x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37

Tração da Ranger...

Ops...

Poderoso ALL,

Estava navegando pelo site do CLube do Picapeiro Ford... e me surpreendo com esta informação: "14- Em dias de chuva, ligar a tração no modo normal, ajuda o carro a não escorregar na pista." (http://www.clubedopicapeiro.com.br/d...i=10&pagFim=20).

Agora pergunto... isso não estoura a tração??? Ou as picapes ford tem algo na mecanica que não conheço?!?!

[]s confusos e curiosos
    LM - Ex-Bannnd 84 - SP

Mas esse lance da tração... Já ouvi dizer também do Sportage também... Já vi muita gente engatar a tração pra não derrapar no asfalto...
    Bão sei se funciona mesmo, mas tem audi a6 que tem tração 4x4 pra não derrapar....
    Pavani
    Pavani

OPs...
    Pavani, mas aí precisa ter diferencial central para compensar a diferença de distancia percorrida pelas rodas dianteiras e traseiras.. coisa que eu saiba inexiste na Ranger...

Ou seja.. acho que escreveram merd@

[]s
    LM - Mestiço - SP

Usuário
    Entrada
    07/04/2004
    Agradecimentos: 0

ESTRAGA TUDO

Pessoal, ta no manual, ligar o 4x4 em pista seca ou asfalto acaba com o sistema de traçao e tb com o diferencial. ele é blocante, e so deve ser ligado na terra e de preferencia molhada. Reduzida entao merece mais atençao ainda. se for usada assim, so quando necessario na terra molhada, lama e situaçoes q se precisa mesmo, dai nunca vai quebrar.

Um abraço
    Brizio

Brizio,

Mais um furo do manual... o diferencial blocante está sempre trabalhando... não tem como desligar.

Pessoal,

Na Hilux o sistema é parecido com o da Ranger (part-time) e não é assim, quebra só de ver asfalto, o sistema é robusto. Se vc esquecer a tração ligada e fizer uma curva(este é o problema) ela vai cantar pneu,mas não vai estourar (claro, se enfiar o pé com tudo....).
    Quem compensa a falta do diferencial central do sistema full-time (Lands, Nivas, Subarus,) é o piso.
    Asfalto liso molhado com chuva fina vira um sabão, então o piso compensa a diferença de tração entre os eixos.
    Vc só não vai esterçar demais ou monobrar com a tração ligada.

PS: Não estou chutando, já testei isso na prática e meu diferencial continua inteiro. Só estou com dúvida quanto ao bloqueio, pois a Hilux não tem bloqueio no diferencial traseiro. Quantos % que a Ranger bloqueia????

LauroRH
    Visitante
    Pessoal,
    É bem como o Caio falou... O bloqueio de diferencial central existe APENAS para deixar os carros que possuem tracao 4x4 integral (permanente, como as LANDs) IGUAIS aos 4x4 que podem desligar a tracao e que nao tem diferencial central, ou seja:

- na lama, evita que o eixo mais livre receba mais torque que o que está mais preso

Vamos ao exemplo, que acho que fica mais claro:

no Niva, todos sabem que ele é 4x4 integral, mas nao possui o diferencial central.

Experimente levantar uma das rodas com o macaco, e ele nao anda vai conseguir arrancar, pois o sistema de diferenciais somente nos eixos(traseiro e dianteiro) "pensa" que o eixo onde esta levantada a roda está mais livre e desvia a potencia toda p/ aquela roda, deixando as demais (que estao no chao) "mortas".

Os diferenciais dos eixos existem apenas para compensar esse efeito nas curvas (onde ai sim, um grupo de rodas gira mais e anda mais do que as outras)

O diferencial central apenas joga a potencia da caixa para o eixo que esta a girar ou andar mais. Bloquea-lo significa permitir que a potencia seja despejada (em determinada fracao) nos dois eixos, traseiro e dianteiro.

Nas 4x4 mais modernas, é possivel e aconselhavel, dentro de certas limitacoes de velocidade, e em condicoes de piso estavel, porem molhado, trafegar a veloc. moderadas com tracao ligada (sem reduzida), pois obtem-se controle maior do veiculo. Nesses, casos, porem, aconselha-se ligar o bloqueio do dif central, para que o carro possa "derrapar"os eixos de modo proporcional e fazer curvas mais fechadas com maior precisao/facilidade.

[]'s

LauroRH
    Visitante
    Desculpem, onde falei que o Niva nao tinha difer. central, leia-se NAO TEM BLOQUEIO de dif. central.

Oi Lauro,

Esta quase tudo errado...
    O Niva a Land usam sistemas semelhantes.
    Ou seja, são veículos onde só se pode andar em 4x4 (4x4 integral).
    Então para isso eles possuem além dos diferenciais dos eixos o diferencial central que permite a diferença de rotação nos cardans. Ou seja o Niva tem sim o diferencial central ou não poderia ser um 4x4 Full-time.
    Isso é necessário já que sem a diferença de rotação dos eixos a tendência é a tração alargar a curva (ou seja vai querer sair reto na curva).
    Isso também evita quebras ou escorregamento de pneus em pisos com boa aderência.

Alguns veículos como algumas Pajeros e Cherokees tem sistemas similares só que ainda dispõem da opção de se andar em 4x2. Então não são 4x4 integral (pois podem andar em 4x2), mas tem diferencial central (então podem andar em 4x4 no asfalto na posição 4x4 Full-time) que ainda pode ser bloqueado (onde se fica na posição 4x4 Part-time).

Todos (Land, Niva, Pajeros, Cherokee) POSSUEM SIM uma forma de bloquear o diferencial central, ou seja, ficar com uma tração 4x4 semelhante aos CJ (Willys), Samurai, Vitara, etc...
    Ou seja o 4x4 part-time sem diferencial central (ou com ele bloqueado). A desvantagem deste modo é que não se deve andar em 4x4 em pisos de boa aderência sob pena de ficar com o veiculo difícil de fazer curvas ou sujeito a quebras e desgaste prematuro (viu Fernando).
    Mas fica com a vantagem de tracionar ambos os eixos sempre, ou seja, não perde toda a tração se somente uma das rodas ficar sem tração; que é o que acontece quando se está em 4x4 com o diferencial central trabalhando (sem estar bloqueado).

Mas existem algumas exceções como a algumas Cherokees que tem um diferencial central que trabalha sob demanda, ou seja, mesmo sem bloquear o diferencial central envia a tração para o eixo com tração e não para o eixo sem tração. Mas ainda tem a opção de bloquear o central se desejar.

E bloquear o diferencial central é fazer os cardans girarem na mesma rotação. O que vai de força para onde é função da aderência de cada pneu.
    Com o diferencial central desbloqueado o que normalmente ocorre é que a rotação pode ser diferente e a força vai para onde for mais fácil (onde tiver menos tração).

Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP

wallace o q vc acha..

quem sabe vc não poderia me dar uma resposta se lhes expusesse um problema. Meu carro é uma ranger xlt 4x2 2000 CD com motor maxion 2,5. Recentemente eu, irritado com o motor 2.5, troquei meu motor pelo powerstroke. Troquei meu cambio por um 4x4 . O motor e cambio sao de ano 2002. Fiz as alteracoes e ele virou um 4x4. Troquei o chicote principal, coloquei o eixo dianteiro, etc... Meus diferenciais são de relação 1:4,1 ....como na versão à gasolina. Meu carro tem um tranco, algo assim: vc acelera ele faz TUM, tira o pe do acelerador e ele faz de novo TUM, acelera TUM, solta TUM. Já conferi tudo, coxins, cruzetas, rolamentos, tudo! A pergunta é: Vc acha que pode ser o câmbio( eu já cheguei engatar uma vezinha só a reduzida com ele quase parado) fazendo esse TUM( nao eh barulho, eh um tranco..tipo folga de transmissao..) ou eh o diferencial? O diferencial é zero...mas andaram me dizendo que o diferencial das ranger com powerstroke sao autoblocantes com menos folga que os outros.... E aí, tem diferença no diferencial por causa do motor ou eh o mesmo modelo de diferencial tanto para o maxion 2,5 quanto para o powerstroke 2,8. Gostaria de obter ajuda pois o próximo passo seria abrir o cambio ou trocar o diferencial e eu nao queria abrir meu cambio. Gostaria q alguem me dissesse a causa exata do problema. So resta cambio ou diferencial...vcs acham q esse diferencial com relacao a gasolina1:4,10 pode estar fazendo esse tranco? Parece q a relacao das rangers a diesel , motor powerstroke é 1:3,73, mais longa ainda, é verdade?
    Muito Obrigado
    Amithai

Oi Amithai,

O blocante (ou a falta dele) não pode ser.
    Você já verificou se não está em 4x4 o tempo todo?
    Os coxins são os corretos e esta tudo ok?
    E chutaria que é o diferencial com folga.
    Não adianta o diferencial ser zero se não montaram direito...
    Mas o ideal é alguém ficar no veiculo e você de fora observar o barulho... fica mais fácil de localizar onde é.
    O diferencial da Diesel deve-se mais logo sim, pois um motor a gasolina tem mais rotação... assim o diesel tem que ter o diferencial mais longo para andar na mesma velocidade.
    De toda forma ninguém vai poder lhe dar certeza nenhuma, principalmente via internet... se fosse possível eu estaria lhe vendendo um serviço e não lhe passando dicas de graça.
    Mas um mecânico competente lhe daria a causa provável em alguns poucos segundos.

Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP

até agora nada

Pois nenhum mecânico sabe de nada...pelo menos aqui no Rio. Debaixo do carro, o tum parece ser na caixa de transferencia mas também eu o ouço no diferencial. O diferencial autoblocante da ranger parece que foi feito para o powerstroke pois dizem q tem um ajuste melhor, nao sei......as folgas das carretas da caixa de satelites sao menores...me parece. Gostaria de saber se isso eh a causa pois já chequei tudo. Se vc souber um lugar onde eu possa levar me fale....
    Diferente do q vc disse, a relacao dos carros ano 2000 para gasolina eh 1:4,10 mais looongaa.... e do diesel 1:`4,56...mais curta. Mas eu olhei no cd da ford e so encontrei a relacao 1:3,73 do powerstroke. Fiquei encucado pois ja acho a minha(1:4,10) loonga e ja ia trocando para 1:4,56 achando que a relacao do diesel 2,5l eh igual a do 2,8l. Me ajude,
    abraços
    Amithai

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 26
      Última resposta: 20/10/2024, 12:39
    2. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04
    3. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    4. Ranger Argentina - Resolver problema tração
      Por ftartari no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 28/09/2011, 21:22
    5. Problemas Tração Ranger 4X4 00/01 !AJUDEM!
      Por rlsmoura no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/03/2010, 18:21

Permissões de Postagem