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Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Catalisador Economiza combustível??




    Segundo a 4 Rodas, sim.... Procede?
    []´s
    Gustavo

  • #2
    É preciso observar que a QR deve ter escrito tal frase dentro de um contexto, e sem saber qual foi este contexto, a resposta genérica para uma pergunta genérica é esta: procede (lembrando que catalisador só deve ser utilizado em motores que preveem seu uso).

    Abraços,

  • #3
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    Só por curiosidade tem essa explicação sobre o catalizador -,
    http://www.oficinaecia.com.br/biblia...ualizar&cod=83

    Na minha opinião ele influencia muito pouco no consumo , talvez até pra mais , pq causa uma restrição na descarga . Mas faz aproveitar melhor o ar aquecido da descarga .
    No meu Fiesta troquei por um tubo vazado , uns R$ 40,00 , contra os $ 450,00 que foi pedido por um catalizador novo ( ABSURDO TOTAL ) , estava bem gastão com o catalizador cheio , talvez a sonda lambda manadasse info incorreta pra injeção .

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    A restrição que existe no sistema de escape tem que ser muito bem estudada pois justamente ela (a restrição) é responsável por parte da economia (ou potência) que o motor apresentará. Por isso que um sistema que prevê catalisador (que oferece restrição) quando sem ele pode até apresentar um pequeno ganho de potência, em detrimento do consumo.

    Abraços,

  • #5
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Em suma a questão é o seguinte, o Tornado ta beberrão pra burro, e ta sem o catalizador... O motor dele, o Powertech 4.1 da Silverado, foi projetado pra ter o tal catalizador... Será que consigo alguma diferença na relação km/l colocando um?? Olhei os parametros gerados pela IE, através do Kaptor, e estão todos entro da faixa...
    []´s
    Gustavo

  • #6
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Citação Postado originalmente por Sukys
    É preciso observar que a QR deve ter escrito tal frase dentro de um contexto, e sem saber qual foi este contexto, a resposta genérica para uma pergunta genérica é esta: procede (lembrando que catalisador só deve ser utilizado em motores que preveem seu uso).

    Abraços,
    O Contexto foi uma reportagem sobre catalizadores genericos que se vendem no mercado, por um preço mais acessivel... Em determinado momento, o texto diz que existem pessoas que ao invés de susbtituir o catalizador quando ele esta vencido, as pessoas colocam um tubo direto, e que isso alem de poluir mais, termina por aumentar o consumo do veiculo...
    []´s
    Gustavo

  • #7
    Então, Iassis, a colocação da QR está correta: sistema que prevê catalisador tem que usar o dito, ou algo que dê a mesma restrição, lembrando sempre que o ganho em consumo é relativamente pequeno

    Quanto ao seu jipe, instalar catalisador não necessáriamente vai melhorar alguma coisa já que o sistema de escape do jipe provavelmente é bem diferente do que existe no modelo de carro que "doou" o motor (no minimo é bem mais curto). Na melhor das hipóteses, a natureza (e o seu próprio pulmão) agradecem!

    Abraços,

  • #8
    Ressuscitando o tópico... todo e qualquer catalisador "rouba" um pouco de potência do motor em virtude da restrição dos gases, mas quanto ao aumento de consumo acho que não é perceptível. Tirei o catalisador da minha dakota V6 e o pessoal da concessionária veio com o mesmo papo, de que o consumo iria aumentar, a combustão poderia não ser completa, etc... o resultado é que nâo notei absolutamente diferença alguma no consumo, apenas no desempenho que ficou um pouco melhor. Acho que a função primordial do catalisador é mesmo o controle da poluiçâo, o resto é papo furado pra vender a peça.
    Obs: Se o Greenpeace bancar a compra de um catalisador novo posso até estudar a colocação

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por nfsleo
    Obs: Se o Greenpeace bancar a compra de um catalisador novo posso até estudar a colocação
    Mais um na fila ...
    O Fiesta e casa já está um ano sem catalizador e não mudou nada , se alguém está preocupado com a poluição vai chorar na porta dos fabricantes de catalizador e pede pra fazer um preço razoável , nem a pau que vou pagar mais de $ 400,00 numa peça que não serve pra p. nenhuma ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    A remoção de um catalisador num carro novo não traz ganhou ou prejuízo perceptível ao consumo e nem mesmo ao desempenho. Mas não é por isso que ele "não serve para nada". A diferença de emissão de CO num carro catalisado chega a ser de 85%. De óxidos de nitrogÊnio chega a 95%.

    O que costuma ocorrer é que, ao retirar um catalisador avariado ou mesmo entupido, se percebe uma mudança brusca de desempenho e consumo, é óbvio.

    Isso porque a restrição à pasagem de gases na peça nova, perfeita, é ínfima, desprezível na prática. A grosso modo, basta olhar através de uma dessas peças para entender.

    A passagem de gases é praticamente livre, olhando de um lado se enxerga quase sem impecilho o outro através da colméia. Em dinamômetro nunca constatei diferença superior a 0,8% no consumo pela colocação ou remoção de catalisador.

    A combustão dos gases deve ser a mais completa possível até a chegada destes ao catalisador, senão a combustão incompleta impede a continuidade da reação que converte o CO e Óxidos de nitrogênio em CO2 e vapor de água com resíduos inertes.

    Se a mistura estiver rica, a conversão não ocorre. Pior, há combustão da mistura não queimada no momento que esta entra no catalisador. A médio prazo a colmeia de cerâmica se quebra e entope a peça.

    Por isso, é mal negócio enriquecer (na carburação ou "chipando") mantendo o mesmo catalisador pois ele logo, logo vai embora.

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