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Tópico: Baterias

  • #1
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
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    06/05/2007
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    Baterias




    Caros,

    Nao achei nada sobre o assunto baterias, salvo mensagens perdidas em um topico ou outro. Caso ja haja algo sobre, favor deletar este topico.

    Minha bateria se foi apos dois anos de uso. E uma Heliar de 70ah livre de manutencao. Estava em um Vitara que e pouco utilizado durante a semana e chega as vezes a ficar quinze dias na garagem, motivo pelo qual acredito que a bateria ja se foi e nao segura mais cargas.

    Tirando as famosos Optima Yellowtop, quais as melhores opcoes que temos no mercado nacional? Heliar, Moura, AC Delco, Cral, Impact etc?

    Comentarios sobre as marcas, modelos e especificacoes para 4x4 sao bem vindas.

    Abracos,

  • #2
    Bosch, heliar, moura, delco, tudo mesma fabrica...

    Todas são boas se o resto do sistema também o estiver. Bateria tem durabilidade entre 2 e 3 anos. Com abuso no guincho se der 2 anos ta otimo.

    Recomendo a Bosch por ser excelente produto, marca confiável, facil de achar, preço melhor qu eas outras similares e ainda de quebra vc leva na Bosch Car Service da sua cidade e faz um checkup eletronico do sistema. Muito útil.

    Agora pode investir mais, vai de optima.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #3
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    Nava, falar que uma Moura é de mesma fabricação que uma outra qq é sacanagem!
    Heliar, Bosch, Ac Delco são sim do mesmo fabricante, assim como a Motorcraft tb é (q saem nos carros da Ford). Mas Moura é Moura... Logico que ela tem 1ª, 2ª e 3ª linhas... Mas ai é outra historia!

    Pablo, dentre as marcas citadas por vc ou pelo Nava, concordo que são marcas excelentes! Eu particularmente ficaria entre Moura, Tudor, Heliar, Crawl, talvez AC Delco, por ultimo com a Bosch... Não desprezando ela não! Talvez até uma Ajax...
    Dentre as opções de mercado prefira baterias que apresentem prata na liga (ou calcio-prata). Elas irão aguentar mais o tranco no uso do dia a dia do offroad!

    Se tiver grana, vai de Optima msm... Apesar de ser uma bateria de msm tecnologia que as outras, ela apresenta uma montagem da estrutura das placas de chumbo diferente, tipo espiralada. Cuja tecnica permite armazenar uma maior qtdade de energia!

    Porém, se vc deixar o carro sem ligar por mais de 1 ou 2 meses, max 3 meses, e dar uma boa carga na bateria (tipo uma boa olta de 30 min a 1h andando pela rua), ela vai morrer msm. Pq dai ela vai autodescarregar e passar abaixo da tensão de 10,5V, cuja tensão é o atestado de obtido da coitada!

  • #4
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    05/03/2007
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    Baixa qualidade no geral

    Infelizmente ficamos a mercê de fabricantes desonestos que fabricam baterias preparadas apenas para durar até o fim da garantia.
    Comprei uma Heliar em abril de 2010, garantia de um ano. Em junho de 2011 exatos dois meses finda a garantia a bateria foi para o espaço e tive que comprar outra.
    Não uso nada elétrico que exija muito da bateria. O problema é produto vagabundo de baixa qualidade.
    A Moura demora um pouquinho a mais para acabar porem tambem não é nada espetacular.
    Tambem tive uma blazer com Heliar e durou pouco dias após a garantia terminar.
    De qualquer forma nunca mais uma bateria da Heliar entra em um carro meu e alertarei para que outros usuários não comprem para não perder dinheiro.

  • #5
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    Único carro que comprei zero foi um Passat 86 e veio com uma bateria HELIAR durou exatos 4 anos e ao trocar coloquei de outra HELIAR que durou pouco mais de um ano e daí em diante coloquei de outras marcas BEM MAIS BARATAS que nunca passaram muito mais de 1 ano .

    Atualmente uso baterias de menor preço , pois todas dão garantia de 1 ano , tanto uma MOURA qto uma HELIAR duram pouco mais de um ano , e custam o dobro de uma AJAX , CRAWL , TUDOR , E OUTRAS TANTAS MARCAS DESCONHECIDAS POR AÍ , logo : compro a mais barata que tiver independente de MARCA . Nem quero saber se o fabricante é sério ou não , estamos no Brasil e aqui o consumidor é o que menos importa para os fabricantes e para os governantes , NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A GENTE , não temos por onde apelar .

    Compro baterias sempre uma loja aqui da cidade , e o cara já é até meu amigo , pq tenho 3 carros , logo estou sempre COMPRANDO BATERIAS , rsrsrsrsrsrsrsrs , e este amigo lojista tem me falado que a TUDOR esta com tecnologia de fabricação muito boa , mas aí não sei se ele quer vender mais da TUDOR ou se esta informação é verdadeira , pq com 58 anos que tenho , tenho visto "VÁRIOS AMIGOS" me apunhalar pelas costas . Não consigo mais acreditar em nenhum comerciante , mesmo sendo ele "amigo" ?

    Se acabar antes de um ano , troco por outra nova na garantia , se durar um ano e der pau , troco por outra nova da mais barata que tiver .

    Minha opinião e dica .

  • #6
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    All

    Quando comprei meu CJ ele veio com uma bateria chamada Rodojax Com Prata, eu até tirava sarro, mas ela foi durando, durando, descarregava, recebia carga, e assim ia durou, na minha mão quase três anos.
    Mas não achei para comprar...infelizmente...
    Troquei ela por uma Fortex, bateria barata e que já usei(Aberta) e durou mais de dois anos em uma Saveiro que tinha com bastante som.
    Porém, é uma de 80Ah.

    No meu carro de passeio, coloquei uma Moura, que também durou mais de três anos...vidro elétrico, AC, som com módulo, e só funciona de sexta a domingo, o resto da semana ele fica parado. Considero uma bateria muito boa, mas troquei ela por uma Fortex de 65Ah selada, e vamos ver como irá se comportar.

    Então, tenho:
    CJ - Fortex 80Ah
    Rural - Fortex 80Ah
    Carro - Fortex 65Ah Selada

    Vamos ver como irão se comportar, pois são relativamente novas.

    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #7
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    Atualmente trabalho no ramo de teste de baterias, inclusive de automotivas, e digo aos srs: infelizmente não podemos esperar que a bateria dure muito mais que 2 anos... Ela é um processo quimico e pela lógica toda quimica tem um fim! Se a bateria durar 2 anos nas condições que usamos (digo em jipes, carros deveriam durar mais tempo) já é de bom tamanho!

    Alberto, acho que vc deu azar, já usei Heliar (como reposição e não de fabrica) em dois carros que tive (quase 3,5 anos em cada) e nunca tive problemas. Claro que é tudo uma questão de sorte e uso! Digo sorte pois nem sempre o comerciante segue a risca as recomendações dos fabricante para estocar a bateria. E caso tenha pego uma bateria que foi produzida a mais de 6 meses e que foi armazenada em temperatura elevada (entenda como algo de 30ºC a 40ºC dentro de um galpão) por longo periodo e não tenha recebido recarga após periodos de 6 meses, durar 1 ano foi muito....
    Hj uso uma Moura de 65Ah na minha VTR, só comigo a bateria já tem 2 anos... E olha que ela foi colocada pelo antigo dono!

    Guilherme, cuidado para não comprar gato por lebre. Tem muita gente que vende bateria de 65Ah e na verdade a bateria não passa de 45Ah... E não pense que ninguém olha para os consumidores não. Já esta no forno um regulamento que vai entrar no mercado regido pelo Inmetro que contempla mais de 40 produtos automotivos, sendo um deles a bateria! O fabricante, seja ele qual for, grande ou pequeno, deverá se submeter a analise qualitativa do produto e caso não atenda os requisitos não obterá alvará de venda pro mercado!
    Eu sei, vcs vão falar que no Brasil essas coisas nã funcionam... Concordo! Mas as vezes....
    Pq quem fez o apelo ao Inmetro foram os proprios fabricantes (Moura,Tudor, Ajax, etc...) que não estão mais suportando a concorrencia desleal de alguns produtores, e um dos canais que eles vão usar para que esse regulamento funcione é o disk denuncia ao Inmetro, onde o comerciante e o fabricante serão autuados em caso de venda de produtos não regulamentados....
    É esperar para ver!

  • #8
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    Obrigado pelos esclarecimentos , sei que existe estas coisas no governo , as leis projetos de lei , INMETRO mas estas coisas só funcionam qdo os grandes são lesados mesmo , qdo os pequenos fabricantes começam a incomodar estes grnads fabricantes , eles veem com esta estória de produtos de baixa qualidade e coisa e tal , qdo eu ou vc vai reclamar de um grande fabricante até na justiça eles nem olham pra vc e acham que vc é um criador de caso , mas qdo os grandes fabricantes se veem prejudicados pelas grandes vendas dos pequenos fabricantes aí começam o LOBBYE para aniquilar os pequenos , aí o governo toma medidas para que os pequenos não tenham condições de produzir dentro das normas por eles estipuladas .

    Sei que não tenho como saber se uma bateria de 80Ah de um pequeno fabricante tem 80Ah , assim como uma bateria MOURA , HELIAR tb não tenho como saber , assim tb qdo mando fazer um serviço de bomba injetora , não tenho como saber o que deu pau e os caras cobram R$2.700,00 num serviço de bomba injetora e tenho que pagar mesmo se ele trocou apenas um O-RING e diz que trocou a metade das peças da bomba , como vou saber se não entendo nada disto e não tem como eu verificar .

    ESTAMOS LASCADOS MEU AMIGO , temos que procurar lojas que tem tradição em bons serviços e por aí vamos seguindo nossos caminhos e de vez em qdo deparamos com uns picaretas pela frente , MAS EXISTE COMERCIANTES HONESTOS COM CERTEZA .

    Mas agradeço o alerta , mas não tenho como acreditar nas leis deste belo País que amo tanto .

  • #9
    Usuário Avatar de fpandur
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    já usei umas 3 ou 4 Moura de 75 A/h em diferente carros e todas invariavelmente abriram o bico com 2 anos de uso. Usei também uma Bosch 65 que durou 2 anos. Tenho uso de guincho, mas é bem esporádico. Para uma bateria de R$ 350, seria de se esperar algo melhor. Hoje comprei uma Heliar 75 A/h com melhor CCA e CA que a Moura, mais barata e com 18 meses de garantia, vamos ver o que dá .....

    Ah, sobre a Optima: a Yellow que veio na XTerra que comprei simplesmente isolou do nada com menos de 1 ano de uso. Não tenho guincho, alternador verificado, somente som com potência original e os acessórios originais do carro (vidro, ar, etc). Nos Foruns gringos muita gente reclamando sobre problemas semelhante, que a bateria "morre" prematuramente, parece que depois que mudaram a fábrica pro México começou a dar isso, se é verdade ou comentário de xenofobo americano, não sei dizer. A minha é Made in Mexico ... fiquei decepcionado com essa bateria, por aqui é na faixa de R$ 1200

    Por fim: o cara onde comprei a bateria comentou algo sobre essa regulamentação que irão fazer para baterias, pelo que entendi fabriqueta que não atender especificações mínimas estará fora do mercado, se vai acontecer mesmo ou não, e qual o impacto disso nos preços das baterias, vamos ver ....
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #10
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    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    já usei umas 3 ou 4 Moura de 75 A/h em diferente carros e todas invariavelmente abriram o bico com 2 anos de uso. Usei também uma Bosch 65 que durou 2 anos. Tenho uso de guincho, mas é bem esporádico. Para uma bateria de R$ 350, seria de se esperar algo melhor. Hoje comprei uma Heliar 75 A/h com melhor CCA e CA que a Moura, mais barata e com 18 meses de garantia, vamos ver o que dá .....

    Ah, sobre a Optima: a Yellow que veio na XTerra que comprei simplesmente isolou do nada com menos de 1 ano de uso. Não tenho guincho, alternador verificado, somente som com potência original e os acessórios originais do carro (vidro, ar, etc). Nos Foruns gringos muita gente reclamando sobre problemas semelhante, que a bateria "morre" prematuramente, parece que depois que mudaram a fábrica pro México começou a dar isso, se é verdade ou comentário de xenofobo americano, não sei dizer. A minha é Made in Mexico ... fiquei decepcionado com essa bateria, por aqui é na faixa de R$ 1200

    Por fim: o cara onde comprei a bateria comentou algo sobre essa regulamentação que irão fazer para baterias, pelo que entendi fabriqueta que não atender especificações mínimas estará fora do mercado, se vai acontecer mesmo ou não, e qual o impacto disso nos preços das baterias, vamos ver ....
    Vai entender.... a minha está OPTIMA, estou usando a mais de 2 anos. só não tenho guincho.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Salviano Ver Post
    Vai entender.... a minha está OPTIMA, estou usando a mais de 2 anos. só não tenho guincho.
    Ia por a foto mas enviei a mensagem antes...agora vai.

  • #12
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    Agora, tive uma Delphi Freedom, não lembro se 70 ou 75Ah que era impressionante...durou uns quatro anos, usando som no carro, muitas vezes até esgotar a bateria, dava um tranco e pau de novo.
    Acho que por isso pararam de fabricá-la...
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