele pegar).
Esse motor foi recondicionada em setembro do ano passado, tava com a partida perfeita!
Estou nos finalmentes da reconstrução do meu jeep. Fiz toda a parte elétrica e, sem modéstia, ficou bem direitinha. Usei uma caixa de fusível modificada do Gol antigo (de 15 fusíveis) com comando de seta do Uno. Depois, se alguém quiser, passo os desenhos.
Mas a dúvida é a seguinte: ou meu motor de arranque está ruim, ou eu não soube fazer a ligação. Estou usando o motor/arranque do Opala. O bendix tem 4 contatos, liguei assim:
- o mais grosso e mais comprido (ui!) na bateria
- o mais grosso e curto no chassi
- o fino que fica perto do motor à chave de ignição
- o fino longe do motor ao chassi
Ao acionar a chave, escuto o barulho do bendix armando, "tec!", mas também solta fagulhas como se o arranque estivesse em curto. Alguém que tenha um motor de Opala pode confirmar se fiz a ligação certa?
Mas a dúvida é a seguinte: ou meu motor de arranque está ruim, ou eu não soube fazer a ligação. Estou usando o motor/arranque do Opala. O bendix tem 4 contatos, liguei assim:
- o mais grosso e mais comprido (ui!) na bateria
- o mais grosso e curto no chassi
- o fino que fica perto do motor à chave de ignição
- o fino longe do motor ao chassi
Ao acionar a chave, escuto o barulho do bendix armando, "tec!", mas também solta fagulhas como se o arranque estivesse em curto. Alguém que tenha um motor de Opala pode confirmar se fiz a ligação certa?
Que eu me lembro do arranque nao sai fio para o chassi.
Vou ver se tiro uma foto para facilitar.
Que eu me lembro do arranque nao sai fio para o chassi.
Vou ver se tiro uma foto para facilitar.
Esta foto é do arranque do 6cc. (nao é bosch)
-1 -> vem do positivo da bateria
-2 -> vem do tambor da chave (comanda o acionamento do motor de arranque)
-3 -> vai para o sistema de ignição
-4 -> vai para dentro do arranque