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  • #61
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    O chassis em casa... já pintei quase a metade dele... onde vou colocar reforços, terminar de barrear a parte de baixo, da metade pra frente. Essa semana eu quero ver se termino de pintar a outra metade, pra virar e terminar ele todo... pra começar a montagem.

    Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1201.jpgReforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1200.jpg

    Faltando ainda aplcar o preto (será a última etapa).

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #62
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    O chassis em casa... já pintei quase a metade dele... onde vou colocar reforços, terminar de barrear a parte de baixo, da metade pra frente. Essa semana eu quero ver se termino de pintar a outra metade, pra virar e terminar ele todo... pra começar a montagem.

    Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1201.jpgReforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1200.jpg

    Faltando ainda aplcar o preto (será a última etapa).

    Pablo
    Pablo,

    Apenas uma dúvida :

    Seu chassis está sem os " bacalhaus "?? Aquela chapa que fecha o perfil da longarina até próximo o suporte do feixe de molas.

    Se não estiver, aconselho instalar ( Alguns dizem "boxear"), pois esta área está sujeira a vários esforços : peso do motor, ocupantes, suspensão, Ou seja : é uma área crítica.

    outra sugestão : Aplica um fundo ( primer) antes de bater tinta no chassis, esse fundo óxido pode ser bom, mas é meio ruim para a adesão de tintas.

    ()´s
    Denis

  • #63
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Pablo,

    Apenas uma dúvida :

    Seu chassis está sem os " bacalhaus "?? Aquela chapa que fecha o perfil da longarina até próximo o suporte do feixe de molas.

    Se não estiver, aconselho instalar ( Alguns dizem "boxear"), pois esta área está sujeira a vários esforços : peso do motor, ocupantes, suspensão, Ou seja : é uma área crítica.

    outra sugestão : Aplica um fundo ( primer) antes de bater tinta no chassis, esse fundo óxido pode ser bom, mas é meio ruim para a adesão de tintas.

    ()´s
    Ok! É o seguinte... esses "bacalhaus" eu realmente retirei, mas o cara que me reformou o chassis, fez uns reforços que acho na foto não dá pra ver... são chapas reforçando exatamente na base do motor e amortecedores, tanto na dianteira como na traseira, e também nos suportes para feixes de mola...
    Sobre a tinta como estou pintando em epóxi a base tem que ser epóxi e a tinta também, então não terá essa de a tinta não aderir, já que a base e a tinta são da mesma "espécie"... ou seja esse óxido que está vendo na verdade é um primer epóxi... ok?

    Obrigado pelas dicas e comentários!!!

    Pablo
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  • #64
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Essa semana peguei os semi-eixos, aqui a gente mada soldar mesmo os semi-eixos maiores nas flanges cegas da dianteira e assim faz a composição semi-eixo flutuante traseiro... o eixo menor a gente utiliza o semi maior original do CJ e o eixo maior a gente ou utiliza um de rural (F-75) ou faz uma solda básica no eixo pra aumentar...
    Pablo
    Pablo,
    Poderia explicar melhor como você fabricou este flutuante, quais peças usou e quanto ficou a brincadeira?

    PS: Gostei do sistema de freio traseiro, ficou com um custo beneficio excelente.

  • #65
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por hpnardino Ver Post
    Pablo,
    Poderia explicar melhor como você fabricou este flutuante, quais peças usou e quanto ficou a brincadeira?

    PS: Gostei do sistema de freio traseiro, ficou com um custo beneficio excelente.
    Esse sistema flutuante, é o seguinte... a gente pega as peças que vão na dianteira, uma manga de eixo e um cubo de roda, por roda, claro, e monta tudo na tubeira traseira (eu tive que mandar usinar um milímetro da borda interna da manga de eixo... depois de instalada o cubo na manga de eixo a gente mede com uma trena, ou qualquer outra coisa mensurável, um cabo de vassoura, da extremidade do cubo de roda (onde na dianteira pega a roda livre) até as planetárias dentro do diferencial, o que é isso? o tamanho do seu semi-eixo, só lembrando que os tamanhos são diferentes, claro. Aqui a gente manda soldar na ponta a flange cêga (aquela usada normalmente por jeeps militares, onde não possuem roda livre e sim flange cêgo, fazendo com que o diferencial dianteiro fique o tempo todo rodando), e pronto está pronto seu semi-eixo... aí vem aquela série de perguntas:
    - mas que semi-eixo usar? já que fazendo isso os seus serão pequenos! A resposta: o seu semi-eixo maior servirá pra fazer o semi-eixo menor, e compra-se um semi-eixo de rural ou F-75 que são maiores pra fazer o seu semi-eixo maior;
    - Mas soldar é seguro? bem existem soldas e "soldas", vc tem que saber se o profissional sabe o que faz, normalmente se a solda é bem feita, ela nunca vai quebrar ali, sempre quebra em outro lugar... ou seja, se quebrar é porque o material original não aguentou e não por causa da solda, mas isso se tratando de solda bem feita, com material adequado e técnica também. E outra se quebrar o semi-eixo traseiro, seja na solda por problema nesta ou em qualquer outro lugar, o maior problema que terá é exatamente esse, sua roda não irá cair, que é o objetivo do flutuante;
    - Quanto eu gasto pra fazer isso? bem, no meu caso meus custos foram: par de manga de eixo dianteiro mais par de cubos de roda dianteira, mais 4 rolamentos (isso ainda não comprei, pois utilizei os da dianteira, mas logo logo tenho que comprar) tá na média, usado, de 90 a 100 cada peça, mais 90 por rolamento do bom, somando tudo dá uns R$ 700,00, mais os dois semi-eixos... que no meu caso dei o meu grande pra fazer o pequeno, comprei um grande, mais as soldas, mais as flanges, me custou R$ 350,00 ... então no meu caso se somar tudo, gastei de flutuante uma média de R$ 1050,00... possa ser que eu gaste mais um pouco...pois tem as porcas, as arruelas do cubo de roda, a graxa, mais os parafusos dos semi-eixos... enfim... e mais a mão de obra que não gastei, sou eu quem está fazendo... então, muitos se perguntam, não é melhor comprar um já pronto? a resposta: dependendo da região é sim... pois se eu compro um kit desses comerciais, pago um frete já maior, quando chega não dá certo! com que cara eu fico?

    Qualquer coisa pode perguntar, que se souber... ajudo!!!

    Pablo
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  • #66
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    Muito boa a sua explicação. Acredito que qualquer kit pronto no mercado fique pelo menos o dobro deste valor.
    Mais algumas perguntas:
    1) O seu eixo era chavetado?
    2) Quanto ao freio, sei que você instalou um desenvolvido por você, mas daria por exemplo colocar o kit de freio que usa as pinças da kombi?

  • #67
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    Citação Postado originalmente por hpnardino Ver Post
    Muito boa a sua explicação. Acredito que qualquer kit pronto no mercado fique pelo menos o dobro deste valor.
    Mais algumas perguntas:
    1) O seu eixo era chavetado?
    2) Quanto ao freio, sei que você instalou um desenvolvido por você, mas daria por exemplo colocar o kit de freio que usa as pinças da kombi?
    O meu eixo era chavetado sim, porém eu fiz uma troca... por se tratar do jeep 51 o fresado do eixo no diferencial é diferente dos modernos... e eu troquei com um colega, os eixos, os meus eixos agora são com fresado fino, troquei as planetárias com ele pau a pau e os eixos eu vendi os meus que estavam muito bons e pequei os dele que não estavam bons, estavam com o rasgo da chaveta estragados (mas como isso não importava pra mim, fiquei com eles)...
    Mas os eixos chavetados servem sim pra cortar e fazer o flutuante!!!

    Dizem que dá sim... não tem mistério... eu poderia até testar, já que meu sistema dianteiro é desses comerciais com pinça de kombi... bem pelo menos pela lógica não é pra dar errado... pois a distância é a mesma... e o sistema também... mas pra sistema flutuante...

    Grande abraço!

    PAblo
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  • #68
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    Pablo,
    Muito obrigado pelas informações e sucesso com a sua reforma.
    sds,
    hpn

    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    O meu eixo era chavetado sim, porém eu fiz uma troca... por se tratar do jeep 51 o fresado do eixo no diferencial é diferente dos modernos... e eu troquei com um colega, os eixos, os meus eixos agora são com fresado fino, troquei as planetárias com ele pau a pau e os eixos eu vendi os meus que estavam muito bons e pequei os dele que não estavam bons, estavam com o rasgo da chaveta estragados (mas como isso não importava pra mim, fiquei com eles)...
    Mas os eixos chavetados servem sim pra cortar e fazer o flutuante!!!

    Dizem que dá sim... não tem mistério... eu poderia até testar, já que meu sistema dianteiro é desses comerciais com pinça de kombi... bem pelo menos pela lógica não é pra dar errado... pois a distância é a mesma... e o sistema também... mas pra sistema flutuante...

    Grande abraço!

    PAblo

  • #69
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    Passando pra atualizar o tópico...

    O chassis já está pintado de preto epoxi... apesar de já tê-lo arranhado, colocando em cima da carroceria... (vou dar uns retoques depois, sempre tem)...
    A carroceria agora está sendo a bola da vez, inventei de mecher nela, então por ser fibra, estou reparando as trincas, descascados na pintura e alguns defeitos e mudanças, como fechando buracos que não serão utilizados, dentre outras coisas...
    Irei me aventurar em pintar eu mesmo, se sair uma cagada de pato, aí eu mando pra pintura fora, mas primeiro vou tentar... de imediato, pensamos ser fácil manipular aquela massa plástica, aliás a massa plástica é até fácil, apesar do acabamento não ser muito bom, mas a massa poliéster é muito difícil de domar, pois seca em segundos... é preparar e aplicar, quando se olha de novo pra prancheta (local da massa) a massa já tá dura... perdeu... mas é isso... estou dando um gás por pelo menos uns quinze dias, a faculdade está de férias... então me sobra um pouco mais de tempo...

    Essa semana eu bato umas fotos para deixar os olheiros a par da situação...

    Abraços!

    Pablo
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  • #70
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    Boa Noite Pablo !!! li a sua história acima e me identifiquei com a coinsidencia da história. estou com o meu cj5 todo desmontado na garagem de minha casa desde o inicio de janeiro deste ano e com os parafusos todos em saquinhos escritos de onde eles são, pois estou fazendo algumas soldas no chassis, assoalho, etc... o meu chassis e motor tá praticamente todo sem tinta e um amigo me falou pra pintar o chassis e o motor com zarcão antes de passar a tinta e estou com dúvida se posso aplicar este zarcão. poderia me ajudar dizendo como vc fez, que tinta usou o qual devo usar para ter um bom resultado na pintura do chassis e motor. sou apaixonado por jeep e estou vivendo agora esta experiência de dar uma ajeitada no meu, porém vou precisar ouvir a voz da experiência de outros que já viveram esta situação. estou lendo bastante aqui no 4x4 mas sempre surge dúvidas. agradeço se puder me ajudar nesta dúvida e outras que virão...abraços

  • #71
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Amigo Waizea, é o seguinte, para o chassis eu optei por pintá-lo com tinta epóxi, essa tinta é muito boa por criar uma grossa espessura de tinta, fazendo com que proteja muito bem a superfície, o meu chassis, eixos foram pintados na última reforma assim e haviam lugares intactos ainda, a grande desvantagem dessa tinta é que se bater ela "quebra" ao invés de arranhar, mas como o chassis é para sofrer pouco impacto mecânico eu não vejo problema nisso. Tem gente pintando com outra coisa, um primer ou é um tal de washprimer, enfim, tudo isso que utilizamos como base é um primer, a base da minha tinta epóxi é o primer epoxi, ou oxiprimer, que é um primer a base de óxido de ferro. Hoje eu pintei parte da minha carroceria com um primer PU, é um primer bem espesso também, porém é mais pra acabamento, devido sua propriedade.
    O motor é um problema pois ele aquece, e a maioria das tintas não aguenta temperatura, eu não queria pintar com tinta de alta temperatura, estou pensando em pintar com epóxi também, pois dizem que aguenta até 280°C... se o motor passar disso ela papoca, senão fico feliz... o motor, câmbio, reduzida, os eixos, tudo com epóxi... somente as tralhas (acessórios) é que vou pintar com tinta normal (preto) e a carroceria com PU (Verde)...
    O ruim do epóxi é que ele perde o brilho com pouco tempo, então se vc quer o chassis brilhando igual penteadeira de p**a, tem que pintar com outra tinta. (desculpe o termo chulo).

    Parabens pela sua hisória que se parece bastante com a minha...

    Mais dúvidas, se eu souber, respondo!!!

    PAblo
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  • #72
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    Como prometido as fotos da evolução... to dando uns acabamentos necessários e a gosto, pra depois mandar ver na tinta deveras!!!
    Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1296.jpg Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1295.jpg Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1297.jpg Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1298.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1299.jpg   Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_1300.jpg  
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