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Convex Datacenter
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  • #1
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    22/02/2015
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    Comprei uma Ranger XLT 2004 diesel 2.8 turbo e queria saber como usar o 4X4?




    Tenho dúvidas se no 4x4 High e no 4X4 Low as 4 rodas giram igualmente juntas? por exemplo, fazendo uma curva fechada a roda de dentro da curva vai girar menos que a de fora, ou as 4 vão giram juntas?
    E em dia de chuva no asfalto é melhor deixar no 4x4 High? ou somente ativar o 4x4 em chão de baixa aderência, como terra?
    Obrigado!

    Ps: é o meu primeiro post, desculpa se fiz algo errado.

  • #2
    Usuário Avatar de mguriano
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    14/02/2015
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    Companheiro, quando o 4x4 está ativo, as rodas de dentro vão girar menos que a de fora, pois os dois eixos têm diferencial pra fazer essa correção.
    No asfalto não se deve usar o 4x4, nem mesmo em dias de chuva, pois a ranger não tem diferencial central pra corrigir a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras em curvas, o que pode sobrecarregar algum componente mecânico ou até mesmo causar perda de aderência em alguma roda.

    Se falei alguma besteira peço aos mais experientes pra corrigirem.
    Essa também foi uma dúvida minha quando comprei e foi o que eu entendi nas minhas pesquisas.
    Ranger Sport 11/12 (A cabrita)
    Ex Ranger XLT 07/08 3.0
    Matheus - PX1W9746 - PU1MOB

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Informação correta. Nenhum veículo 4x4 "part time" deve ser usado em 4x4 no asfalto.
    Somente aqueles que possuem diferencial central podem tracionar 4x4 em piso de boa aderência. São eles:
    Niva, Land Rover, SW4, Subaru, Pajeros TR4, Dakar e Full... e outros que não me lembro. Desses citados, os 3 Mitsubishi tem a opção de 4x2, os demais são 4x4 full time.

  • #4
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    22/02/2015
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    Muito obrigado! me ajudou muito!

  • #5
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    jurava que em chuva forte deveria ligar o 4x4 high na estrada!! melhor ifcar no 4x2 mesmo então???
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    jurava que em chuva forte deveria ligar o 4x4 high na estrada!! melhor ifcar no 4x2 mesmo então???
    Liga não, Borjaao. Se nem na estrada dá pra ligar, na cidade em que as curvas são mais fechadas então, pior fica. Perda de aderência e/ou engrenagens quebradas podem acontecer sim.

    Se já usou, inclusive, deve ter notado que a direção fica mais dura, certo? Pois é, é o conjunto mecânico sendo forçado.

    Abraço,

    Miranda
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  • #7
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    27/09/2014
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    Entendi. E em estrada de terra "boa", convem ligar?
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Entendi. E em estrada de terra "boa", convem ligar?
    Terra boa é terra batida? Se sim, também não. Tem aderência também.

    Quando a estrada de terra tem cascalho, terra solta e qualquer coisa que gere aderência menor, rola. Mas, mesmo assim, velocidade menor, mesmo no uso do 4x2, é uma postura mais prudente.

    Abraço,

    Miranda
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  • #9
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    Poxa, o 4x4 High é recomendado pra qual tipo de situação então? O low ainda entendo, descidas em terrenos MUITO ruins, na trilha e tal...

    E Miranda, vi aqui que você também é de MG. Sou de João Monlevade, não sei se conhece mas é relativamente perto de BH e estou sempre por aí, gostaria de perguntar se você tem alguma oficina boa pra indicar aí da região. Valeu!!
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Poxa, o 4x4 High é recomendado pra qual tipo de situação então? O low ainda entendo, descidas em terrenos MUITO ruins, na trilha e tal...

    E Miranda, vi aqui que você também é de MG. Sou de João Monlevade, não sei se conhece mas é relativamente perto de BH e estou sempre por aí, gostaria de perguntar se você tem alguma oficina boa pra indicar aí da região. Valeu!!


    High - Velocidades mais elevadas em que o 4x4 é necessário para manutenção da dirigibilidade.
    Low - Em baixas e em que algum esforço adicional é necessário. Nas situações em que mencionou e desatolamentos de outros veículos, por exemplo. Dá uma poupada boa na picape usar o L assim.

    Sou de BH, mas estou alguns dias pela região do Vale do Aço. Mais perto ainda daí.

    No VA ainda estou usando CSS. Encontrei uma em Ipatinga em que o serviço é 10 (acredite) e, enquanto eu for manter na garantia, fico por lá. Ou mesmo depois que reprogramar (se fizer).

    Em BH, tem uma região conhecida que é a da Pedro II com algumas oficinas de 4x4. Tome cuidado com a escolha porque também é onde há lojas de conduta questionável. No passado, era a região onde você poderia comprar um rádio para o seu carro que havia sido roubado e acabava achando o seu próprio. Agora melhorou, mas...

    Enfim, no bairro Santo André, mais ou menos na altura do Shopping Portal de Veículos, há uma série de oficinas de 4x4. Algumas têm representações de peças de fabricantes conhecidos; o que dá um pouco mais de credibilidade. Se precisar de um nome, não tenho. Qualquer coisa, pergunta nos jeep clubes de BH e região para uma indicação mais precisa.

    Um dia que passar por lá e tiver um pouco mais de tempo, a gente toma uma. Hehehe...

    Abraço,

    Miranda
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  • #11
    Miranda, às vezes vou a São Francisco MG e pego solo arenoso. Areia solta mesmo. Ai ligo a high mas não passo de 60 km/h tô errado? fiquei sabendo também que é bom de vez em quando ligar a tração. Quando vou às fazendas ou pescar e tenho que passar por algum degrauzinho, ligo a low. Atolei numa areia solta na praia em João Pessoa, também sai com a low e toda vez que uso uma opção só ligo e desligo parado, além do que após desligar dou uma marcha a ré antes de ir em frente. Tô certo?

  • #12
    Usuário Avatar de Miranda_MG
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    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Miranda, às vezes vou a São Francisco MG e pego solo arenoso. Areia solta mesmo. Ai ligo a high mas não passo de 60 km/h tô errado? fiquei sabendo também que é bom de vez em quando ligar a tração. Quando vou às fazendas ou pescar e tenho que passar por algum degrauzinho, ligo a low. Atolei numa areia solta na praia em João Pessoa, também sai com a low e toda vez que uso uma opção só ligo e desligo parado, além do que após desligar dou uma marcha a ré antes de ir em frente. Tô certo?
    Ôpa, Mirão.

    Não sou nenhum super especialista em 4x4, cara. Mas tento ajudar. Inclusive, tem tópicos aqui no fórum sobre condução off road...

    Te respondendo, se na areia solta vai sem o Low, a velocidade é mais alta e High não força o motor, pode usá-lo. Agora, se sentir o esgotamento do motor, aí é o Low mesmo. O problema é que em algumas situações, ter que parar para engatar o Low (já que tem que parar mesmo), significa atolar... Então, às vezes, dá pra manter o High mesmo exigindo um pouco mais se o pedaço a ser transposto não for muito extenso. O que pode ajudar na areia, mas não apenas solta, fofa também, é diminuir a calibragem dos pneus. E sendo frequente essa última situação, também vale a pena carregar um pequeno compressor.

    Acionar o 4x4 de vez em quando é necessário sim por causa da lubrificação do conjunto. Aí, quem não tem terra ou areia pra isso, pode fazer no asfalto mesmo. Mas sempre em linha reta (com volante já nessa posição quando do acionamento). Tinha um amigo que gastava uns 10 minutos de vez em quando na própria garagem num espaço de 40 m, indo e vindo com a tração acionada.

    A ré é um bom hábito: não custa fazer e, teoricamente, permite o encaixe (ou, nesse caso, a garantia do desencaixe) do conjunto da tração. Se é efetivo, não tenho absoluta certeza, mas já que não custa, a gente faz. é o mesmo caso de manter o carro funcionando uns 30 segundos ou mais assim que se para para, diferente do desligamento imediato, não forçar a turbina.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
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