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Tópico: Água no Diesel

  • #1
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Água no Diesel




    Pessoal fiquem atentos , tenho filtro com copo de vidro e acompanho qdo vem água no Diesel , estou drenando 1 vez por mês , para quem tem bomba centrífuga , como meu motor , agua é um veneno , pode empenar as palhetas e até entortar o eixo .
    Há algum tempo percebo que mesmo abastecendo em posto com bandeira , vem água no diesel , o jeito é acompanhar e drenar se necessário .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #2
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    Água no Diesel!

    Grande Eduardo!

    Não necessariamente vem água no diesel... O diesel condensa água dentro do próprio tanque, dê uma examinada no bocal do tanque, veja se já está enferrujado... Mesmo trocando, em 1 ou 2 meses, já estará enferrujado de novo.
    Todos tanques de caminhões têm um dreno embaixo, para retirar a água que condensa... Água desce, óleo sobe... Pode ver que muitos caminhões têm o tanque de inox ou plástico, assim como as pick-up's.

  • #3
    A Land tbm tem este tipo de dreno direto do tanque...que por sinal é muito mais prático que o dreno no filtro. Quem for fazer ou trocar de tanque...seria legal ver a possibilidade de colocar um dreno nele....se possível.
    Meu colega de trabalho que tbm tem um F1 como mesmo motor que o meu e ele perdeu a bomba dele por causa da água...a bomba se lubrifica com o própio combustivel e com a água ferrou!!!! Me corrijam se eu estiver falando M. Mas foi o que o mecânico alegou para ele.


    abraços

  • #4
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    Água no Diesel!

    Grande Adriano!

    Isso acontece mesmo! Não pode dar bobeira... Tem que tirar a água do tanque, senão tchauzinho pra bomba...

  • #5
    Giovani,

    Ói eu aqui di novo...

    Não existe um "sensor" que se instala em algum ponto que identifica quando existe esta contaminação no diesel ???
    Pq o zóiômetro pode faiar e...

    []'s desconfiados...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
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    Água no Diesel!

    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Giovani,
    Ói eu aqui di novo...
    Não existe um "sensor" que se instala em algum ponto que identifica quando existe esta contaminação no diesel ???
    Pq o zóiômetro pode faiar e...
    []'s desconfiados...
    Grande Eduardo!

    Se existe desconheço... O jeito é olhar mesmo... O filtro de vidro é uma boa, vc vê fácil quando têm água.
    Como o teu chará falou lá em cima, ele tira a água uma vez por mês... Experimente fazer isso no dreno do tanque uma vez por semana, ou a cada 15 dias. Dessa forma vc vai ver o "quanto" acumula nesses períodos, aí é só praticar o "ritual" no período adequado!
    Parece que o diesel aditivado diminui esse problema, me corrijam se estiver errado...

  • #7
    Grande Giovani....Eu particularmente procuro ter outros cuidados além do sangramento do filtro. Abasteço sempre que possível no mesmo posto, desde quando tinha a Land e pego nota fiscal, Qdo não é possível procuro postos de bandeiras conhecidas que com aparência confiável. E sempre uso diesel aditivado. Que por sinal é o único aditivo que uso em meus carros.

    abraços

  • #8
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    Água no Diesel...

    Grande Moçada!!!


    Realmente o nosso Diesel (ou esta M. de mistura de porcarias que chamam de Diesel aqui no Brasil) é uma "água suja"...

    Na maioria dos postos que vendem diesel, principalmente aqueles postos de "cidade", as bombas de combustível não possuem qualquer sistema de filtragem ou de centrifugação do diesel, que já vem "aguado" do próprio reservatório do posto.

    O diesel aditivado resolve em parte este problema pois contém em sua composição aditivos que são hidrófugos, ou seja, repelem a água. Por experiência própria, tenho visto que o diesel vendido nos postos de "estrada", geralmente contém bem menos água, pois nestes postos geralmente existe um sistema de centrifugação na bomba que separa o diesel da água e só bombeia o primeiro para o seu veículo na hora de abastecer, coisa que a maioria dos postos "de cidade" não têm...

    O ideal mesmo seria procurar abastecer somente em postos com centrifugação do diesel e com diesel aditivado. No meu caso, após várias experiências, sempre acompanhando o teor de água no diesel, notei que com isso consegui diminuir em mais de 80% a incidência de água em meu combustível...

    Saudações, com muito óleo mas sem água



  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Água no diesel

    Galera da lama , trabalho na tancagem da Petrobras e o xodó dos combústíveis é o diesel , não sai pra nenhuma cia se tiver qqer presença de água , mas o problema está nos tanques dos postos , se não tiver inspeção , sofre infiltrações que acabam indo para os nossos tanques .
    O melhor é acompanhar por meio de drenagem , pois mesmo com aditivos fica o lodo no fundo do tanque .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Pessoal

    Li uma matéria no jornal ha umas semanas que o diesel de cidade é diferente do de estrada...na verdade o de estrada é proibido ser vendido nos centros urbanos porque ele emite mais poluentes que o da cidade...inclusive baixaram uma lei que eles devem ter corantes de cor diferenciados para serem distinguidos facilmente. Não sei se isso é uma coisa aqui do sul ou de todo país.

    Abraços

  • #11
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    Água no Diesel

    Adriano , vc tem razão , por enquanto existe essa diferença , que está no teor de enxofre , mas já está sendo alterado para ficar o mesmo diesel de cidade igual ao de estrada .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
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    Diesel

    Caros Companheiros,


    Realmente, como citou o Adriano existe a diferenciação dos dois tipos de diesel: o de estrada e o de cidade quanto a composição e emissão de poluentes. Até muito pouco tempo o disel vendido nos postos ditos "de estrada" (que atendem normalmente aos caminhoneiros como maior parcela de sua clientela) realmente era (e ainda é, dependendo da bandeira...) mais "sujo" (emitem mais poluentes, notadamente enxofre) do que aquele comercializado nos centros urbanos.

    Existem esforços, principalmente da Petrobras, em padronizar o tipo de diesel que está sendo comercializado, até mesmo devido às recentes alterações nas Leis Ambientais e em virtude de uma possível liberação dos automóveis de passeio movidos a diesel, que está sendo discutida já há alguns anos no congresso nacional, que entre outras coisas, tem discutido os teores de composição do diesel nacional, devendo torná-lo muito mais puro e menos poluente, a exemplo do que ocorre na Europa.

    Quando me referi aos postos de "estrada" como sendo mais confiáveis para aquisição do diesel, entendam que não há uma receita padrão: o melhor mesmo é analisar a estrutura do posto e a procedência do combustível em primeiro lugar... Tem muito posto de "estrada" caindo aos pedaços, com os respectivos tanques de armazenamento "podres" e que acabam prejudicando a qualidade do combustível ali depositado...

    Vai algum tempo ainda até podermos abastecer tranqüilos com o nosso diesel nacional . . .

    Saudações a todos



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