x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 34 de 34
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Agradecimentos: 0

Thumbs up

Vinicius
    Ainda bem que não foi só eu que penou atrás do tal silicone e ouviu um monte de besteira

[]s
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Citação Postado originalmente por Giovani
    acho que o motor é o mesmo das ventoinhas do Vectra, Ômega, S-10...
    Aí vai uma foto da ventoinha do vectra pra ilustrar o tópico
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ventoinha-011.jpg  

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O alternador tem 2 rolamentos:

Um de esfera que se for o certo, é blindado, perto da polia e uma bucha de agulhas, na face oposta, uma bucha não muito "vedada".

No meio do caminho, 2 lindas escovas e uma pista de cobre.

escovas + lama = pista e escovas destruídas.

O alternador está 100% do tempo acionado, ao contrário da ventoínha, que só liga se a cebola ou a chave em paralelo for ligada.

A ventoínha está protegida (relativamente) pelo radiador, ou pelo corpo da hélice, pois alguns motores são embutidos.

O corpo do alternador é muito mais "esburacado" que o da ventoínha.
    Citação Postado originalmente por leopodo
    Se o alternador entupir e em seguida travar, a correia do alternador + bomba d'água + polia do motor patina e em seguida arrebenta.

sem ventoínha vc termina a trilha colocando água o tempo todo, ou parando de 10 em 10 min.

sem correia : danou !
    Vamos analisar a situação mais profundamente...

Concordo com tudo que que vc escreveu.
    MAS... O que acontece com um alternador e com uma ventoinha numa trilha?
    Me corrija se eu estiver errado.

Eles funcionam de maneiras opostas: um funciona por ação mecânica e gera energia. O outro precisa de energia para funcionar.
    VENTOINHA:
    DESLIGADA: caso entre água limpa, não vai acontecer nada, pois a água escorre e não deixa nenhum detrito. Pode oxidar algumas peças com o passar do tempo e dependendo da freqüência que isso ocorrer. Se for ligada logo após a passagem pela água, ainda poderá causar um curto.
    Caso entre lama, ficará entupida, com muitos detritos. Quando ligar, certamente não irá girar, ou vai girar devagar, podendo queimar.
    LIGADA: caso entre água limpa, poderá entrar em curto, queimando um fusível ou até mesmo a própria. (Já queimei um fusível da ventoinha assim.)
    Caso entre lama, além do mesmo risco de queima por curto, os detritos poderão trancar o induzido, mas isso é relativo, pois em movimento dificilmente isso ocorre. É mais provável o curto e o não funcionamento posterior à uma parada. Em ambos os casos (água limpa e lama), a hélice irá frear o motor, pois terá que empurrar água ou lama, como um motor de popa.
    Só isso já é o suficiente para causar uma sobrecarga e queimá-la. Aí que entra a chave para desligá-la.

ALTERNADOR:
    SEMPRE LIGADO: é acionado por ação mecânica, através da polia, ligada por uma correia à polia do virabrequim. Desnecessário dizer que a força que o faz girar é muitas vezes superior à força do motor elétrico da ventoinha.
    Como bem disse o Mestre Leopoldo, o alternador tem um rolamento blindado e uma bucha de agulhas.
    Dessa forma, girando à sei lá quantos RPM's, tocado pela polia do virabrequim, mesmo entrando água ou lama em seu interior ele não irá parar de girar. Não nesse momento. Poderá queimar algum componente, como um diodo ou causar um curto. Deixará de funcionar (gerar energia), mas não pára de girar.
    O rolamento por ser blindado, já impede que um detrito entre em seu interior. Água talvez, mas grãos de areia já é mais difícil, pelo próprio movimento em que se encontra. Além do fato do alternador ser mais esburacado, entra fácil, sai fácil. O que pode ocorrer, é o engripamento dos rolamentos, depois de uma parada mais demorada. Às vezes nem no mesmo dia. Isso é facilmente percebido no momento da partida, que fica mais pesada. Se ele trancar de vez, vc escutará o barulho na correia.
    Portanto, só discordo numa coisa: o alternador não irá travar de repente, depois de um mergulho, com o motor em pleno funcionamento. Ele irá dar sinais de problema antes disso ocorrer. Deixa de carregar a bateria, ronco dos rolamentos, partida pesada, barulho na correia... Quem levar adiante nessa situação, aí sim poderá provocar uma quebra.
    Nesses anos todos, que eu tenho jeep, lembro de ter mexido quando muito, umas 3 ou 4 vezes no alternador. Fazendo manutenção, troca de rolamentos, escovas, diodos... Em 3 motores, tive apenas 2 alternadores diferentes. Jamais eles travaram. E mesmo entre meus amigos jipeiros, que já tiveram problemas, em nenhum caso o alternador travou.

Concluindo... Numa trilha, geralmente de 1 dia, por pior que seja, é muito improvável um alternador travar.
    Já para uma ventoinha, basta 1 mergulho!

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Isso está evoluindo muito mesmo. Está bem detalhado.

Está parecendo um "risk assessment" de componente aeronáutico. hehehe.

Só faltou uma pequena depuração de uma possibilidade na análise, e bem específica:

Como o camarada detonou o motor da ventoínha, aparentemente temos como uma outra condição a possibilidade do motor estar mergulhado na lama ate meio altura do radiador.

Porque digo isso?

Porque quando se está no fora de estrada, está razoávelmente devagar, provável ainda estar em 1º marcha ou reduzido. Nesta condição, sem ar de impacto a ventoínha está acionada ou acionando pois o motor está esquentando depressa.

A vetoínha funcionado, tende a jogar a lama radialmente (para fora), o que por sí só impede que entre muita lama pois esta vem da frente para trás.

O motor deve ser semi-embutido no corpo da hélice, portanto deve colher pouca lama mesmo, nas condições transientes, ou seja, lama sobe e desce,

Como entrou lama então?

Estava devagar demais ou parado para entrar água + lama e mesmo assim, a cota deveria estar em até a metade do radiador.

Bom, nessa altura de água + lama, o alternador também está dentro da lama.

Concordo com tudo que vc falou, mas temos alguns agravantes em potencial:

As pistas dos contatos do rotor estarão sendo lixadas pela água + lama.

Ao entrar agua + lama, poderá haver o efeito semelhante ao que acontece no OHC e ao resfriar a carcaça, água contaminada ser sugada para dentro dos rolamentos.

É por isso que eu disse que se o motor da ventoínha engripou ou detonou da maneira como ele falou, eu não dispensaria menores cuidados com o alternador. O desgranhento é caro.

Se o motor do jeep for um OHC, há ainda outras prioridades como verificar o óleo do motor.

Ainda assim, no caso do alternador, me preocuparia menos com um AC-delco, mas muito com um Bosch.

O engripamento do rotor realmente é difícil pois a velocidade de rotação impede um travamento repentino por contaminação, tem muita inércia e concordo que se isso ocorrer, deverá ser mais provável de ocorrer se o motor parar, a menos que os rolamentos estejam moídos e para isso acontecer, o rolamento deverá estar cantando há muito tempo ... e antes disso a luzinha vermelha maledeta acenderá.

!
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Estamos perto de um consenso...

Só faltou uma pequena depuração de uma possibilidade na análise, e bem específica:

Como o camarada detonou o motor da ventoínha, aparentemente temos como uma outra condição a possibilidade do motor estar mergulhado na lama ate meio altura do radiador.
    Bom, se está mergulhado e parado, como já aconteceu comigo, fod& muita coisa... Ventoinha e alternador são só um detalhe...
    Mas o que geralmente acontece, é uma passagem rápida por um rio ou alagado, sendo esses últimos os piores, pois em água parada a lama toma conta.
    Nessa passagem, a água bate no radiador e chega à hélice da ventoinha, ou ao seu motor, se estiver desligada. Porém, uma onda é formada à frente do jeep, com uma depressão logo atrás. Jipeiro experiente leva o jeep junto com a onda, deixando o motor nessa depressão. Então, pode acontecer de pegar água na ventoinha e não no alternador.
    O mesmo ocorre na entrada de rios, onde é preciso descer um barranco para entrar na água. O bico mergulha, molhando a ventoinha, mas o alternador às vezes mal pega uns respingos.

Porque quando se está no fora de estrada, está razoávelmente devagar, provável ainda estar em 1º marcha ou reduzido. Nesta condição, sem ar de impacto a ventoínha está acionada ou acionando pois o motor está esquentando depressa.

A vetoínha funcionado, tende a jogar a lama radialmente (para fora), o que por sí só impede que entre muita lama pois esta vem da frente para trás.

O motor deve ser semi-embutido no corpo da hélice, portanto deve colher pouca lama mesmo, nas condições transientes, ou seja, lama sobe e desce,

Como entrou lama então?

Estava devagar demais ou parado para entrar água + lama e mesmo assim, a cota deveria estar em até a metade do radiador.
    Tem outra possibilidade... Alguma vez vc fez esse teste com o capô aberto?
    Voa lama e água pra todo lado! É uma chuva!
    Com o capô fechado, ela só pode voltar para baixo, cobrindo absolutamente tudo que estiver no cofre do motor. Entra lama onde vc nem imagina...

Bom, nessa altura de água + lama, o alternador também está dentro da lama.

Concordo com tudo que vc falou, mas temos alguns agravantes em potencial:

As pistas dos contatos do rotor estarão sendo lixadas pela água + lama.

Ao entrar agua + lama, poderá haver o efeito semelhante ao que acontece no OHC e ao resfriar a carcaça, água contaminada ser sugada para dentro dos rolamentos.

É por isso que eu disse que se o motor da ventoínha engripou ou detonou da maneira como ele falou, eu não dispensaria menores cuidados com o alternador. O desgranhento é caro.
    Sim, pode entrar água contaminada nos rolamentos. Mas sendo estes blindados, os detritos serão uma poeira. Com os rolamentos girando, nenhum detrito dessa natureza fará ele engripar. No caso da ventoinha, a baixa rotação pelo contato da hélice com água poderá causar o maior dano.
    No caso do alternador, essa água chega ser despresível, pois vai evaporar tão logo termine o contato do alternador com a água. Claro que o rolamento já estará comprometido, mas daí à vir engripar, vai longe.
    O alternador é caro, mas dura muito mais do que 3 ventoinhas nessas condições.

Se o motor do jeep for um OHC, há ainda outras prioridades como verificar o óleo do motor.
    Entre outras tantas coisas... Mas isso é assunto para outro tópico.

Ainda assim, no caso do alternador, me preocuparia menos com um AC-delco, mas muito com um Bosch.
    Pq? Pela blindagem?

O engripamento do rotor realmente é difícil pois a velocidade de rotação impede um travamento repentino por contaminação, tem muita inércia e concordo que se isso ocorrer, deverá ser mais provável de ocorrer se o motor parar, a menos que os rolamentos estejam moídos e para isso acontecer, o rolamento deverá estar cantando há muito tempo ... e antes disso a luzinha vermelha maledeta acenderá.
    Bem isso!

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Giovani:

Não é a blindagem dos rolamentos ...é a carcaça mesmo:

Pegue um AC-delco de um motor GM e compare com a carcaça de um Bosch desses novos que fornecem mais de 90 A e verá a diferença.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS

Thumbs up

Eita tópico bom....parece aqueles das antiga

aí vai 2 fotos do Alternador original Delco da silverado

[]s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -urucubaca-003.jpg   -113-1380_img.jpg  
    4X4 Brasil

Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Outra foto que mostra um alternador do Vectra, emprestada do mestre Gustavo

[]s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -resize-dsc04156.jpg  

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Não é a blindagem dos rolamentos ...é a carcaça mesmo:

Pegue um AC-delco de um motor GM e compare com a carcaça de um Bosch desses novos que fornecem mais de 90 A e verá a diferença.
    Eu me referia à carcaça mesmo... no sentido de ser mais fechada...

Beleza! Com as fotos do Alexandre fica nítida a diferença.
    O meu alternador é como esse AC Delco, mas se não me engano a marca é Wapsa.
    "Roubei" de um caminhão MB, que meu pai tinha...

Quem tiver um alternador Bosch poderia relatar suas experiências aqui...

[]'s

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    Eita tópico bom....parece aqueles das antiga

aí vai 2 fotos do Alternador original Delco da silverado

[]s
    cara... vc nem imagina o quanto eu procurei por fotos desta p... de alternador... agora sei qual comprar...

[]´s agradecidos
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem