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Tópico: bloqueio de roda

  • #1
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
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    bloqueio de roda




    ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

  • #2
    na minha opinião tem q ser parcial mesmo
    gaiola 1,6 ap alcool

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelcardoso
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    Amigo a melhor opção é bloquear mesmo, imagine a situação em que você tem uma roda em uma rocha ou em um atoleiro e a outra roda no ar, a atuação do diferencial é transferir a tração para a roda que está no ar, se você tem a opção de bloquear a roda que está no ar (totalmente) a tração será transferida para a roda que está em contato com o solo, com grandes chances de tirar a gaiola daquela situação...

    Então, o melhor é bloquear mesmo, 100%...

    O ideal seria bloquear o diferencial todo (duas rodas) fazendo com que as duas girassem sempre em algumas situacões isto é necessário... mas em gaiolas o mais usado é um dispositivo de freio traseiro seletivo, onde você escolhe a roda que deve ser bloqueada por alavancas, tenho fotos deste dispositivo na nossa gaiola se quiser ver... é como o "select traction" dos Gurgel...

    Citação Postado originalmente por thiago pupo fonseca Ver Post
    ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

  • #4
    Tiago

    O melhor nesta situação é realmente então bloquear 100%, ou seja, as duas rodas vão dar tração ao mesmo tempo, o diferencial não vai ter atuação (uma roda andar mais que a outra), e sem nenhuma roda bloqueada por freio, que isto fara realmente levar uma roda adiante meia freiada.
    tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo

    um abraço

    Eduardo


    Citação Postado originalmente por thiago pupo fonseca Ver Post
    ola pessoal , estava pensando , nao sei se estou certo ou nao , mais se o veiculo esta atolado , ai voce bloqueia a roda completamente , nao vai ser pior , ja q o carro alem de sair do atoleiro tem que levar uma roda arrastada? o ideal nao seria se a roda girasse menos , mais nao chegasse a travar, apenas para transferir a tracao , pois li em varios topicos , o pessoal querendo travar a roda , qual a melhor opcao , travar a roda ou apenas parcial?

  • #5

    Question

    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo
    ando interessado em comprar uma kombi, e não descarto a possibilidade de bloquear o diferencial... a minha preocupação é que eu tb usaria ela no asfalto... será que fica perigoso para fazer curvas a até 80 km/h? se for, vou acabar partindo para o selectraction...

  • #6
    Usuário Avatar de rafaelcardoso
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    Mas bloqueado 100% do tempo não fica ruim para andar em local pavimentado, dado que ele arrasta uma das rodas nas curvas?

    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Tiago

    O melhor nesta situação é realmente então bloquear 100%, ou seja, as duas rodas vão dar tração ao mesmo tempo, o diferencial não vai ter atuação (uma roda andar mais que a outra), e sem nenhuma roda bloqueada por freio, que isto fara realmente levar uma roda adiante meia freiada.
    tenho meu baja com as planetarias soldadas, 100% bloqueada, no barro as duas rodas sempre na mesma velocidade, empurrando sempre, dificel ficar em algum lugar. Bloqueia e pisa fundo

    um abraço

    Eduardo

  • #7
    Rafael
    Claro que dificulta um pouco as manobras no asfalto, mas nada que impossibilite de andar em qualquer terreno, ou em qualquer situação. O ganho em performance no barro , areia e erosões é muito grande em relação ao original, pois as duas rodas estão sempre com tração total. Como uso meu baja para trilhas, e o uso no asfalto somente para deslocamentos ou para levar o carro na oficina (quase sempre), compensa para mim deixar bloqueado

    um abraço

    eduardo



    Citação Postado originalmente por rafaelcardoso Ver Post
    Mas bloqueado 100% do tempo não fica ruim para andar em local pavimentado, dado que ele arrasta uma das rodas nas curvas?

  • #8

    Exclamation fazer ao contrario

    ow galera andei pensando aqui
    pode até ser q nao da certo mas quem sabe nao fica bom
    o seguinte : fusca baja ou gaiola é pra trilha e nao pra asfalto entao solde as planetárias da caixa pra fica bom na ''trilha'' e ponha freio de mao seletivo e quando vc estiver no alfalto e for virar puche parcialmente a lado q vc está virando assim essa roda vai rodar um poco mais devagar

    oq acharam da ideia ?
    gaiola 1,6 ap alcool

  • #9
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    Matheus, não conheço mto de mecânica, mais pensa "acá" comigo.
    Se vc soldar as planetárias é pra ficar 100% full. Pra trilhas pesadas quando uma roda está no ar ou em uma posição menos resistente que a outra roda, rodar as duas juntos.
    Como você quer colocar um freio seletivo se as 2 estão rodando 100%. Se você freiar uma, freia a outora automaticamente.
    A menos que eu esteja errado, mais foi isso que pensei.
    Pq não colocar bloqueio de 75% como eu fiz?
    abracos

  • #10
    Citação Postado originalmente por Matheus MG Ver Post
    ow galera andei pensando aqui
    pode até ser q nao da certo mas quem sabe nao fica bom
    o seguinte : fusca baja ou gaiola é pra trilha e nao pra asfalto entao solde as planetárias da caixa pra fica bom na ''trilha'' e ponha freio de mao seletivo e quando vc estiver no alfalto e for virar puche parcialmente a lado q vc está virando assim essa roda vai rodar um poco mais devagar

    oq acharam da ideia ?
    se fizer isso vai dar merda... vai frear as duas rodas, mas um tambor de freio vai acabar sofrendo um esforço desnecessário e acabar provocando uma quebra de ponta de eixo...

  • #11
    Usuário Avatar de ZCC
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    Pela minha experiência com modelos, eu diria que travar a roda em falso é melhor até mesmo que bloquear e deixar as 2 girando juntas

    quando se bloqueia a roda de um lado, o torque na outra roda simplesmente dobra... se as duas giram ao mesmo tempo, o torque ainda é dividido

    Essa é a conclusão que cheguei

  • #12
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
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    ilha comprida / sao paulo/SP
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    eu tambem sou da opiniao de nao bloquear totalmente tambem , se existisse algum sistema de bloqueio acionavel seria muito bom , quando precisasse ultilizava o diferencial 100 porcento e quando nao deixava trabalhar normal

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