x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23

Teoria - Feixe de Molas

Estou aqui pensando na teoria de funcionamento do feixe.

O feixe é formado por várias lâminas, sendo a mestra a maior delas (em comprimento).

Depois, as outras lâminas, na maioria dos casos, formam uma "escadinha" de comprimentos menores, até que a menor delas completa o feixe e é apoiada no suporte da mola (no caso do SPOA).

Sendo assim, partindo do princípio que eu devo tirar uma das lâminas, qual a diferença (para o comportamento da suspensão/constante da mola) se eu retirar uma lâmina mais comprida do feixe (ex, uma depois da mestra) ou uma lâmina curta do feixe (aquela mais próxima do suporte no eixo por exemplo)?

Regis,

Um moleiro da FF Molas me disse:

- As molas maiores, por serem mais flexíveis, são usadas no início do trabalho da suspensão. As molas menores são usadas para ganhar capacidade de carga.

Logo se retirar uma lâmina longa, eu acredito que o feixe fique mais flexível, perdendo pouco em relação a capacidade de carga.

Se retirar uma lâmina curta, terá pouco influencia na flexibilidade, mas diminuirá a capacidade de carga.

Mas nunca estudei o tema para saber se procede ou não... optei por viaturas com braços longitudianais e panhards.

Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Agradecimentos: 0
    Boa pergunta.
    No meu modesto entendimento, as molas menores só entram em ação, efetivamente, quando as maiores já estão atuando. Assim, seguindo o raciocínio, se retirar uma maior, o jipe vai ficar mais duro, ao passo que se tirar a menor, vai ficar mais suave, mais macio, porém com risco de socar no batente pelo fim do curso.
    Vlw

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Regis

explicar a teoria eu não sei, mas se você tirar a mola logo a seguir do feixe, o conjunto ficará mais frágil, pois a seção (tamanho da mola mestra sem suporte da 2a. mola) aumentará, e os momentos de escoamento e quebra (termo técnico de engenheiro) se darão a valores de carga inferiores. Se fizer o contrário, retirar a mola mais curta, a capacidade de carga será reduzida também, mas os tais momentos deverão se alterar proporcionalmente (ou próximo a isso) a perda da capacidade.

Para entender, pegue um feixe de 12 lápis e tente quebrá-lo. Vá retirando 1 de cada vez até conseguí-lo. Antes de quebrar ele irão deformando e retornando, depois quebram. Pelo que entendi, momento de escoamento é quando o metal deforma e não retorna, e de quebra é óbvio. No caso dos lápis, só há o momento de quebra.

Quanto a maior flexibilidade do conjunto, ela está associada as características do próprio, tamanho x largura x espessura x material de cada lâmina e sua ação conjunta. Assim, se você pegar molas de um veículo muito maior, elas pode te assegurar a flexibilidade que você deseja, sem chegar aqueles momentos "especiais" 8)

Claro que posso ter entendido tudo errado, mas eu não arriscaria retirar a 2a. mola, e tirar a última pode não ter resultado nenhum em flexibilidade.

Abraços

Eriksom

Pois é ... vou testar na prática agora...

estou tirando uma lâmina mais curta pra ver no que dá....

se ainda não ficar como quero, vou tirar a contra mestra e retornar com aquela mais curta.... vamos ver

Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Agradecimento: 1
    Se vc quer mais suavidade no molejo, deve retirar as maiores,mas ficará obviamente mais frágil o conjunto na primeira fase de carga (esforço).Se retirar as menores, perderá a capacidade de carga plena,mas talvez nem perceba melhoria na suavidade se for seu objetivo.
    Minha opinião é que não se deve retirar a primeira abaixo da mestra para não comprometer tanto a segurança.

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por Zé Renato Ver Post
    Se vc quer mais suavidade no molejo, deve retirar as maiores,mas ficará obviamente mais frágil o conjunto na primeira fase de carga (esforço).Se retirar as menores, perderá a capacidade de carga plena,mas talvez nem perceba melhoria na suavidade se for seu objetivo.
    Minha opinião é que não se deve retirar a primeira abaixo da mestra para não comprometer tanto a segurança.
    A primeira abaixo da mestra seria a 2a virada? Se for, não deve ser retirada. Minha opinião é que se quer mais macia, devem ser retiradas as menores, ciente de que diminuirá a capacidade de carga com maior possibilidade de choque no batente.
    Ou então arranca tudo e põe logo o feixe da Toy, que dizem que melhora muito o conforto do Willys

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Regis

Eu já desmontei os meus feixes de mola umas 10000000000 vezes.Já coloquei folhas de radiografia entre as laminas, graxa, sem graxa e etc.Até calços entre as laminas, tipo S10, já tentei.Retirei de uma lamina até 4 laminas, de todos os tamanhos.Tive até que colocar barra anti torção, devido a pouca quantidade de laminas que deixei.

Nada adiantou, o que melhor pode ser feito é retirar uma ou duas laminas do meio do feixe.Lembre-se que com isso aumenta a fadiga do feixe e tb pode ocorrer torção no eixo, nas aceleradas mais fortes.

Hoje uso os feixes limpos sem graxa nenhuma, e com menos uma lamina do meio.
    Algumas fotos da experiencias, repare nas quantidades de laminas e na lambança de graxa.

[]´
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Teoria - Feixe de Molas-dsc02903.jpg   Teoria - Feixe de Molas-dsc03081.jpg   Teoria - Feixe de Molas-dsc03083.jpg   Teoria - Feixe de Molas-dsc03105.jpg  
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário
    Entrada
    14/08/2008
    Local
    Florianopolis/SC
    Peço licensa para dar meu pitaco: Nos antigos carros Chevrolet 46, 48 etc, fazia-se, para ficar mais macio o molejo, (não havia outro recurso) um corte de 2mm de profundidade, no sentido longitudinal da mola, bem no centro, nas pontas, de mais ou menos 40mm, onde a mola de cima encostava. Neste valo colocava-se uma pequena esfera de rolamento, mais graxa, com uma proteção em volta da esfera de um pedaço de lona de caminhão. O efeito era muito bom, não era tirado nenhuma mola, ficava resistente aos trancos, o feixe ficava original, e o conforto muito bom. Não sei se me fiz entender mas basicamente é o que eu descrevi. É claro que estes carros rodavam dentro de cidades, e poucas vezes eram metidos em lamaçais. Não sei qual a durabilidade do conjunto; mas é barato e eficiente. A esfera faz com que as laminas deslizem uma contra a outra, não perdendo a potencia do conjunto. Boa sorte, um abraço.
    Flavio

Obrigado a todos.

Só para enriquecer um pouco mais, o setup atual do samuca é com molas de toy.

Lógicamente ja foram retiradas algumas lâminas (o peso da toy é muito maior)... e ele está um pouquinho mais macio que o samuca original... mas com muito mais curso...

só que ainda não é o suficiente para mim... .por isso que vou tirar mais uma lâmina.

Agora está lá para tirar mais uma curta (a do grampo) até mesmo porque a segunda mola (virada/semi-virada) ajuda garantir o "final de viagem" no caso de quebrar a mestra....

mas se não resolver, vou tirar ela mesmo....

Até onde eu li e pesquisei, tem uma "alternativa" para "amaciar" o feixe, que é deixar as lâminas com raios diferentes, fazendo com que as lâminas menores fiquem com arcos menores, ou seja, para que elas iniciem o trabalho somente após o feixe trabalhar um pouco.... assim a mola fica mais "progressiva".

Bom, por enquanto o samuca tá no moleiro pra tirar uma lâmina a mais....

quando eu chegar em um resultado final eu posto aqui.

[]s

Citação Postado originalmente por Flavio Junges Pereira Ver Post
    Peço licensa para dar meu pitaco: Nos antigos carros Chevrolet 46, 48 etc, fazia-se, para ficar mais macio o molejo, (não havia outro recurso) um corte de 2mm de profundidade, no sentido longitudinal da mola, bem no centro, nas pontas, de mais ou menos 40mm, onde a mola de cima encostava. Neste valo colocava-se uma pequena esfera de rolamento, mais graxa, com uma proteção em volta da esfera de um pedaço de lona de caminhão. O efeito era muito bom, não era tirado nenhuma mola, ficava resistente aos trancos, o feixe ficava original, e o conforto muito bom. Não sei se me fiz entender mas basicamente é o que eu descrevi. É claro que estes carros rodavam dentro de cidades, e poucas vezes eram metidos em lamaçais. Não sei qual a durabilidade do conjunto; mas é barato e eficiente. A esfera faz com que as laminas deslizem uma contra a outra, não perdendo a potencia do conjunto. Boa sorte, um abraço.
    Flavio
    Flávio,

muito boa a dica. Obrigado.

Não me sinto muito confortável em fazer isso no jipe, pois o ambiente lamacento onde ele vai andar é muito propenso a fazer com que a esfera se perca...

mas realmente o deslizamento entre as lâminas ajuda muito no desempenho do feixe.

Mais ou menos como a teoria da "graxa" que o Serjão postou aqui.... mas isso tem uma limitação muito grande quando aplicados diretamente em terrenos cheios de água e lama... e até mesmo poeira.

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43

Porque a Blazer é macia?

Eu tive uma Blazer e posso dizer que ela é bem macia, mesmo sendo a suspensão trazeira com feixes de mola. As pickups também, e são feitas para suportar carga. Porque é tão difícil obter o mesmo resultado nos Cejotas e nas Bands?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem