Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  1. #1

    Tração Integral e/ou Permanente




    Olá pessoal,


    Pesquisando informações sobre tração 4x4 na net, deparei-me com um conceito sobre a diferença entre tração 4x4 integral e tração 4x4 permanente. Infelizmente não salvei o texto, mas, em síntese, o articulista afirma o seguinte:

    - tração integral refere-se ao terreno em que ela é aplicada, ou seja, ela pode ser acionada em qualquer espécie de piso (integralidade de tipos de piso); tanto pisos com muita aderência como em pisos com pouca aderência. É o tipo de tração obtida nos veículos 4x4 com diferencial central.

    - Tração permanente refere-se ao período de tempo de utilização. São as empregadas naqueles veículos com tração integral e que não podem ser desligadas (full time). O veículo está sempre com o sistema 4x4 em funcionamento. Existem veículos que possuem tração integral sem que esta esteja permanentemente ligada (part time). Elas podem ser ligadas ou desligadas de acordo com a vontade do condutor. É, por exemplo, o caso das Pajeros. Portanto, a viatura pode ter tração integral sem que, necessariamente, tenha tração permanente.

    Bom!? Como sou novo no mundo 4x4, gostaria que alguém comenta-se estes conceitos.

    Saudações 4x4.

    Annibal.

  2. #2
    Eu interpreto os termos tração integral e tração permanente como sinônimos, utilizados para denominar o sistema de tração em viaturas com diferencial central sem a opção de 4x2.

  3. #3
    Na verdade me parece que há 3 tipos de tração:

    1 - Full time com diferencial central (Discovery, Defender, Niva)
    2 - Part time sem diferencial central (esta podendo ser usada somente em pisos com pouco atrito)
    3 - Part time com diferencial central. Esta te permite utilizar 4x4 ou não em qualquer tipo de terreno.

  4. #4
    Citação Postado originalmente por Rogerio Campassi Ver Post
    Na verdade me parece que há 3 tipos de tração:

    1 - Full time com diferencial central (Discovery, Defender, Niva)
    2 - Part time sem diferencial central (esta podendo ser usada somente em pisos com pouco atrito)
    3 - Part time com diferencial central. Esta te permite utilizar 4x4 ou não em qualquer tipo de terreno.
    x2
    mas esse part-time com diferencial central ainda não é tão comum, até agora eu só me lembro de ter visto em modelos mitsubishi...

  5. #5
    A full-time do Subaru não tem diferencial central igual ao Defender/Niva com opção de bloqueio (part-time).

    Neste caso o cambio faz esta função (reduzida/diferencial/cambio).
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  6. #6

    Dúvida.

    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    x2
    mas esse part-time com diferencial central ainda não é tão comum, até agora eu só me lembro de ter visto em modelos mitsubishi...
    Cherokee sport não seria assim?
    abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  7. #7
    Em que pese a contribuição dos companheiros que postaram suas opiniões, pelo que vejo não há uma definição categórica do ponto de vista técnico sobre o que, sem sombra de dúvida, seja a tração permanente ou a tração integral ou se integral e permanente é a mesma coisa. Alguém mais pode contribuir? Confesso que continuo em dúvida.
    Grand Vitara 4x4 A/T 2011 (rebocado por motorhome Motor Trailer MT 660 Iveco 4912) - SX4 AWD A/T 2012 -
    Ex-Pajero TR4 Flex A/T 2008

  8. #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    44
    Posts
    10,325
    Minha singela contribuição:

    4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo traseiro quando necessita de mais tração.

    4X4 HI: Engatar a Tração 4x4 HI (High = Alta), significa colocar acionar a tração nas quatro rodas para trânsito em alta velocidade. Com esta configuração é possível rodar em velocidades normais em estradas de terra e com baixo atrito. Veículos equipados com diferencial central podem trafegar em 4x4HI em qualquer tipo de terreno.

    4x4 L: Engatar a Tração 4x4 L (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados em situações fora de estrada.

    Active Trac: Sistema de tração 4x4 desenvolvido pela Mitsubishi, e que equipa os modelos Pajero. O equipamento permite o acionamento de 4x2 para 4x4 em velocidades de até 80 Km/h. Possui diferencial central que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno, seja liso ou com aderência plena (asfalto). Pode ainda ter o diferencial central bloqueado, para melhor distribuição de torque entre os dois diferenciais.

    Blocante de Diferencial: componente mecânico opcional que pode ser instalado no diferencial traseiro, o que é mais comum, no dianteiro, ou em ambos. A função é anular o efeito do diferencial, possibilitando que a transmissão envie torque igual para as duas rodas, o que facilita a abordagem de obstáculos mais radicais. Deve ser usado somente nessas situações, e sempre desligado quando se voltar a transitar normalmente em piso com atrito.

    Caixa de Transferência: Situa-se ao lado da caixa de marchas e possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro além de proporcionar a redução da marchas.

    Command Trac: É outro sistema de tração 4x4 que a Chrysler desenvolveu para sua linha Jeep. Este modelo é o part-time 4WD, que significa que seu proprietário só deve utilizá-lo para tração 4x4, quando estiver trafegando em terrenos difíceis e que ofereçam deslizamento em curvas. A caixa também permite o acionamento para 4x4 em pleno deslocamento.

    Control Trac: Tipo de tração integral 4x4 utilizado nos modelos da Ford, como o Explorer. É composto de circuitos eletrônicos que detectam deslizamento nos diferenciais, e equilibra o torque para a melhor situação de tração. É equipado com marchas reduzidas, quando tem seu diferencial central bloqueado. Pode ser utilizado em 4x2.

    Diferencial Central: Componente que fica instalado na caixa de transferência e compensa, nas curvas, as diferenças de percurso do eixo dianteiro e traseiro. Pode ser bloqueado para travessia de obstáculos em trechos fora de estrada. Equipa todos os utilitários e SUVs com tração integral, como a linha Land Rover e Mitsubishi Pajero respectivamente.

    Diferencial: componente mecânico presente em todos os veículos, fica instalado no eixo de tração e tem a função de compensar as distâncias percorridas entre as rodas em uma curva. Os veículos 4x4 possuem dois diferenciais, um no eixo traseiro e outro no dianteiro.

    Full-time 4WD - Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente.

    Insta Trac: é o nome do sistema usado pela Chevrolet em alguns modelos fabricados no Estados Unidos. Equipa pick-ups como as Blazers, e é um sistema Part Time 4x4, o que significa que não deve ser utilizado em asfalto ou outro piso de aderência plena. Permite a mudança de 4x2 para 4x4 em pleno movimento, e conta com marchas reduzidas.

    Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

    Positraction: Ou Tração Positiva, é um diferencial que desvia, ou bloqueia, parte do torque da roda que está girando em falso para a outra que tenha alguma tração. Normalmente o índice de bloqueio é de 70%. Algumas pick-ups da Chevrolet como as D-20 e as primeiras S10, vinham equipadas com este sistema. Já a Ford equipa toda a sua linha de pick-ups 4x2 como a F-250 e as Ranger. A Toyota Hilux e o JPX Montez também contam com este recurso.

    Quadra Trac: Equipa a linha Cherokee e é um sistema de tração integral 4x4. Seu sistema de acoplamento viscoso controla o torque para cada um dos diferenciais, e permite o tráfego em marchas reduzidas.

    Real Time: Nome do sistema de tração 4x4 da Honda, que equipa os modelos CR-V. O equipamento detecta automaticamente a necessidade de tração total e engata a tração traseira para auxiliar o eixo dianteiro a movimentar o veículo.

    Select Traction: Sistema simples de bloqueio, utilizado nos utilitários 4x2 da Gurgel. Baseia-se na utilização dos freios de estacionamento traseiros, que são normalmente acionados por um cabo de aço. O sistema é composto de três alavancas, a principal que freia as duas rodas simultaneamente, e mais duas pequenas, que freiam uma roda de cada vez. Se uma roda fica girando no ar, ou patinando, o condutor puxa o freio desta roda, fazendo ás vezes de um blocante, e o diferencial envia todo o torque para a roda que está em condições de tração.

    Shifting On The Fly: Recurso que equipa grande parte dos SUV atuais, possibilita que se engate a tração 4x4 em velocidades que chegam em alguns modelos, a 130 Km/h. Não confundir com o engate da reduzida (low range), que deve se feita sempre com o veículo parado.

    Trac-Lock: Tipo de diferencial que distribui automaticamente o torque entre as rodas traseiras, de modo a garantir a melhor condição de aderência em superfícies de baixo atrito, como lama, areia, etc. Sistema utilizado pela Troller e pela Chrysler nos veículos Jeep.

    Texto na íntegra: http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm

    Mais sobre o assunto:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2526 (Tipos de Tração)
    http://autoentusiastas.blogspot.com/...os-de-4x4.html

    Nos próximos textos, não deixem de observar as animações, ensinam muito sobre o funcionamento de diferenciais, bloqueios e trações.
    http://auto.howstuffworks.com/four-wheel-drive.htm
    http://auto.howstuffworks.com/differential.htm

    Mais um para se divertirem:
    http://www.familia4x4.com.br/dicas_e..._de_tracao.htm

    Crianças, boa leitura!

    Abraços.

    Kim.

  9. #9
    Olá Kim,

    Agradeço tua contribuição, excelentes informações em todos os endereços. Muito bom!

    Saudações 4x4.
    Grand Vitara 4x4 A/T 2011 (rebocado por motorhome Motor Trailer MT 660 Iveco 4912) - SX4 AWD A/T 2012 -
    Ex-Pajero TR4 Flex A/T 2008

  10. #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    44
    Posts
    10,325
    Opa Annibal!!!

    Muito obrigado!

    Abraços.

    Kim.

  11. #11
    Citação Postado originalmente por SJKCaio Ver Post
    A full-time do Subaru não tem diferencial central igual ao Defender/Niva com opção de bloqueio (part-time).

    Neste caso o cambio faz esta função (reduzida/diferencial/cambio).
    A full-time do Subaru Impreza tem diferencial central de acoplamento viscoso para o câmbio mecânico e para o câmbio automático o serviço é feito eletronicamente.
    Se alguém souber de um câmbio destes e "baratinho", me interessa para colocar na minha gaiola.
    É possível achar o 4x2 por 500,00...no Mercado Livre.

  12. #12
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    x2
    mas esse part-time com diferencial central ainda não é tão comum, até agora eu só me lembro de ter visto em modelos mitsubishi...
    As Cherokees também tem.. Vi uma nestes dias...

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado
Topo