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  1. #1
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    31/07/2012
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    Comparação: câmbio 4 marchas Willys, câmbio Clark 260F e câmbio Clark 2205A ou 2215A




    Pessoal esta semana li bastante sobre estes câmbios da Clark.

    Pelo que eu entendi, a diferença em termos de relação de marchas entre o original 4m do Willys e o Clark 260F 4m não é muita, se dá principalmente na primeira e na ré, o que, em teoria, não valeria muito a pena trocar, pois ambos são câmbios com bastante torque. Até mesmo para trilha, o original 4 marchas parece que aguenta bem.

    A família 2205A ou 2215A tem 5 marchas que, igualmente, tem bastante torque igual os anteriores mas tem uma marcha a mais, que instalado no Willys faria ele desenvolver um pouco mais de velocidade, talvez chegando aos 80 km/h sem "suar" tanto. rsrs

    Aqui nesta imagem eu vi a relação de marchas do Clark:
    Comparação: câmbio 4 marchas Willys, câmbio Clark 260F e câmbio Clark 2205A ou 2215A-download_clark_cl2205.jpg
    Já aqui a do Willys no seguinte post:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...tml#post157198 (Quais são as relações do cambio 4M do CJ5 ?)

    Já do Clark 260F encontrei neste link, tem 2, os equipados na C10 e outro tipo do Maverick:
    caixas de cambio (Relacões das marchas)

    Botando lado a lado, ficaria:
    Willys Original 4m: 3,569:1, 2,378:2, 1,531:3 - 1,00:4 - RÉ 4,229
    Clark 260F 4m (A,C-10): 4,22:1 - 2,36:1 - 1,47:1 - 1,00:1 - RÉ 3,99:1
    Clark 2205A-2215A 5m: 3,923:1, 2,278:2, 1,431:3 - 1,00:4 - 0839:5 - RÉ 3,566

    Bem, pq fiz toda esta postagem? Depois de pesquisar aqui no fórum estava pensando em trocar o câmbio do meu Willys original 4m por um Clarck 2205A ou 2215A. Ele tem mais torque na primeira marcha (ou seja, um pouco melhor para trilhas) e tem a 5ª marcha que desenvolve um pouco mais de velocidade se pegar estrada com ele.

    Pesquisando no Mercadolivre encontrei um cara que vende um 260F mas perguntei a ele se ele não tinha o 2205A ou o 2215A e ele disse que não.

    Informei a ele meu motor (GM 151) e que me parecia depois das pesquisas ser interessante os outros do que o 260F e ele me disse que a família 2205A ou 2215A é o "famoso câmbio mandioquinha, que quebra com facilidade". Estou certo que é papo de vendedor querendo me empurrar o 260F (por 2500 latas rsrs) mas quero confirmar com o pessoal daqui, o vendedor tem realmente razão? É melhor no aspecto durabilidade o 260F?

    Pela comparação o 260F é melhor para trilhas, tem mais toque nas 3 primeiras marchas, mas a princípio não quero um câmbio com mais torque, mas sim mais um pouco de velocidade, por isto optaria pelos 2205A ou 2215A.

    Obrigado
    CJ5 militar 67 preto, GM 151 4cc, câmbio 5 marchas da C20, barra estabilizadora removível e direção mecânica do santana.

  2. #2
    Usuário Avatar de edubasile
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    Boa tarde, em relação a comparação entre o cambio original e o clark 4 marchas, mesmo as relações sendo parecidas, o claro é muito mais robusto que o original!! Já em questão ao 2205 ou 2215 a fama de quebrador se deve ao fatos de serem usados nas picapes GM ou FORD, muitas vezes carregadas com 1 ton. de carga, por isso quebravam!!! Tenho um cambio desse no meu CJ5 com motor Ford Falcom 6 cc e nunca me deu problema!!

    Edu
    Cj5 1975 - o inicio. Cj2a 1947 - o meio
    Willys truck 1951 - a paixão. F1000 4x4 1994 - o todo dia


  3. #3
    Usuário Avatar de jwillis
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    fala samuel junior blz !!! entao ja tive o 4 marchas original e dava problema direto ... troquei pelo 260f e so alegria recomendo .... e se vc procurar vc acha com um precinho melhor o meu paguei 900 latas ... se vc quizer te paço uns tels de uns lugares que talves vc ache com um precinho melhor ....

    valeu abraxx

  4. #4
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    eu não aguento mais o meu 4 marchas , e olha que é tudo novo, antes e depois de trocar , a 3 sempre trava e não sai , ai .... derrepente sai e fica bom, depois volta a travar e assim ta indo, vou abrir ele mais uma vz , e tentar analizar bem o que esta acontecendo , antes o 3 marchas do que o 4 original , mais acho que vou partir pro cheveio mesmo...
    abrçs
    Willys 51 OHC motor preparado !

  5. #5
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    Obrigado pessoal pelos esclarecimentos.

    Edu obrigado pelas informações, foram bem úteis. Na verdade já tinha pra mim que era um câmbio bem forte o 2205A, que dificilmente dará problema no Willys.

    jwillis obrigado pelos esclarecimentos a respeito do clark 260F. A princípio eu quero o 2205A mesmo, pois nele terei mais torque na primeira marcha, menos torque nas seguintes e uma quinta marcha para desenvolver mais velocidade. No meu ver, após analisar a relação de marchas, me parece um câmbio "meio termo" excelente para quem faz trilhas e ainda anda na cidade.

    Chinelão eu li metade do tópico do câmbio do Chevette (80 e poucas páginas, aff rsrs), mas a princípio não pretendo colocar o do de Chevette.
    CJ5 militar 67 preto, GM 151 4cc, câmbio 5 marchas da C20, barra estabilizadora removível e direção mecânica do santana.

  6. #6
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    Samuel,

    Estou usando o câmbio 2205E das F1000, ele tem a 5º marcha mais longa do que o 2205A e se se encaixou perfeitamente com o motor GM 4.1, no que tange a ter uma overdrive para andar mais solto.

    Acredito que mesmo com o GM 151 não faltaria motor com esta caixa e um diferencial 43:8

    Abs,
    Chevi
    Willys Assombroso CJ-5/58 4.1 - Clarck CL2205E - Colossus Max - XRC10 Comp
    Nissan Xterra SE

  7. #7
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    31/07/2012
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    Obrigado Chevi pela sugestão. Realmente não tinha visto que a marcha da F1000 era mais longa um pouco na quinta, interessante.

    Bem já estou negociando com um vendedor que tem um 2205A disponível, mas ainda sim vou dar uma olhada no modelo "E" da F1000. De repente encontre uma proposta interessante eu peguei o modelo E.

    Valeu
    CJ5 militar 67 preto, GM 151 4cc, câmbio 5 marchas da C20, barra estabilizadora removível e direção mecânica do santana.

  8. #8
    Usuário Avatar de Dodger
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    os cambios Clark "mandioquinha" quando instalados em jeep ficam bons de usar e duram. eles não guentão o rojão quando instalados "direto" como em pick up 4x2. mesma coisa dum cambio de chevette, experimenta colocar ele numa caminhonete 4x2 pra ver quntos dias ele vai durar... O cambio original Willys eu já cansei deles...ehehehe cansei de abir e fechar eles, só depois que passei pros Clark 260 que tive sossego...

  9. #9
    Usuário Avatar de matrakaum
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    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    os cambios Clark "mandioquinha" quando instalados em jeep ficam bons de usar e duram. eles não guentão o rojão quando instalados "direto" como em pick up 4x2. mesma coisa dum cambio de chevette, experimenta colocar ele numa caminhonete 4x2 pra ver quntos dias ele vai durar... O cambio original Willys eu já cansei deles...ehehehe cansei de abir e fechar eles, só depois que passei pros Clark 260 que tive sossego...
    Uma dúvida e o câmbio do Opala? Não serve?

  10. #10
    Usuário Avatar de Robertux
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    O câmbio do Chevette também faz parte da familia "mandioquinha", ele também é um 2205.
    O câmbio "mandioquinha" ganhou essa fama porque ele equipava as pickups a gasolina ou álcool e dava perfeitamente conta do recado. Quando o pessoal começou a adaptar motor diesel nas pickups e manteve o câmbio, ele começou a quebrar, porque o torque do motor diesel é muito superior ao gasolina ou alcool, que aliado com a capacidade de carga de uma tonelada superava as especificações do câmbio, mas usando com motor diesel em carro leve ou pickup com motor de torque menor e vai muito bem.
    No Jeep, ele fica muito acima das necessidades. Pode instalar sem medo.
    Abraços Roberto
    \º||||º/ Lasanha - Jeep CJ5 Ford 1976 - Vermelho (Diversas camadas de massa sobrepostas)
    Dona Esmeralda - Pajero TR4 AT 2010 - Verde

  11. #11
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    23/08/2010
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    O câmbio do opala 4 marchas dos ultimos (de 82 até 91 se não me engano) sairam tanto para o 6 quanto 4 canecos então tem robustez garantida o problema é o escalonamento de marchas a 1ª muito longa se bem que menos que a do jeep.
    1ª 3,40:1
    2ª 2,02:1
    3º 1,39:1
    4ª 1,00:1
    ré 3,57:1
    Analisando as relações de marchas continuo afirmando que a melhor caixa é a 260F.

  12. #12
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    02/11/2011
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    Bom Dia a todos do fórum !

    Com relação a câmbio de jeep e com minha experiência em 4x4 e trilhas, afirmo que qualquer câmbio é melhor que o original do jeep ! !


    Já fiz várias adaptações , inclusive , meu último Jeep ( um CJ5 ano 79 adquirido em leilão do IBGE , diferenciais originais 44/9 ) , coloquei o motor do opala 4 cilindros ano 92 álcool , o câmbio da C20 ( mod 2205A) + o kit da DEEPTEC e caixa de transferência original willys , com rodas originais aro 16 e pneus argentinos na medida 750 . Ele era perfeito em tudo . Eu usei ele por vários anos como carro do dia a dia , e nos finais de semana, como "FERRAMENTA DE TRABALHO DE CAMPO" , e afirmo a todos que nunca me deixou na mão . Cheguei a atingir os 140 Km/h em estrada sem nenhum esforço ! ! ! ! !(INFELIZMENTE PRECISEI VENDÊLO POR MOTIVOS FINANCEIROS)


    Atualmente estou mais tranquilo financeiramente e estou reconstruindo um novo " AMIGO DE BATALHA" ..


    Vou colocar o motor de opala 92 , mas dessa vez, vou usar o câmbio do Chevette .


    Fiz todos os cálculos necessários, e cheguei à conclusão de que é a melhor opção !

    Você vai gastar na faixa dos R$ 2.500 a R$ 3.500 num câmbio 2205A ( A/C20) , mais outras peças, tais como :

    - capa-seca da embreangem;
    - volante do motor ;
    - motor de partida da C20 ( ou trocar apenas o focinho , se o seu motor de partida for o modêlo grande );
    - balança de acionamento do garfo da embreagem;
    - embreagem da C20;
    - carter e chapa defletora da embreagem da C20 ( se vc não quiser lama dentro da sua embreagem, é claro);

    No câmbio do Chevette :

    - Capa seca do opala 5 marchas moderno ;
    - embreagem, garfo, rolamento, volante de motor, carter da embreagem, motor de partida - tudo do opala ;
    - Não tenho certeza, mas o kit de adaptação do Chevette é mais barato que o da C20;

    Quanto à relação de marchas, nos dois modelos ( C20 e Chevette (1.6), são a mesma coisa = 0,84 .
    O 2205A ( C20) leva uma pequena vantagem em 1ª ( 3,92/1 contra os 3,76/1 do Chevette) .

    OBS: Esse câmbio de Chevette que me refiro é o Chevette 1.6(2205D) , e não o do Chevete Jr (2205F), que tem a 1ª de 4,25/1 e a 5ª de 0,90, ambas as marchas mais reduzidas , além de que o torque do câmbio do Chevette Jr. é mais baixo, ou seja, ele é um pouco mais fraco que o do 1.6 .( mas, como disse no começo, qualquer um deles é bem melhor que o original ).

    Abraço a todos e um ótimo 2013 ! ! !


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