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  1. #1
    Usuário Avatar de valmor
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    Como regular/reparar carburador Weber ?




    Agora é pra valer !!!

    PRECISO APRENDER A REGULAR ( principalmente !!! ), REPARAR , LIMPAR MEU CARBURADOR !!!!

    Cansei de mandar pro mecanico pra regular mistura, limpar , reparar ( ou sei la o que...) quando fica um tempo parado e não se acerta a marcha lenta , engasga qdo acelera , não segura marcha lenta , etc.....

    Por onde começo ??? Tem alguma apostila , curso ou dica valiosa dos amigos ????

    Marca : WEBER
    Modelo /Nº : ( plaqueta redonda) : 228.12.102
    Instalado num Motor Opala , 4cc , gasolina

    Obrigado !!!!!

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como regular/reparar carburador Weber ?-carburador.jpg   Como regular/reparar carburador Weber ?-carburador-1-.jpg   Como regular/reparar carburador Weber ?-carburador-2-.jpg  

  2. #2
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    Valmor,

    Este carburador é bastante simples de se desmontar, mas exige mais manutenção que carburadores mais modernos.

    Antes de mais nada: Não tenha medo de botar a mão na massa. Carburador não é um bicho de 7 cabeças como o pessoal mitifica por ai.

    P/ desmontá-lo faça o seginte:
    Retire-o inteiro do coletor de admissão, soltando seus parafusos de fixação na base e cabo de acelerador e afogador.

    Com o bura sobre uma bancada ou mesa limpa, observe-o atentamente p/ saber montá-lo depois.
    Os glicleurs de ar e lenta que ficam na base exigem uma atenção especial: Com uma chave de fenda apropriada, conte quantas voltas são nescessárias até que o gliceur se feche completamente(como se estivesse apertando um parafuso normal), mas não use força, só encoste. Depois retire-o do corpo do carburador girando-o no sentido anti-horário. Faça o mesmo com o glicleur de ar.
    Depois desmonte o acionamento do injetor, que é aquela haste com mola que fica próximo a tampa do carburador, depois remova os parafusos da tampa e retire a mesma. Nesta etapa voce verá a cuba, onde se encontram a boia, agulha e gliceurs de alta. Desmonte todos eles, observando atentamente antes p/ saber montar depois.
    Limpe tudo com querosene ou gasolina e um pincel, inclusive os Glicleurs
    Compre um kit reparo (juntas, diafragma do injetor e bóia) de boa qualidade e troque as peças que não estejam em bom estadoe todas as juntas.
    Monte tudo novamente, sempre com cuidado e sem usar força.
    Monte os glicleurs de ar de gasolina da marcha lenta respeitando a mesma regulagem anterior, ou seja, rosqueie até o final e conte quantas voltas tinha anteriormente, mas no sentido inverso.
    Monte-o novamente no coletor de admissão, assim como o cabo do acelerador e afogador. Não monte o filtro de ar ainda!
    Peça p/ alguem dar a partida enquanto voce aplica WD40 ou algum spray parecido na entrada de ar do carburador.
    O motor não vai pegar facilmente, pois a cuba está seca. Aplique curtos jatos de Spray até que o motor funcione normalmente.
    Pronto!
    Coloque o filtro de ar.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  3. #3
    Usuário Avatar de valmor
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    Valeu Ramiro . MUITO obrigado.
    Vou tomar coragem e jogar o bicho na bancada !!!!
    O pior que pode ocorrer é ir pro mecanico novamente .....

    E quanto as regulagens:
    Como saber quando a mistura esta ideal ???
    Sabe me dizer qual é este modelo de carburador ???

    []´s

  4. #4
    Kim
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    Caro valmor!

    Como o ramiro_eli discreveu, é o que terá que fazer, porém, não esqueça de antes de tudo isso verificar o ponto de ignição.

    Aprendi que, para regular o "ar" do bura, proceda da seguinte forma:
    Aquele parafuso que tem uma ponta fina e uma mola, aperte-o todo, sem forçar, depois solte duas voltas e meia, essa seria a regulagem quando novo, porem, devido ao tempo de uso, ocorrem desgastes, que serão corrigidos, soltando ou apertando o mesmo lentamente.

    Após funcionar o motor e firmar a lenta, vá até o escapamento e sinta como os gases estão saindo.

    Não pode estar "soprado", como se você estivesse tentando assobiar.
    Se estiver assim, tem que "fechar" o "ar" apertando.

    Os gases tem que sair do escapamento sem pressão, quando na lenta.

    Isso tudo é um conjunto de ponto de ignição, regulagem de "ar" e regulagem de borboleta (acelerador).

    No site http://www.opala.com/index.php ou
    http://www.opala.com/material/info_e...ores_weber.pdf
    achará a tabela com a giclagem correta, pois no mei jipe, com 6cc, álcool tinha um bura com difusor e canetas do a gasolina, e gicles do álcool, resumo só gastava e sem rendimento.

    Imprima a tabela referente ao modelo do seu bura e mãos a obra.

    Abraços.

    Kim.

    ps.: o seu bura e weber corpo simples
    4X4 Brasil Razão: falta de informação final

  5. #5
    Usuário Avatar de valmor
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro valmor!

    Como o ramiro_eli discreveu, é o que terá que fazer, porém, não esqueça de antes de tudo isso verificar o ponto de ignição.
    Grande Kim !!!

    Baixei o catalogo e TABELAS ....

    Desculpem abusar ..

    mas ....

    como interpreta-las ( tabelas de regulagem ????

    Como regulo o ponto de ignição ???



    Grande abraço e MUITO obrigado.
    4X4 Brasil

  6. #6
    Kim
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    Caro valmor!

    Bem para regular o ponto de ignição, tem que ter uma "pistola de ponto", vá em uma of. mec. e peça a um mecânico. É algo bem simples. Eu parei de encher o saco do meca e comprei uma para mim. Basicamente são três fios, um positivo, um negativo e um que prende no cabo do primeiro cilindro.

    Na polia do virabrequim, tem um pequeno corte, antes de começar, marque-o com branco, pode ser "erroex", assim será visivel.

    Quando em funcionamento, a luz piscará no "ponto" que será uma "seta" no bloco, no caso do GM um letra perto do alternador.

    Manualmente, é complicado.

    Quanto a tabela, o seu bura parece ser o terceiro nº. original 9.298.037 (similar com a foto). (tabela weber)

    bem o parafuso nº33 é o que se aperta e depois solta 2voltas e 1/2. (ar).
    O conjunto do nº25 nº 31 tem que ser o correto. (nesta tabela não tem as medidas)
    Mais vamos lá:
    Venturi - "K" nº.30
    Difusor - 4
    Gicleur principal - "Gg" 162
    Gicleur de correção de ar - "a" 135
    Gicleur de macha lenta - "gf" 70
    Corretor de ar m. lenta - "u" 120
    Tubo injetor - "i" 70
    Alvo do jato - raio de entrada do venturi (isso é muito importante)

    O mais importante são os gicleurs, venturi e difusor.

    Imprima a tabela da bosch, verá como achar o ponto de ignição, com desenho.
    A tabela da Magneti marelli tem complementações sobre as medidas que te passei
    A tabela da solex serve como auxílio.
    A tabela da weber te ensina a montar e desmontar.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    Kim.

  7. #7
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    Boa Noite Kim !!!!
    Mais uma vez te agradeço pela valiosa ajuda.
    mas tem mais ....

    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Bem para regular o ponto de ignição, tem que ter uma "pistola de ponto", vá em uma of. mec. e peça a um mecânico. É algo bem simples. Eu parei de encher o saco do meca e comprei uma para mim. Basicamente são três fios, um positivo, um negativo e um que prende no cabo do primeiro cilindro.

    Na polia do virabrequim, tem um pequeno corte, antes de começar, marque-o com branco, pode ser "erroex", assim será visivel.

    Quando em funcionamento, a luz piscará no "ponto" que será uma "seta" no bloco, no caso do GM um letra perto do alternador.
    Ok ... mas como saber QUANDO esta fora do ponto e se estiver como "colocar" no ponto ???


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    bem o parafuso nº33 é o que se aperta e depois solta 2voltas e 1/2. (ar).
    O conjunto do nº25 nº 31 tem que ser o correto. (nesta tabela não tem as medidas)
    Mais vamos lá:
    Venturi - "K" nº.30
    Difusor - 4
    Gicleur principal - "Gg" 162
    Gicleur de correção de ar - "a" 135
    Gicleur de macha lenta - "gf" 70
    Corretor de ar m. lenta - "u" 120
    Tubo injetor - "i" 70
    Alvo do jato - raio de entrada do venturi (isso é muito importante)
    O mais importante são os gicleurs, venturi e difusor.
    EStou c/ a lista de componentes ( peça "explodida") e a tabela de calibração MagnetiMarelli em mãos .
    Vamos lá : o parafuso nº 33 , ok !
    Agora o 25 - 31 ...o que seria ? Como regular ???
    Quanto aos valores da Tab.de Calibração e os valores que vc me passou ..não entendi ...
    Por exemplo : o que representa
    Venturi - "K" nº.30 ou
    Gicleur principal - "Gg" 162 ???????


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Imprima a tabela da bosch, verá como achar o ponto de ignição, com desenho.
    A tabela da Magneti marelli tem complementações sobre as medidas que te passei
    A tabela da solex serve como auxílio.
    A tabela da weber te ensina a montar e desmontar.
    Onder encontro a Tabela Bosch???
    Tab.Magneti Marelli e demais , Ok !!! Mas por exemplo :
    Tabela de Calibração Magneti Mareli , "Gargulante Principal"=150 ou "Respiro principal " = 85 ....O que representam estes numeros ????

    Amigo , te agradeço novamente a paciencia e a valiosa ajuda !!!!!

    Gde []´s

    Valmor

  8. #8
    Kim
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    Tudo bem Valmor?

    Os valores são o seguinte:
    Do nº 25 ao 31 não regula, os números tem que serem iguais ao que estão na tabela, o mesmo com os demais, é para conferência.
    O único que se regula é o nº. 33.
    Veja bem, no meu caso quando comecei a conferir, os nºs não batiam, descobri que o bura era a gasola. (tudo errado).

    Então se municie de paciência, cautela, lupa e confira todos os nºs.

    Lembre-se o único que regula é a peça nº. 33 - 2 1/2 voltas.

    A tabela bosch é esta http://www.opala.com/material/info_e...gulagem_gm.doc

    Quanto ao ponto, é mais ou menos assim:

    Na lenta, o escape tem que somente soltar os gases, se estiver soprando, pode estar atrazado, se tipo "tossir", lento e de vez em quando faz "tuf" "tuf" "tuf" "tuf", pode estar adiantado, e então dá pré ignição no escape, porisso o "tuf" "tuf".

    Bem como dito, manualmente, colocar no ponto é complicado, o motor da sua viatura está na primeira pg., sendo o 1º ou 2º (dos opalas), se tiver ig. eletrônica ,será do 4º em diante.

    Qualquer dúvida é só tc.

    Abraços.

    Kim
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  9. #9
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    Valeu Kim !!!!

    Quebrando a cabeça c/ Weber e tabela de calibração ......

    []´s

  10. #10
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    Caro valmor!
    bem o parafuso nº33 é o que se aperta e depois solta 2voltas e 1/2. (ar).
    O conjunto do nº25 nº 31 tem que ser o correto. (nesta tabela não tem as medidas)
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    Alvo do jato - raio de entrada do venturi (isso é muito importante)
    O mais importante são os gicleurs, venturi e difusor.


    Na TABELA DE CALIBRAÇÂO constam as medidas dos gicles. Pelo que entendi , se forem originais não devem ser trocadas é isto ????
    Ou eles ( gicles ) sofrem desgaste e DEVEM ser trocados c/ certa frequencia ?

    Contagiros e vacuometro ,instalados ,não ajudariam na regulagem do carbura ????

    []´s

  11. #11
    Kim
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    Caro valmor!

    Bem, você tá começando a ficar bom!!!

    Isso mesmo, é para conferência, observe se o dono anterior não danificou o mesmo, com chave de fenda errada (a fenda do gicleur fica "roida").

    Observe o nº. e a letra dos mesmos, tem que ser idêntica a da tabela, por exemplo, o x110 é do gasolina, o d110 é do álcool (3E brosol).

    O giro auxilia na regulagem da lenta - 650 à 700 giros.

    O Vácuo, acerta o "ar" e, pode acertar o ponto.

    Quando se fala em mistura, é o 33 tá!

    Estou te mandando uma tabela para facilitar sua vida.

    Estou contente em poder ajuda-lo.

    Precisando, é so tc, não só para bura.

    Abraços.

    Kim.
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  12. #12
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    Valeu amigo !!!!
    Esta ajudando e MUITO !!!!
    Otima tabela ( vacuometro ) .

    []´s

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