x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1

    Relação Peso x Potência de Motores - Banco de Dados




    Partindo do princípio:

    - que o peso dos motores é o principal fator do peso do eixo dianteiro ;

    - que o grande peso no eixo dianteiro (problema de 90% dos carros) é particularmente ruim num 4x4, pelo fato de ser nesse eixo onde os componentes mecânicos são mais propensos a quebras e por esse peso é o eixo q ancora;

    - que sempre que se faz um up grade na viatura troca-se o motor original por outro mais potente (e pesado);

    Por isso tudo abro o tópico para a verificação na hora do up grade de se ajustar a suspensão dianteira, verificar se a potência adquirida compensa o peso (morto) extra do motor bem como a relação peso potência (p/p), do motor antigo e do novo.

    Lembrando que não só a potência é importante, mas tb qto menor for o coeficiente da relação p/p mais eficiente é o motor.

    Há casos onde num suposto up grade, se troca um conjunto mecânico de relação menor (p/p) por um de relação maior, apesar do falso indicativo de maior potência (uma troca ruim), onde o motor mais atrapalha o resultado final do que ajuda.


    Maxxion:

    S4T plus (4cc turbo) - 150cv x 340kg - relação p/p= 2,26
    Q20 b6 (6cc aspirado) - 132cv x 525kg - p/p= 3,97
    TQ20 b6 (6cc turbo)- 145cv x 540kg - p/p= 3,72
    Phaser 210Ti (6cc turbo/intercooler) 213cv x 419kg - p/p= 1,96
    (todas as potências aferidas pela NBR 5484/ISO 1585 e não pela DIN70020)




    MWM - série Sprint

    4.07 TCA (4cc turbo/intercooler) - 132/135cv x 198kg - p/p= 1,50/1,46
    6.07 T (6cc turbo) - 135/150cv x 259kg - p/p= 1,91/1,72
    6.07 TCA (6cc turbo/intercooler) - 180cv x 259 - p/p= 1,43





    MWM - série Sprint Eletronic - Common Rail Eletrônico
    4.07 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/163cv x 213kg - p/p= 1,42/1,30
    4.08 TCE (4cc turbo/intercooler) - 120/180cv x 211kg - p/p= 1,75/1,17
    6.07 TCE (6cc turbo/intercooler) - 190/224/245cv x 280kg - p/p= 1,47/1,25/1,14



    MWM - série 229

    D229-3 (3cc aspirado) - 64cv x 336kg - p/p= 5,25
    D229 (4cc aspirado) - 90cv x 396kg - p/p=4,4
    TD 229-EC-4 (4cc turbo) - 122cv x 418kg - p/p=3,42
    D 229-6 (6cc aspirado) - 134cv x 506kg - p/p=3,77




    MWM - série Acteon - Eletrônico/Common Rail

    Acteon 4.12 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/206 x 450kg - p/p=3,00/2,18
    Acteon 6.12 TCE (6cc turbo/intercooler) - 206/310cv x 540kg - p/p=2,62/1,74


    valeu

  • #2
    Por isso que na proxima viatura CJ 5 vou mandar um opala 4 com uma receitinha que vi aqui no forum que faz o bichinho dar 155 HP

  • #3
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    rafaelsouza,

    Veja q nos exemplos acima a adição do turbo e do intercooler baixa o coeficiente da ralação peso x potência exponencialmente.

    No caso do motor 151 uma preparação turbo é vantajosa desde que se use álcool (previlegia o bolso), se use uma turbina pequena (de baixa inércia e baixa pressão - que previlegia o torque em baixa) e ajustar o comando para torque em baixa.

    Nesse caso vc vai ter um motor econômico (mais q a gasolina), com mais torque em baixa e com menos peso q um motor maior com o mesmo torque/potência.

    valeu

  • #4

    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Walter L. L. Casitta,

    Veja se é isso mesmo:

    International HS 2.5 turbo

    MB Sprinter (4cc turbo) - 105/115cv x 205kg - p/p 1,95/1,78
    LandRover Defender/Ford Range (4cc turbo) - 115cv x 205kg - p/p=1,78
    (NBR 5484)

    esses são intercolados?




    International Power Stroke 2.8L

    8B60 (4cc turbo-TGV) - 135cv x 208kg - p/p= 1,54
    8B61 (4cc turbo-waste gate) - 133cv x 205kg - p/p= 1,54

    esses são intercolados?

    interessante o Power Stroke 8B61 q apesar de não ter a turbina TGV entrega a mesma potência por peso do TGV (8B60) por um custo menor de produção.


    valeu

  • #6
    Citação Postado originalmente por dero

    As Lands e Rangers são intercoladas?
    Sim, está especificado como “chargecooler”...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Acho que você deveria considerar o torque também. Eu não gosto de avaliar os motores diesel só pela potência.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Torque x peso?
    seria uma outra alternativa.

    Particularmente optei pela relação potência x peso porque é mais fácil (didático) para explicar as pessoas q em determinado motor cada CV carrega tantos KG de peso do motor (eficiência de engenharia).

    Comparação essa q já é usada na indústria automobilística de alta performance qdo se fala q cada CV carrega tantos KG do carro (peso total).

    Concodo com vc qdo enfatiza o torque, pq no off road a medida do torque serve mais ao uso do q a potência em si.

    Sendo q no on road a o aumento de torque se traduz em uma condução mais agradável o q nem sempre acontece qdo se considera só o aumento da potência.

    Como dizia Carroll Shelby - "potência vende carros, o torque ganha corridas"


    valeu

  • #9
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    BF=200KG APROXIMADAMENTE.
    ESPERO TER AJUDADO!
    A PROPÓSITO EXISTEN INFORMAÇÕES DESSE TIPO EM OUTRO TÓPICO QUE NÃO O NOME AGORA.

  • #10
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Digitei para facilitar o trabalho de completar por quem souber.


    Mercedez Benz
    OM-314 (4cc aspirado) - 85cv x 397kg - p/p= 4,67
    OM-364 ( ) - 90cv x ( )kg - p/p= ( )


    Willys
    Hurricane 2.2 (4cc aspirado) 70cv x ( )kg - p/p= ( )
    BF161 (6cc aspirado) - 90cv x 200kg - p/p= 2,22
    2600 (6cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
    3000 (6cc aspirado) - 140cv x ( )kg - p/p= ( )


    Ford
    OHC 2300 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
    V8-302(8cc aspirado) - 135cv (ABNT/DIN) x ( )kg - p/p= ( )

    GM
    151 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
    250s(6cc aspirado) - 150cv x ( )kg - p/p= ( )
    2.0 (4cc aspirado) - 116cv x ( )kg - p/p= ( )
    2.2 (4cc aspirado) - 123cv x ( )kg - p/p= ( )
    V6 vortec (6cc aspirado) - 180cv x ( )kg - p/p= ( )

    VW - AP
    1.6 (4cc aspirado) - 76cv x ( )kg - p/p= ( )
    1.8 (4cc aspirado) - 99cv x ( )kg - p/p= ( )
    2.0 (4cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
    todos carburados

    Suzuki
    1.3 8v (4cc aspirado) - 69cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    1.6 8v (4cc aspirado) - 80cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    1.6 16v (4cc aspirado) - 97 (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    1.8 16v (4cc aspirado) - 120cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    2.0 16v (4cc aspirado) - 127cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    2.5 24v ( ) - 155cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    2.7 24v ( ) - 185cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )


    Toyota
    14B (4cc aspirado) - 96cv x ( )kg - p/p= ( )


    Cummins
    5.9 (Dodge Ram) ( ) - 225cv x ( )kg - p/p= ( )

    JPX
    XUD1.9-9a (4cc turbo) - 90,5cv x ( )kg - p/p= ( )


    NIVA
    1.6 (4cc aspirado) - 73cv x ( )kg - p/p= ( )
    1.7i (4cc aspirado) - 80cv x ( )kg - p/p= ( )



    Sempre q possível uso as normas NBR(Brasil) e DIN (europa) que citam potência líquida, ao invés da regra SAE (Eua - q cita potência bruta até 1970), o que pode sucitar grandes diferenças de valores (até 1970), qdo a potência for NBR/DIN será citado.

    Nos motores bi combustível bem como nos demais motores uso como base as potências do motor a gasolina.


    valeu

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    14B


    Infelizmente não sei informar o peso exato, mas creio que tenha no mínimo 200kg e no máximo 250.

    []'s

  • #12
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    14B
    Infelizmente não sei informar o peso exato, mas creio que tenha no mínimo 200kg e no máximo 250.

    []'s
    Obrigado pela colaboração

    Porém o dado do peso exato é extremamente importante pq é a base do cálculo da relação peso x potência, um erro de digamos 10kg nao seria tao diferente, mas 50kg de erro já invalida o cálculo pois num bloco de 200kg são 25% de dif.

    Andei pesquisando na web, mas por incrível q pareça não é muito comum se saber o peso dos motores. Interessante pois é um dado importante na hora da troca de um motor por outro.

    Muitos manuais dos proprietários nem citam.


    valeu

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade