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Convex Datacenter
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  • #1

    Amortecedor do sistema de direção




    Pessoal, o meu CJ5 tem uma folga de volante de cerca de 90° (isso não é uma folga, isso são férias). Além disso em certas condições entra em ressonância e o volante vibra (Shimming, sei lá como se escreve) feito louco.
    Alguém teria um esquema de como se deve colocar um amortecedor no sistema de direção ? Que amortecedor utilizar ? outras dicas ?
    Grato

  • #2
    Fala Edu....
    Aperta o pina central da direção....
    Se precisar troque os terminais....
    Quando der, eu tiro uma foto da minha direção....
    A sua é original?!?
    Abraço...
    Pavani
    Pavani

  • #3
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Cabras... deixa que eu respondo....

    Eduardo,

    Regra num. 1 - Pesquise o tema no Forum. 8)
    Regra num. 2 - Pesquise no Google / Inet 8)
    Regra num. 3 - Baixe o manual do Mecanico do Jeep. 8)

    Tem muita coisa que provoca a folga... o "shimming" então... .

    Acredite, vale a pena investir seu tempo nesta pesquisa...

    []´s sem folga....

  • #4
    sim a suspensão é original do CJ5 69. Como atualmente estou sem grana, vai dar bastante tempo para eu estudar o tema.
    Agradeço se puderem me enviar fotos do detalhe.

  • #5
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
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    Edu,

    Instalar o amortecedor de direção pra corrigir o shimmy é besteira e não resolve o problema, só disfarça.

    O ideal é primeiro você resolver o shimmy e só depois instalar o amortecedor.

    Pesquise aqui no fórum que você vai encontrar muita coisa a respeito...

    []'s...

  • #6
    Usuário
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    Edu,

    tome também cuidado ao escolher o amortecedor.
    eu não tenho certeza, você pode se informar melhor, mas para direção, ouvi dizer que tem que ser amortecedor específico, próprio para trabalhar deitado. até onde sei, amortecedor feito para trabalhar em pé (de suspensão), não serve, pois o óleo sai da câmara principal e perde o efeito. porém, como disse, se informe melhor, porque eu não tenho certeza.

    sobre shimmi, eu achei informações interessantes no "meujeepentão".

    abraços.

  • #7
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Citação Postado originalmente por Rogério Tortato
    ...tome também cuidado ao escolher o amortecedor.
    eu não tenho certeza, você pode se informar melhor, mas para direção, ouvi dizer que tem que ser amortecedor específico, próprio para trabalhar deitado. até onde sei, amortecedor feito para trabalhar em pé (de suspensão), não serve...
    Rogério,

    Disse pouco, mas disse tudo

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #8
    Usuário
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    Amortecedor de direção

    Uma boa dica é utilizar o amortecedor de direção do Opala.
    Confira, também, a inclinação do pino-mestre. Tem de estar levemente inclinado. Se não estiver, pode usar cunhas entre as molas e o eixo para incliná-lo.
    Se vc usa o eixo original, confira os rolamentos dos munhões. Se tiver folga, também pode causar esse "shimming", ou sei lá como se escreve isso.
    Para colocar o amortecedor é fácil. Uma ponta presa à barra central, outra ponta presa ao chassi.

  • #9

    Amortecedor de direção

    Edu

    Em primeiro lugar, a colocação de um amortecedor no sistema de poderá, na melhor das hipóteses "mascarar" o shimmy, portanto, cuidado !
    Agora sintetizando o que os colegas já colocaram, verifique os seguintes itens:
    1) Folga na caixa de direção (ainda dá para regular ?).
    2) Terminais de direção de roda e do braço pitman (como a minha direção é hidráulica, não havia terminal que aguentasse, resolví adaptando os da D 20).
    3) Rolamentos de roda.
    4) Rolamentos dos pinos mestre.
    5) Regulagem e/ou desgaste dos pinos mestre.
    6) Alinhamento das rodas
    7) Balanceamento das rodas.

    Prezado Edu, a lista é um pouco grande mas não é pra te assustar, é que na verdade não são poucos os jipeiros que já não apanharam para resolver o problema sem ter que trocar tudo de uma vez. O mais difícil em minha opinião é descobrir de onde está vindo o problema. Bom se alguém lembrar de mais alguma coisa é só acrescentar.


    []´s


    Munhoz

  • #10
    Usuário
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    Ola, depois de verificar todo o sistema de direção, conforme bem lembrou o munhoz, um amortecedor bom e barato para ser colocado é o da direcao da kombi, foi o que fiz no meu jeep (que tem a caixa de direcao do gol).
    Abraço,
    Vinicius.
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #11
    Usuário Avatar de Spiff
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    Amigos,

    Como possuo restrições orcamentarias e de tempo e sendo eu e meu sogro a fazer, dentro do possivel, os serviços de mecanica "grossa", iniciamos a troca dos amortecedores.

    Como o Tomate já possui um amortecedor de direção, cuja marca e modelo eu não faço a minima ideia, estou tentando substituí-lo usando como referência apenas as medidas dele (aberto e fechado), mas tá difícil. Alguém teria alguma sugestão?

    Como meu filho quebrou nossa máquina digital, não posso mostrar o referido amortecedor.

    Um abraço,

  • #12
    Usuário Avatar de junior braga
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    amortecedor direção

    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Ola, depois de verificar todo o sistema de direção, conforme bem lembrou o munhoz, um amortecedor bom e barato para ser colocado é o da direcao da kombi, foi o que fiz no meu jeep (que tem a caixa de direcao do gol).
    Abraço,
    Vinicius.
    Bem eu fiz a adaptação da direção vw gol mecanica, agora pergunto, com esse amortecedor da kombi fica bom, lembrando que os pneus são original militar.
    Agora eu estava pensando em colocar o amortecedor da D20 e ou toyota, pois se for trocar os pneus por uns maiores ja tenho tambem um amortecedor de sobra. O que os especialistas acham?

    Sds,

    Junior Braga

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