x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31

Tópico: bloqueio de roda

Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
    Entrada
    03/05/2007
    Local
    ilha comprida / sao paulo/SP
    Agradecimentos: 0

bloqueio de roda

ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

na minha opinião tem q ser parcial mesmo
    gaiola 1,6 ap alcool

Usuário Avatar de rafaelcardoso
    Entrada
    19/02/2007
    Local
    Franca/SP
    Amigo a melhor opção é bloquear mesmo, imagine a situação em que você tem uma roda em uma rocha ou em um atoleiro e a outra roda no ar, a atuação do diferencial é transferir a tração para a roda que está no ar, se você tem a opção de bloquear a roda que está no ar (totalmente) a tração será transferida para a roda que está em contato com o solo, com grandes chances de tirar a gaiola daquela situação...

Então, o melhor é bloquear mesmo, 100%...

O ideal seria bloquear o diferencial todo (duas rodas) fazendo com que as duas girassem sempre em algumas situacões isto é necessário... mas em gaiolas o mais usado é um dispositivo de freio traseiro seletivo, onde você escolhe a roda que deve ser bloqueada por alavancas, tenho fotos deste dispositivo na nossa gaiola se quiser ver... é como o "select traction" dos Gurgel...

Citação Postado originalmente por thiago pupo fonseca Ver Post
    ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

Tiago

O melhor nesta situação é realmente então bloquear 100%, ou seja, as duas rodas vão dar tração ao mesmo tempo, o diferencial não vai ter atuação (uma roda andar mais que a outra), e sem nenhuma roda bloqueada por freio, que isto fara realmente levar uma roda adiante meia freiada.
    tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo

um abraço

Eduardo

Citação Postado originalmente por thiago pupo fonseca Ver Post

Question

Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo
    ando interessado em comprar uma kombi, e não descarto a possibilidade de bloquear o diferencial... a minha preocupação é que eu tb usaria ela no asfalto... será que fica perigoso para fazer curvas a até 80 km/h? se for, vou acabar partindo para o selectraction...

Usuário Avatar de rafaelcardoso
    Entrada
    19/02/2007
    Local
    Franca/SP
    Mas bloqueado 100% do tempo não fica ruim para andar em local pavimentado, dado que ele arrasta uma das rodas nas curvas?

Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Tiago

O melhor nesta situação é realmente então bloquear 100%, ou seja, as duas rodas vão dar tração ao mesmo tempo, o diferencial não vai ter atuação (uma roda andar mais que a outra), e sem nenhuma roda bloqueada por freio, que isto fara realmente levar uma roda adiante meia freiada.

um abraço

Eduardo

Rafael
    Claro que dificulta um pouco as manobras no asfalto, mas nada que impossibilite de andar em qualquer terreno, ou em qualquer situação. O ganho em performance no barro , areia e erosões é muito grande em relação ao original, pois as duas rodas estão sempre com tração total. Como uso meu baja para trilhas, e o uso no asfalto somente para deslocamentos ou para levar o carro na oficina (quase sempre), compensa para mim deixar bloqueado

um abraço

eduardo

Citação Postado originalmente por rafaelcardoso Ver Post
    Mas bloqueado 100% do tempo não fica ruim para andar em local pavimentado, dado que ele arrasta uma das rodas nas curvas?

Exclamation fazer ao contrario

ow galera andei pensando aqui
    pode até ser q nao da certo mas quem sabe nao fica bom
    o seguinte : fusca baja ou gaiola é pra trilha e nao pra asfalto entao solde as planetárias da caixa pra fica bom na ''trilha'' e ponha freio de mao seletivo e quando vc estiver no alfalto e for virar puche parcialmente a lado q vc está virando assim essa roda vai rodar um poco mais devagar

oq acharam da ideia ?
    gaiola 1,6 ap alcool

Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Matheus, não conheço mto de mecânica, mais pensa "acá" comigo.
    Se vc soldar as planetárias é pra ficar 100% full. Pra trilhas pesadas quando uma roda está no ar ou em uma posição menos resistente que a outra roda, rodar as duas juntos.
    Como você quer colocar um freio seletivo se as 2 estão rodando 100%. Se você freiar uma, freia a outora automaticamente.
    A menos que eu esteja errado, mais foi isso que pensei.
    Pq não colocar bloqueio de 75% como eu fiz?
    abracos

Citação Postado originalmente por Matheus MG Ver Post
    ow galera andei pensando aqui
    pode até ser q nao da certo mas quem sabe nao fica bom
    o seguinte : fusca baja ou gaiola é pra trilha e nao pra asfalto entao solde as planetárias da caixa pra fica bom na ''trilha'' e ponha freio de mao seletivo e quando vc estiver no alfalto e for virar puche parcialmente a lado q vc está virando assim essa roda vai rodar um poco mais devagar

oq acharam da ideia ?
    se fizer isso vai dar merda... vai frear as duas rodas, mas um tambor de freio vai acabar sofrendo um esforço desnecessário e acabar provocando uma quebra de ponta de eixo...

Usuário Avatar de ZCC
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Pela minha experiência com modelos, eu diria que travar a roda em falso é melhor até mesmo que bloquear e deixar as 2 girando juntas

quando se bloqueia a roda de um lado, o torque na outra roda simplesmente dobra... se as duas giram ao mesmo tempo, o torque ainda é dividido

Essa é a conclusão que cheguei

Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
    Entrada
    03/05/2007
    Local
    ilha comprida / sao paulo/SP
    eu tambem sou da opiniao de nao bloquear totalmente tambem , se existisse algum sistema de bloqueio acionavel seria muito bom , quando precisasse ultilizava o diferencial 100 porcento e quando nao deixava trabalhar normal

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem