x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0

    Perda da Roda Livre da Ranger




    Ola Srs.

    Todas as vezes que desmontei a roda livre da Ranger sempre achei meio esquisito o quanto a peça toda saia sem nenhuma trava.
    Como possuo o carro a 1 ano e nunca teve problema nao me preocupava muito com isso.

    Ontem me aconteceu algo estranho. A Roda livre caiu da camionete e perdeu-se.
    A peça preca inteira que fica dentro do cubo.

    Estou aqui pensando se a RL da minha camionete não estava faltando nenhum componete.
    A roda livre da Ranger fica somente encaixada mesmo? Alguem mais perdeu essa peça?

    Mais uma pergunta. depois que a Rl caiu eu tive que rodar mais uns 250 Km até chegar em casa. Sabe se as algum componente pode ter se estragado devido ao fato da ponta de eixo ter ficado solta no cubo? tipo as estrias do eixo raspando no cubo?

    Alguem tem uma 1 RL original pra me vender (não precisa estar funcionando no vacuo, eu uso pituto)?
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #2

    Exclamation Cubos da Roda Livre da Ranger

    Lucasam, os cubos são presos por várias presilhas de plástico. Acredito que com 50% dessas presilhas quebradas, ou mais, os cubos podem se desprender, porém, ainda tem que soltar a calota, para eles se perderem.
    Percebe, as da foto, como estão quebradas ? Mesmo assim munca cairam, mas talvez com muito solavanco e sem calota, talvez caiam.
    Abraços
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Perda da Roda Livre da Ranger-dsc00369.jpg   Perda da Roda Livre da Ranger-dsc00370.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Ajudar um amigo.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Procura num desmanche pela roda livre inteira e coloca de novo.
    Não tem problema nenhum andar sem o sistema, porém evita pegar água e areia.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    A minha nao tinha calota porque eu fiz um pituto e o pino ficou grande
    as calotas estavam guardadas.
    Depois que soltou eu coloquei a calota para evitar poeira, mas ta fazendo barulho, to com medo dos frisos da ponta do eixo estarem batendo em alguma coisa.
    Vou procurar as rodas livres em desmanche e se nao achar vou comprar as da AVM.

    Estranho é que nas rodas livres da minha camionete não me lembro dessas presilhas de plastico (quebradas na foto) ficarem presas em nenhuma estrutura do cubo.
    No meu carro ela ficava presa por puro ajuste do ferro com ferro e alguma pressão da roda de ferro.
    Vou estudar melhor
    Valeu galera
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu na tua pele colacava logo as RL da AVM e numca mais me preocuparia.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Eu tenho uma dúvida antiga sobre RL´s....

    Essas RL´s AVM são aquelas que engatam "mecânicamente" junto com a tração e para desengatar é necessário um deslocamento de uns 2 metros em marcha ré após desligar a tração? Certo?

    Por que a maioria das montadoras não utilizam este sistema?
    No meu entendimento ele seria:
    1-mais racional que ficar arrastando eixo eternamente e estragando a porcaria do cardã dianteiro(Ranger)
    2- mais robusto que sistemas à vácuo (Ranger/S10 antiga) ou sistemas elétricos (Hilux atual)
    3- mais confortável que RL Manual (Hilux antiga)

    Qual o ponto negativo deste sistema? (andar de ré 2 metros após utilizar a tração!!!)
    Preço?

  • #7
    Thelmo, não podemos aceitar ter que andar de ré para destracionar. Esse processo até funcionaria como quebra-galho, tão inconveniente como ter que descer da viatura para tracionar ou destracionar (originais e pituto).
    É bem possível fazer-se um sistema de roda livre, como os da ranger até 2000 (utilizando-se o vácuo) porém bem mais robusto, com encanamento de aço inox, passando pelo cofre, e outros pequenos aperfeiçoamentos.
    Esses sistemas das Ranger até 2000, foram feitos nas coxas mesmo. Foi apresentado, e aceito, como muito comodo e confortável, porém o consumidor não teve tempo hábil para testá-lo, e foi enganado.
    Acredito que a idéia foi muito boa, mas não quiseram gastar muito no projeto. Devem, certamente, ter levando em conta a inércia e exigência do consumidor latino-americano.
    Coloco desta forma, porque sei o trabalho que tenho tido para mantê-lo em funcionamento. Se tivesse que pagar pela manutenção do sistema original, preferiria jogar tudo no lixo.
    Abração
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Thelmo, não podemos aceitar ter que andar de ré para destracionar. Esse processo até funcionaria como quebra-galho, tão inconveniente como ter que descer da viatura para tracionar ou destracionar (originais e pituto).
    Anthoniusnikos,

    No sistema que sugeri não é necessário andar de ré para destracionar.

    O "destracionamento" é feito de dentro do veículo, comandando a CT. A rezinha é apenas para desacoplar as RL´s e não ficar arrastando o eixo.

    Na prática quem tem estes sistemas nem se preocupa em desacoplar a as RL´s após utilizar a tração, pois elas só ficarão acopladas até a primeira ré com a CT em 4x2.

  • #9
    Thelmo. Dessa forma está bom.
    O que acha, com relação ao desgaste de peças: A sua 2001, em que o eixo dianteiro gira o tempo todo, ou a minha, 2000, que a roda gira livre quando destracionada ?
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Dar ré para destracionar é igual á não possuir 4x4 de ré...
    Esse macete é utilizado para soltar as RL à vácuo. depois de desacionadas no sistema.
    O sistema maual é o melhor pois basta deixar acoplado quando for previsto o uso do 4x4 iual à uma Ranger sem RL, e quando quiser economia solta as rl.
    As Rl não servem para poupar desgaste, mas reduzir o arrasto mecânico do sistema de transmissão que reflete em maior consumo e menor desempenho.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Thelmo. Dessa forma está bom.
    O que acha, com relação ao desgaste de peças: A sua 2001, em que o eixo dianteiro gira o tempo todo, ou a minha, 2000, que a roda gira livre quando destracionada ?
    Anthon
    Com relação ao desgaste e economia o projeto da sua viatura é mais inteligente.

    Eu mesmo inclusive já tive que "recuperar" o meu cardã dianteiro e já li páginas e mais páginas de problemas e insucessos envolvendo a coifa do carã dianteiro, problemas amplificados sem dúvida pelo fato dele girar o tempo todo.

    Só para nivelar as informações a RL que eu estou defendendo que deveria vir de fábrica é um sistema semelhante ao da Série 900 do link abaixo:

    http://www.avm.com.br/products2.htm

    A RL solta na primeira ré em "4x2".

    "Se a viatura for conduzida em marcha ré em 4x4 as RL´s continam engatadas!"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Mas até o sistema de RL à vácuo da AVM deve ser melhor que o original.
    Modelo 1000.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade