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  1. #13
    Usuário Avatar de fverna
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    21/11/2008
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    Eu faço a troca com oleo bom de 5 ou 7 mil km, mas nunca deixo passar de 7.

    Sempre troco filtro de oléo, acho que pelo custo do filtro vale a pena.

    Nunca coloco aditivos, pois TODOS os aditivos tem concentrantes que acabam por danificar a longo prazo os componentes.

    Minha opinião!
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ==================
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Fverna 4x4Brasil

  2. #14
    Usuário Avatar de lcdalzoc
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    Eu troco óleo e filtro a cada 5k km. Já usei Lubrax TopTurbo e Brutus AP. Aos 5k km, o Lubrax já está preto igual carvão, enquanto o Brutus aparenta estar mais limpo e claro.
    Filtro de diesel e limpeza no filtro de ar cada 10k km. Troca do filtro de ar a cada 20k km.
    ___
    Explo XLT 95 4wd 2.5HSD by Rasch, easy-traction, BL 3', SL 3', Maxxis Buckshot 33x12,5
    diretão!!! e outras frescurites...

  3. #15
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    26/12/2006
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    Nava,
    Também uso o Top Turbo 15W40 API CI-4 da Lubrax. É um excelente óleo e barato, o balde de 20 litros custa R$ 150 em Niterói (R$7,70 o litro); portanto, não dê bola ao rótulo e troque a cada 10 mil em uso rodoviário ou 5 mil em uso pesado (off-road, carga ou trânsito urbano). Na troca, ponha um filtro novo, original (fuja dos Tecfils e outros chineses!), na Altese já achei até filtro International.

    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Ja usei bardal e nunca consegui comprovar nada, nem consumo, nem torque...nada. O q notei diferença na sportage é trocar oleo 20W50 pelo 10W50. Ai sim, ficou mais leve, mais solto...

    Uso na ranger o Lubrax Top Turbo. Segundo o rotulo, atende as especificações do manual e diz q em uso rodoviario, trocar oleo a cada 40 mil km. Uso off-road com 20 mil km!

    E agora? Posso trocar oleo e filtro com 10 mil?

    Giusep,
    Esqueça essa besteira de óleo sintético, o custo/benefício não compensa. A minha ranger está com 124.000 km e uso o Lubrax Top Turbo 15W40 API CI-4. Veja acima o preço do galão de 20 litros. Leve o óleo + filtro em qq' oficina e por 20/30 Reais eles trocam. Pode ir na PKL (R. 24 de Maio, 546, Riachuelo-RJ, Tel. 2201-4897), mas pergunte antes pelo serviço de troca.
    Boa sorte.

    Ouvi falar que o uso do óleo sintético apesar de mais caro se torna mais econômico, pois requer troca com mais kilometros rodados.
    Também ouvi falar que com mais de 130 mil Km já se torna necessário o uso de óleo com maior viscosidade.

    Solicito a gentileza de uma indicação de oficina barata e confiável no Rio de Janeiro ou em Teresópolis para a troca de óleo e filtros de uma Ranger 2000, Turbo diesel 4x4 com 130 mil Km.

    Se possível também gostaria de ter ideia do orçamento.
    Ranger XL CD 2.8 2002 PowerStroke Maxxis 31"

  4. #16
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    28/11/2009
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    Mas alguem já usou aquele produto da bardhal, cujo o nome é :

    Oleo para motores cansados.

    Vi em uma loja, peguei para dar uma olhada e é um concentradão impresionante, ele demora um tempão para descer...

    Alguem já usou??

    Com certeza o Edin conhece.

  5. #17
    Usuário Avatar de Edintruder
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    Sim, conheço. Estou com o cabeçote da minha ex-intruder 250 desmontado aqui em casa, pois o atual proprietário, (amigo meu), colocou esse óleo no motor misturado ao 10W40 recomendado para o motor. Acontece que esse óleo foi puxado pela bomba antes de se misturar e "entupiu" a linha do comando e cabeçote.
    Resultado, o comando rodou seco e fundiu os mancais de alumínio do cabeçote...
    Vamos tentar embuchar ou gastar 2.000,00 no cabeçote novo...

    Eu nunca usei esse tipo de óleo e não recomendo pra ninguém...
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - Movida à dinossauro! Looking for a extended cab in gravyards

  6. #18
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Báh Edin!! ainda bem que não usei

    Mas no verso diz que é para aplicar direto no carter.

    Abraço

  7. #19
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Quis evitar abrir um novo tópico

    Pessoal,

    Vou trocar o filtro de combustível de combustível da minha Ranger.
    Estava lá dando uma olhada e não parece ser nada complicado.

    É tudo plug n'play mesmo? Precisa ter algum cuidado especial?
    É melhor encher o filtro de diesel antes de colocar no canto ou a própria injeção faz o serviço?

    Da última vez o cara cobrou 30 latinhas só pra trocar ele e o serviço foi muito rapidinho pro meu gosto.

    Até mais!
    Ranger Limited 4x4 3.2 200cv@47kgfm - "DarkHorse" (Pesadelo)
    Veraneio D10 TURBO INTERCOOLER (1973)

  8. #20
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Pessoal,

    Vou trocar o filtro de combustível de combustível da minha Ranger.
    Estava lá dando uma olhada e não parece ser nada complicado.

    É tudo plug n'play mesmo? Precisa ter algum cuidado especial?
    É melhor encher o filtro de diesel antes de colocar no canto ou a própria injeção faz o serviço?

    Da última vez o cara cobrou 30 latinhas só pra trocar ele e o serviço foi muito rapidinho pro meu gosto.

    Até mais!
    Fala Imperador:
    É muito simples, só uma pergunta; o modelo do filtro de sua Ranger é com copo decantador/separador de água ou o proprio filtro tem o decantador integrado(com aquele "registrinho"embaixo, pra abrir e drenar a agua)?
    Se for com copinho, retire tudo, filtro e o copinho, que é uma operação muito simples, basta desenroscar no sentido anti horário, observe para colocar os anéis de vadação NOVOS, que devem acompanhar o novo elemento que comprar. Limpe o cabeçote(peça onde se "enrosca" o elemento do filtro, para receber o novo elemento.
    Se for com copinho, enrosque o copinho no elemento, e, pegue uma vasilha LIMPA, que caiba o elemento e copinho em pé, dentro dela, ponha óleo diesel no vasilhame, e "megulhe" o elemento/copinho, até parar de sair "bolhas". Sem o copinho, só elemento, faça o mesmo processo(mergulhar na vasilha).
    Retire o "conjunto" de dentro do vasilhame, limpe o excesso de diesel que tá por fora, com um PANO LIMPO, e leve-os ao cabeçote e enrosque, utilizando as mãos, e em seguida, se tiver a ferramenta própria de aperto( uma espécie de "alicate" que abraça o filtro, tem uma regulagem pra apertar, e um cabo pra apoio e por força pra apertar, é só usar, caso contrario, com um pano(franela umidecida, com ÁGUA, pra dar aderencia), e um pouco de força, aperte o filtro/copinho no cabeçote. Quando funcionar, obeserve se não tem vazamentos.
    Coisa simples, a medida que for fazendo, vai entendendo.
    Abarço
    Sérgio
    4X4 Brasil

  9. #21
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala Imperador:
    É muito simples, só uma pergunta; o modelo do filtro de sua Ranger é com copo decantador/separador de água ou o proprio filtro tem o decantador integrado(com aquele "registrinho"embaixo, pra abrir e drenar a agua)?
    Se for com copinho, retire tudo, filtro e o copinho, que é uma operação muito simples, basta desenroscar no sentido anti horário, observe para colocar os anéis de vadação NOVOS, que devem acompanhar o novo elemento que comprar. Limpe o cabeçote(peça onde se "enrosca" o elemento do filtro, para receber o novo elemento.
    Se for com copinho, enrosque o copinho no elemento, e, pegue uma vasilha LIMPA, que caiba o elemento e copinho em pé, dentro dela, ponha óleo diesel no vasilhame, e "megulhe" o elemento/copinho, até parar de sair "bolhas". Sem o copinho, só elemento, faça o mesmo processo(mergulhar na vasilha).
    Retire o "conjunto" de dentro do vasilhame, limpe o excesso de diesel que tá por fora, com um PANO LIMPO, e leve-os ao cabeçote e enrosque, utilizando as mãos, e em seguida, se tiver a ferramenta própria de aperto( uma espécie de "alicate" que abraça o filtro, tem uma regulagem pra apertar, e um cabo pra apoio e por força pra apertar, é só usar, caso contrario, com um pano(franela umidecida, com ÁGUA, pra dar aderencia), e um pouco de força, aperte o filtro/copinho no cabeçote. Quando funcionar, obeserve se não tem vazamentos.
    Coisa simples, a medida que for fazendo, vai entendendo.
    Abarço
    Sérgio
    Cara eu entendi tua explicação, mas eu acho que você não está falando do filtro da Ranger 3.0.

    O filtro de combustível da Ranger 3.0 tem o dreno por cima (uma espécie de botãozinho) que você aperta para retirar o excesso de água.

    Ele tem três conexões - uma de alimentação, uma que eu não identifiquei para que serve(provavelmente retorno) e outra do sensor de água no combustível - por baixo.

    Ou seja, ele não tem esse copinho que você tá falando. Mas pelo que eu observei o sensor sai mesmo desenroscando do filtro. Mas eu acho que com essas dicas não tem como errar não.

    Brigadão!
    Ranger Limited 4x4 3.2 200cv@47kgfm - "DarkHorse" (Pesadelo)
    Veraneio D10 TURBO INTERCOOLER (1973)

  10. #22
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    Prezado amigo, o parafuso que você se refere no filtro não é para esgotar a água, pois ele não é um filtro tipo decantador. Eles serve somente para retirar o ar do sistema. Filtro decantador tem saída por baixo, já uqe a água é mais "pesada" que o óleo e se deposita no fundo com umas 4h ou mais.

    Quanto ao uso de óleo sintético, é com discutir o uso de laptops ou outro aparelho eletrônico, por exemplo. A indústria química evoluiu também. Hoje, na minha opinião (de engenheiro, por sinal) é inconcebível não usar um óleo tipo "blend" ou a dita "base sintética".
    Economicamente falando, o 100% sintético (28,00 R$ o indicado pela VW para a Amarok, por exemplo) não vale a pena comparado a um base sintética da Valvoline (o importado) ou similar.
    Hoje em dia não se troca mais óleo com menos de 10k. Até mesmo os óleo minerais conseguem manter suas propriedades para essa quilometragem, desde que não ultrapassem um certo tempo (dito nos manuais: 6 meses...eu tenho dúvidas quanto a isso).
    Quanto mais severo for o uso do motor (dentro de suas limitações), melhor será para o óleo, comparado com aqueles veículos que saem da garagem e andam alguns poucos quilômetros sem atingir a temperatura do motor.

    Resumindo, a cada troca de óleo (um bom lubrificante, por sinal...) troca-se o filtro, que tem o papel de um "rim" filtrando as impúrezas sólidas que aparecem normalmente em qualquer motor. Aliás, todo motor consome óleo, ao contrário do que muitos colegas aqui do fórum relatam que em seus veículos, os motores "baixam" nada...Nestes casos, verifiquem a entrada de combustível no carter.

    Saudações a todos

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