x
Convex Datacenter
Página 26 de 35 PrimeiroPrimeiro ... 1617181920212223242526272829303132333435 ÚltimoÚltimo
Resultados 301 a 312 de 409
    Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
    Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimentos: 0

Fala Sergio,
    Primeiramente quero agradecer pelo pronto atendimento.
    Então o meu motor esta ajustado no olho por um amigo, até então muito bom, um belo dia o platinado fudeu, com isto tive que mexer com isto acho que o motor ficou mais adiantado e começou a esquentar muito e a bater em altas rpm, percebi que o ponto esta adiatado dmais.
    Comprei uma lampada para mexer nisso, e coloquei o ponto como pede o manual e parece que o motor esta meio fraco, mas deve ser o normal, visto que antes ele podia estar meio adiantado.
    Uma outra dúvida, o manual pede 5º se eu colocar 10º e o motor não bater, será que pode acorrer problemas ao mesmo? ou pode deixar, tendo em vista a alteração do combustível nos dias de hoje...
    Abraço
    CJ 5, AP 2.0 MI , cab. chev 5M + Work 1200Lbs + Eixos de Rural com Susp helicoidal 3 Link Wishbone + DH S-10 + freio a disco nas 4, VJ 910 265/70R16.

Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimento: 1
    Oi, Cláudio.

"acho que o motor ficou mais adiantado e começou a esquentar muito e a bater em altas rpm, percebi que o ponto esta adiatado dmais."

MS > Efeitos típicos de avanço maior do que o devido. Dependendo de quanto, também pode gera perda de potência, aumento de consumo e esforços superiores ao que certas peças devem suportar, podem causar quebra e/ou desgaste prematuros.

"Comprei uma lampada para mexer nisso, e coloquei o ponto como pede o manual e parece que o motor esta meio fraco, mas deve ser o normal, visto que antes ele podia estar meio adiantado."

MS > Pode ser que esta impressão de redução de torque depois do acerto do ponto seja real, especialmente em rotação mais baixa. Estes motores antigos foram calibrados para usar uma gasolina diferente da atual, que contém um percentual considerável de álcool (parece que agora está em 18%, mas há pouco tempo estava em 25% - quando o preço do etanol anidro reduzir, possível que volte aos 25%) e acabam permitindo, ou requerendo (como preferir) um mapa de ignição mais avançado, mas há limite para isso, é claro. Quando o ponto estava maior do que o valor oficial, provavelmente você percebeu na prática este efeito.

"Uma outra dúvida, o manual pede 5º se eu colocar 10º e o motor não bater, será que pode acorrer problemas ao mesmo? ou pode deixar, tendo em vista a alteração do combustível nos dias de hoje..."

MS > Isso tem a ver com que o que eu disse acima. Esta mudança pode ser feita, desde que "com sabedoria", pois o motor funciona mesmo com o ponto bem errado, seja para mais, seja para menos. Note que "funcionar" não é sinônimo de "funcionar bem" nem de "funcionar com segurança". Quando se aumenta o avanço inicial (o "ponto"), também aumenta-se o esforço aplicado ao motor de arranque e, consequentemente, à bateria, o que deve ser considerado. O adiantamento pelo distribuidor somente muda o coeficiente linear da curva de ignição. Há o coeficiente angular que também pode exigir mudança.

Abraços!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

Gente, no inicio do topico, deram uma "receita" que -ao dizer dos que montaram- funciona perfeitamente :

Distribuidor original do Jeep
    + mesa do distribuidor do monza quadrado
    + tampa Opala 6cc
    + sensor Opala 6cc
    + Modulo de Igniçao VW

Pesquisei muito a respeito no forum e essa gororoba de peças é muito citada mas muito pouco detalhada. Eu teria interesso em saber mais sobre essa instalaçao, ja que modulo VW ja tenho um na mao (tenho buggys todos com igniçao eletronica usando esse modulo 6 pontos da Bosch... faço a ligaçao dele de olhos fechados !) e parece ser acessivel a qualquer um que sabe mexer um pouco, com a ajuda de um torneiro. Gostei tambem o fato de usar o proprio distribuidor do Jeep. Alguem ja tentou essa adaptaçao, tem fotos, dicas, detalhos, esquema, ... ?
    Nao digo que é a receita milagre, mas acho que no meu caso com o que eu tenho de disponivel (moro no fundo do Ceara), seria uma opça viavel.
    Obrigado pela ajuda

Agora chegou no ponto que eu queria...

Desses kits todos ai que tem no mercado, qual vcs indicam que funcione perfeitamente?

Isto é, com avanço centrífugo funcionando, rodando pro lado certo, sensor hall perfeito?

Amigo Wesh, essa tua citação me parece a mais correta, o distribuidor do monza gira Anti-horario como o bf, tampa opala 6cc (obvio), sensor opala 6cc (esse a que vc se refere seria a aranha com 6 pontas que fica dentro do distribuidor, correto?), módulo de ignição VW (aqui minha duvida, não tem problema que ele foi projetado pra trabalhar com um 4cc vw e agora vai trabalhar com o 6cc??) E por fim colocar toda essa gente dentro do distribuidor original bosh do bf???

Qdo eu tiver 100% certeza disso tudo eu coloco no meu, até lá, aceito sugestões de kits dos amigos do forum (que funcionem, heehhehe)

Obrigado a todos.

Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimento: 1
    Bom dia.

Considere a curva de avanço diferente, pois cada motor tem a sua. Mesmo que a curva do Monza seja MUITO diferente, o motor ainda assim funcionará, certamente. No entanto, "funcionar de algum jeito" não é sinônimo de funcionar bem. Mapa de ignição errado, dependendo de quão errado e se errado para mais ou para menos, leva a pelo menos um dos seguintes efeitos: perda de potência, aumento de consumo, desgaste prematuro de partes do motor relacionadas à propulsão, aumento de temperatura da câmara...

Adaptações boas podem ser feitas, sem dúvida, desde que exista estudo prévio da compatibilidade das peças e um bom executante. Boa sorte aí!!!

Abraços!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

Entao Sraposo eu nao devo ter entendido direito. Eu pensava que adaptando a mesa do Monza no eixo do distribuidor original do BF-161, se conservavam os avanços centrifugo e a vacuo originais do BF pois nao mexia na capsula de vacuo (dai tem que dar um jeito de conectar o eixo da capsula do BF a mesa do Monza) nem no sistema centrifugo que age no eixo.
    Se fosse simplesmente adaptar o distribuidor do Monza no BF dai sim, os avanços nao corresponderiam...

Citação Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    sensor opala 6cc (esse a que vc se refere seria a aranha com 6 pontas que fica dentro do distribuidor, correto?)
    E agora... nas minhas pesquisas apareceu esse tal de "sensor", mas até entao eu tinha pensado que se tratava do rotor de igniçao. Talvez você tenha razao jk, pode ser a aranha do opala...

módulo de ignição VW (aqui minha duvida, não tem problema que ele foi projetado pra trabalhar com um 4cc vw e agora vai trabalhar com o 6cc??)
    Bah, modulo é modulo... Controle o disparo da centelha nas velas. Recebe um sinal e manda outro. Bom, com um 6 cilindros talvez seja mais sinais por segunda, mas o BF-161 gira tambem um pouco mais devagar que um flat 4 de fusca, acho que compensa. Talvez a preocupaçao seja com o ângulo de permanência, nao sei se é diferente de um motor para outro ? De qualquer maneira o povo parece satisfeito com esse modulo 6 pinos da Bosch (tem que ser da Bosch mesmo e nao os paralelos, podem confiar em mim ! Ou senao é melhor ficar com o platinado mesmo, que fica mais confiavel kkkkkk)

Achei isso : "Como a unidade de comando (CDI) controla o ângulo de permanência da ignição, não poderá ser utilizado uma mesma unidade de comando para diferentes tipos de motores, pois cada um tem características diferentes, embora a aparência externa seja a mesma.
    Caso seja instalado uma unidade não especificada para um determinado motor, em marcha lenta ou em médias rotações o efeito não será sentido, a não ser nas altas onde poderá provocar falhas ou baixo rendimento." (Fonte : :: WEBMECAUTO.COM :: Como funciona? - Ignio eletrnica transistorizada ...)
    PS 1: As outras paginas da matéra sao super interessantes.
    PS 2: Muito interessante tambem, sobre o ângulo de permanência : :: WEBMECAUTO.COM :: Correio Tcnico - ngulo de dwell x permanncia
    Vou dormir menos besta

Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
    Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimentos: 0
    Pessoal cada motor tem curva de avanço diferente, os contra pesos são diferentes, pressão das molas, resistencia do avanço a vacuo, a quantidade de graus que cada um avança tanto a vacuo e centrifugo, a RPM que eles começam a "trabalhar" cada motor é de um jeito.
    Olha um amigo comprou um kit de ignição eletrônica transitorada, ja tem ums 3 meses e até hoje não resolveram o problema dele, ja mandaram uns 3 distribuidores e viram com problemas...imagine a dor de cabeça e o gasto com frete telefone e o caralho(ainda mais se for na GAMA)...sem contar que estes distribuidores que eles vendem eu estava reparando eles fazem muita gambiarra, ele pegam a carcaça de fusca e faz um de willys, até que colocam os avanços "certos", mas c vc pegar e medir com transferidor de angulo existe diferenças de avanço entre o original e a bosta que eles vendem por ai, me refiro a CV distribuidores, saiam fora desta merda, isso não presta...o distribuidor vem cheio de buraco, aranha toda torta....nossa não vale a pena...e não funciona...
    Junta mas um pouco de grana e compra um DD do Sergio ai do forum...eu vou fazer isso...
    Abraço a todos...
    CJ 5, AP 2.0 MI , cab. chev 5M + Work 1200Lbs + Eixos de Rural com Susp helicoidal 3 Link Wishbone + DH S-10 + freio a disco nas 4, VJ 910 265/70R16.

sensor opala 6cc (esse a que vc se refere seria a aranha com 6 pontas que fica dentro do distribuidor, correto?)
    Depois de mmmaaaaaaiiiiisssss pesquisas : é isso ai, tem que usar a aranha do opala 6cc como essa

O que eu nao achei mas eu deduzi, é que tem que usar a bobina impulsora do mesmo opala 6cc. Provavelmente (agora tenho que conferir) a tal bobina impulsora vem se montar certinho na mesa do monza... porque senao, nao vejo a utilidade de usar a mesa do monza, seria "so" tirar o platinado e dar um jeito de fixar a bobina na mesa original do BF (o que nao deve ser tao simples).

Gente, se eu conseguir vocês vao ter direito a um maravilhoso tutorial sobre como transformar o distribuidor original do BF-161 de platinado para eletronico

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezados ! em um outro tópico sobre ignição eletrônica eu registrei minhas experiências com essa questão, é mais ou menos o seguinte : minha exposa tem um CJ58 com BF-161, por dificuldade de encontrar mecânicos que entendam de motores antigos e querendo aumentar a confiabilidade do veículo, que é seu carro do dia a dia ! ela comprou e eu instalei um kit vendido no mercado livre que afirmava ser 100% compatível com o BF ( baseado no distribuidor do Fusca ) e realmente funcionou muito bem ! eu tenho um CJ64, também com BF-161 e com ignição baseada no distribuidor do Opala ( já veio nele ) e que para funcionar mais ou menos teve que virar a mesa para ter pelo menos avanço centrífugo . . . tenho uma C-10 com motor 261 ( 4300 cm³ ) em que eu mesmo levei um distribuidor de Opala no torneiro e após várias mexidas e retrabalhos consegui instalar no motor, ficando muito bom ! faria de novo ? nem fu$#@&*do ! fiz na época por desconhecimento, não era membro do fórum e não pesquisei o suficiente, na C-10 o custo total ficou em 65% da ignição da Motorspice, se você – assim como eu – gosta de por a mão na massa e quer modernizar o seu motor, seja radical ! esqueça os dispositivos eletromecânicos, mais cedo ou mais tarde eles vão te deixar a pé no meio do mato, quando chegar a hora certa e o QSJ estiver “sobrando” vou sucatar o distribuidor do BF e do 261 e colocar uma ignição estática, um abraço a todos !

Estou com uma duvida gente... seguindo essa pagina, logicamente a bobina impulsora de um motor 6 cilindros deveria ter 6 nucleos de induçao. Mas neste pdf da Bosch a referençia da bobina impulsora de todos as Opalas sao iguais... pior ainda, é a mesma referençia que a do Fusca 1300 !! Alguem poderia me explicar direito ? E importante entender para puder escolher qual a bobina impulsora certa

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 9 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 9 visitantes)

Permissões de Postagem