
Postado originalmente por
leobnaval
Bom vamos lá, a maioria dos veiculos incluindo os de rally e jipes utilizam motor diant. porém contam com tração 4x4 ou seja nas situações em que se precisa de tração este eixo por possuir maior peso mantém maior atrito e contato com o solo, por isso mesmo a maior concentração de peso estando na diant. eles conseguem superar obstaculos devido a tração ser nos 2 eixos e nas 4 rodas.
A maioria utiliza este tipo de contrução pois o motor na parte diant. tem a facilidade de disposição de componentes bem como o radiador, além de ser tipo um padrão facilitando e barateando os custos, e a maioria dos veiculos 4x2 utilizam um conjunto bem compacto de power train que vai desde o motor até o sistema das rodas.
Outro fator é maior espaço para bagagens e conforto dos ocupantes, bem como uma proteção para os passageiros pois admite-se que a maioria dos acidentes são causados batendo o veiculo de frente (com uma maior distância entre a frente do veiculo até os ocupantes consegue-se dissipar mais energia e consequentemente tem-se um veiculo mais seguro).
Na verdade a 3 questões diferentes nesta sua pergunta que é a localização do motor (diant., tras. ou central), a maior concentração de peso (que não precisa ser necessáriamente no ponto de localização do motor) e o(s) eixo(s) motrizes (tração tras., diant. ou 4x4).
A tração tras. tem vantagem no off-road se a maior concentração de peso for nela (por isso o sucesso dos VW a ar neste tipo de terreno, ao contrário dos opalas, chevettes e afins que tambem tem a tração tras. mas contam com o motor diant. e tem desempenho muito inferior neste tipo de terreno, sendo pior que um veiculo 4x2 comum que conta com tração e motor no mesmo eixo no caso diant.), ou seja o segredo no off-road é ter tração no eixo que conta com maior concentração de peso.
Outra vantagem da tração tras. é que em subidas o peso recaí sobre o eixo tras. e veiculos com este tipo de tração o eixo empurra todo conjunto, com maior facilidade que um veiculo com motor diant. que as rodas tem que puxar o peso do veiculo ainda mais que o peso é distruido em grande parte para a tras. e o veiculo tende a erguer a frente perdendo tração no eixo diant.
E como para descer todo santo ajuda, + 1 ponto para a tração traseira.
Já no caso de pistas, saltos e velocidade é desejável ter um motor central com tração em ambos eixos, para ter um desempenho por igual das respostas do veiculo, para nos saltos ele não aterrisar somente sobre um eixo ou embicar e sofrer acidentes e capotagens, além dos desempenhos em curvas ser bem regular, sem perder aderência muito antes de um eixo que do outro, podendo fazer curvas em velocidades maiores, o contra são a dificuldade de construção, perda de espaço tomado pelo conjunto motriz, entre outros.
Os bons e rápidos protótipos de rallys utilizam motor central, embora a carenagem seja de um veiculo de rua que utilize motor diant.
Abraços, Leo