"acho que o motor ficou mais adiantado e começou a esquentar muito e a bater em altas rpm, percebi que o ponto esta adiatado dmais."
MS > Efeitos típicos de avanço maior do que o devido. Dependendo de quanto, também pode gera perda de potência, aumento de consumo e esforços superiores ao que certas peças devem suportar, podem causar quebra e/ou desgaste prematuros.
"Comprei uma lampada para mexer nisso, e coloquei o ponto como pede o manual e parece que o motor esta meio fraco, mas deve ser o normal, visto que antes ele podia estar meio adiantado."
MS > Pode ser que esta impressão de redução de torque depois do acerto do ponto seja real, especialmente em rotação mais baixa. Estes motores antigos foram calibrados para usar uma gasolina diferente da atual, que contém um percentual considerável de álcool (parece que agora está em 18%, mas há pouco tempo estava em 25% - quando o preço do etanol anidro reduzir, possível que volte aos 25%) e acabam permitindo, ou requerendo (como preferir) um mapa de ignição mais avançado, mas há limite para isso, é claro. Quando o ponto estava maior do que o valor oficial, provavelmente você percebeu na prática este efeito.
"Uma outra dúvida, o manual pede 5º se eu colocar 10º e o motor não bater, será que pode acorrer problemas ao mesmo? ou pode deixar, tendo em vista a alteração do combustível nos dias de hoje..."
MS > Isso tem a ver com que o que eu disse acima. Esta mudança pode ser feita, desde que "com sabedoria", pois o motor funciona mesmo com o ponto bem errado, seja para mais, seja para menos. Note que "funcionar" não é sinônimo de "funcionar bem" nem de "funcionar com segurança". Quando se aumenta o avanço inicial (o "ponto"), também aumenta-se o esforço aplicado ao motor de arranque e, consequentemente, à bateria, o que deve ser considerado. O adiantamento pelo distribuidor somente muda o coeficiente linear da curva de ignição. Há o coeficiente angular que também pode exigir mudança.
Abraços!