Olá Pessoal!
Dei inicio ao processo de construção de uma carreta estilo militar para o meu jipinho.
Como não fui muito feliz na busca por uma carreta pronta, resolvi construir uma.
A ídéia é chegar o mais próximo possivel do modelo criado no início da década de 40
Primeiro passo: A Caçamba
Comecei pelo que julgo ser a parte mais difícel, a aconstrução da caçamba.
Certamente não tenho a habilidade nem as ferramentas para construir uma com minhas próprias mãos. Portanto procurei por alguém que me auxiliasse nesta fase inicial.
Fiquei muito contente com o resultado obtido. A caçamba ficou próxima da perfeição.
Como pode-se observar no post anterior, estão faltando na caçamba os ganchos utilizados para fixar a corda que vai prender a lona.
Bom, isso aí acho que eu mesmo posso fazer. Partindo de um pedaço de chapa de 2 mm, em pouco tempo os ganchos estavam prontos.
Segundo passo: Eixo/Suspensão (respondendo ao Scacca)
Achar um eixo liso, ou seja sem a boda do diferencial é praticamente impossivel. Então parti de um eixo canela fina da f75 e cortei a bola fora. ops!
Os feixes de mola, conforme o manual da Bantam, medem 91cm do centro de um olhal ao centro do outro. O mais próximo que encontrei a isto foram os feixes dianteiros da rural. Medem 89. Os do cj3a também tem esta medida. Com uma merretinha, consegui "desarquear um pouco o conjunto e distância entre os olhais chegou ao que eu precisava. Usei o cubo de roda e a manga de eixo do eixo dianteiro. Isso tudo conseguido num ferro-velho a um preço razoável. Depois de cuidadosamente restaurando, ficou como novo. Um par de rodas novas e 2 pneus de reserva, que eu já possuía, completaram o conjunto.
Fiz na Stepside, uma fabrica de caçambas e paralamas para caminhonetes. Fica Localizada em Maripá-PR, interior do estado do Paraná.
Fui atendido pelo Marcelo que aceitou o desafiu e em poucos dias fabricou a caçamba. www.stepside.com.br