Postado originalmente por
gmilani
Amigos, tenho um troller 3.0 2007, e estou usando top turbo, desempenho muito bom, nao abaixa nada, nem uma gota, troco oleo+filtro a cada 7/8 mil km, acho 5mil km muito pouco, visto que estou andando uma média de 3000/mes (só asfalto e estradas), acho que 5000km, é pra quem anda em trajetos curtos, ou força mais, trilhas, coisas assim.
Vou experimentar o molycote a2, agora, já na proxima troca, ja li muito a respeito e o negócio é bom. A industria aeronáutica usa lubrificantes com o bisulfito de molibidenio (só nao sei se é molycote(marca)), é uma coisa de alto risco um avião né!!!, se não tivesse suas propriedades lubrificantes, não arriscariam, ainda mais onde uma falha de motor significada mortes...
Tambem comprei 1k de graxa molycote BR2 (R$ 42) , e engraxarei os rolamentos das rodas..... e cruzetas... vamos ver se melhora a durabilidade, uma vez que gostaria de ficar com o troller até bem mais de 150.000km (só está com 30mil)
aproveitando pra gerar $$$ pra molycote tbm comprei umas bisnagas amarelas de aditivo pra cambio e diferencial... vamos experimentar tudo da molycote, mal nao faz!!! segundo um amigo (que é mecanico e trabalhou na embraer) o negócio é bom mesmo!!!, ele cria uma pelicula entre os metais, diminuindo muito , mas muito mesmo o desgaste das peças moveis... o problema é que nao poderei dizer se foi bom ou não, antes de 1 ou 2 anos.... mas vamos pagar pra ver.... prefiro gastar em manutenção preventiva do que ficar na mão em algum lugar desagradável....
outra opinião minha.... tem muita gente que gasta muito $$$ em óleos sinteticos e coisa e tal; a meu ver acho melhor usar top turbo ( ou outro que atenda ci-4) a cada 5000km, do que gastar 3 ou 4 veses mais e andar 10k km... acredito que mesmo mantendo as caracteristas por mais tempo, sujeira é sujeira, e o motor produz 2 vezes mais sujeira em 10 kkm do que de 5 em 5 kkm... acho melhor 2 trocas do top turbo ( de 5 em 5 mil) do que uma troca do super ultra mega sintetico de 10 em 10 mil.... mas é uma opinião minha, minha ótica é que motor diesel, bem cuidado, é pra chegar facil aos 300 mil km, coisa que a grande maioria nao fará (incluindo eu), entao de que adianta aumentar em 10/20% a vida util de um motor, sendo que nao a utilizaremos??
é só $$$ jogado fora ( pois a diferença ainda é muita, qdo os sinteticos chegarem a preços parecidos com os minerais, aí sim valerá a pena, hj ainda acho muitaaaaa diferença... óleos sintéticos para motores a gasolina/etanol/gnv, ja tem preços mais parecidos com os minerais, só por curiosidade, esta semana troquei o oleo de meu astra 2.0 2010, coloquei selenia perform 5w30 SM 100% sintético e paguei R$ 18,00/litro.... se tivesse um destes pra diesel.... ok eu pagaria SIM, agora 50 latas o litro....... o troller vai continuar andando com top turbo.... e agora com molycote a2...
abraço pessoal