x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Manutenção Dos Sistemas Hidráulicos De Freio

Pessoal, depois de algumas especulações com os EXPERTs do Fórum sobre a sangria do sistema hidráulico de freio, resolvi fazer a substituição do fluído e retirar o ar que o último porcânico deixou e afirmou também ter trocado o fluído.
    Estou aproveitando que a mulher tirou alguns dias de licença e convidei-a para desta ver ir bombar no pedal equanto eu ia verificando a saída do fluído, após ter desatarraxado os dois parafusos e as duas porcas de sangria(vide fotos).
    Levando-se em conta que foi a primeira vez que fiz o serviço, verifiquei que é muito fácil, mas para que o serviço saia bem feito é preciso umas duas ou três horas e muita paciência.
    Passos do Processo:
    1 - Desapertar um pouco os parafusos (com marca vermelha) de sangria das rodas da frente(fotos 1 e 2) e as porcas (dos caninhos, fotos 3 e 4)) das rodas de trás: chaves 14(frente) e 12(atrás), desculpem, mas não tenho muita certeza sobre as chaves, mas é só testar.
    2 - Abrir o reservatório de fluído no cofre.
    3 - A medida que vai-se bombando (devagar) no pedal do freio, o fluído vai escorrendo.
    4 - Não abrir muito para não jorrar muito.
    5 - O processo de bombeamento foi realizado até que o reservatório de fluído esvaziou, daí fui colocando mais fluído e bombando.

O fluído que saiu inicialmente tinha a cor quase preta e depois verifiquei que saiu um pouco de ferrugem. O que posso afirmar que porcânico que disse ter trocado o fluído não trocou coisa alguma.

5 - Após ter colocado pelo reservatório 1(um) litro de fluído é que comecei a perceber que o mesmo saia pela sangria da mesma cor que entrava, concluí que todo o fluído tinha sido substituíno no sistema.
    Então é muito fácil fazer essa manutenção.
    Atenção! As porcas de sangria me parecem ser muito frágeis, e não devem ser apertadas com muito torque. Um leve aperto já é o suficiente (+- 10 N.m ou 1,0 Kgf.m).

Também não sei se procede, mas tinha ouvido dizer que com a frente levantada tirava-se o ar durante o processo descrito. Pelo fato de ter tirado a roda da frente do passageiro para substituição do filtro de óleo, a frente estava no macaco, e alta.

OBS.: Gostaria que alguém me informasse quantos litros de fluído vão no sistema hidráulico da Ranger 1999/2000 Diesel 4x4.

Abração.

Anthoniusnikos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00290.jpg   -dsc00291.jpg   -dsc00292.jpg   -dsc00293.jpg  
    4X4 Brasil Razão: ajudar o próxioma.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Anthonio, fizesses a sangria no mesmo local que eu fiz, pelo parafuso de fixação da linha. O parafuso de sangria são todos iguais com um furo no meio. Quando se afrouxa eles o fluido escorre pelo furo central. Nas fotos das rodas traseiras esses parafusos ainda estão com a capa de borracha. Na minha fiz pelo mesmo local que descrevesses pois os parafusos de sangria quebraram ao tentar afroxá-los. Estão encravados. Para trocar todo o fluido, eu normalmente desmonto as pinças e empurro ps pistonetes para esvaziar as pinças.
    A ferrugem é causada pela umidade que vai agregando ao fluido. Essa mesma umidade pode desprender vapores para o sistema e gerar bolhas de ar.
    por esse tipo de situação é que não confio em "porcânicos"! Boa!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Anthonius!! valeu por esse guia!
    cara muito legal mesmo, fácil de fazer. Não sabia fazer na ranger, mas agora já vi como faz. Só faço isso na minha moto.

é extremamente importante, praticamente indispensavel, fazer a sangria pelo parafuso certo citado pelo Edintruder
    O ar vai para cima do fluido, e este é o unico parafuso que fica no local mais alto da pinça e consegue eliminar o ar...

Abraçao

Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Agradecimento: 1
    O correto não seria começar pelo ponto mais distante do cilindro mestre e fazer roda a roda? Ou seja, começar pela roda traseira direita, depois traseira esquerda, dianteira direita e finalizar na diateira direita? Sangrando uma a uma e não todas ao mesmo tempo...
    Ah, não precisa desapertar parafuso e soltar caninho, tire a capinha de borracha circulada em vermelho na foto e verás que é bem mais fácil. Mas tem que tomar cuidado para não entrar ar no sistema quando solta o pedal, por isso, tem que ficar na sequencia de pisa no pedal, abre a sangria e deixa o pedal bater no fundo, fecha a sangria, solta o pedal, volta a pisar e assim repete o ciclo até sair todo o fluido antigo.

Tô certo ou falei besteira?

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00291.jpg  
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

Pessoal, esse que tem a capa de borracha não é o da engraxadeira? Os meus tive até medo de desatarraxar, porque percebi que iria precisar de muita força, e certamente ia quebrar.

Cbridi, o que você relatou me pareceu o correto. Percebi que o fluído sai preferencialmente das sangrias das rodas dianteiras (quando todas abertas), aí tive que fechar mais os das rodas dianteiras.

Edin, com aperto de dedo, já fecha as sangrias das rodas traseiras. Com chave é o mínimo mesmo.

Para relaxar, seguem algumas fotos que tirei ontem perto de casa.

Ia esquecendo: as duas primeiras: Bairro de Mariscal - Munic. de Bombinhas ; a terceira: Porto Belo (Marina e ao fundo Ilha de Porto Belo) ; e a quarta: Recanto dos Padre, ao lado da Praia da Sepultura - Bombinhas.

Querem mais ?
    Abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00256.jpg   -dsc00262.jpg   -dsc00284.jpg   -dsc00276.jpg  
    4X4 Brasil Razão: troca de informação prática.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    O Cbridi está certo. Se faz uma roda por vez e a sangria é: Aperta o pedal do freio e segura no fundo sem soltar o pedal > afrouxa o parafuso e deixa esguichar o fluido e aperta novamente o parafuso > Solta o pedal e aperta novamente para repetir o ciclo.

Mas se ficou bom está ótimo. Dessa maneira apenas perde-se mais fluido.

Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Pessoal, esse que tem a capa de borracha não é o da engraxadeira?
    Engraxadeira? A Ranger não sabe o que é isso.
    Sim, é semelhante a um bico de engraxadeira, mas é a sangria do sistema de freio.

[]'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

Então estou com medo de quebrar, assim como o Edin quebrou. Vou colocar WD nos banjos (parafuso furado) que o CBRIDI apontou e ver se consigo soltar com pouco torque.

Conclusão: Então o que eu fiz foi só substituir o fluído dos caninhos e reservatório. Os burrinhos continuam com o fluído velho, certo?

Abs
    4X4 Brasil Razão: troca de informações técnicas.

Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    O correto não seria começar pelo ponto mais distante do cilindro mestre e fazer roda a roda? Ou seja, começar pela roda traseira direita, depois traseira esquerda, dianteira direita e finalizar na diateira direita? Sangrando uma a uma e não todas ao mesmo tempo...
    Ah, não precisa desapertar parafuso e soltar caninho, tire a capinha de borracha circulada em vermelho na foto e verás que é bem mais fácil. Mas tem que tomar cuidado para não entrar ar no sistema quando solta o pedal, por isso, tem que ficar na sequencia de pisa no pedal, abre a sangria e deixa o pedal bater no fundo, fecha a sangria, solta o pedal, volta a pisar e assim repete o ciclo até sair todo o fluido antigo.

Tô certo ou falei besteira?

[]'s
    Cibrid, o processo descrito por voce é o tecnicamente correto.

Ainda para facilitar podemos baixar o nivel do fluido a ser substituido no reservatorio (pode-se usar uma seringa) e completar com o novo para termos que bombear menos oleo para a sangria.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Conclusão: Então o que eu fiz foi só substituir o fluído dos caninhos e reservatório. Os burrinhos continuam com o fluído velho, certo?

Abs
    Isso mesmo, mas deixe assim por algum tempo e repita o processo pois esse fluído irá se misturar ao novo. Eu deixaria assim pois a quantidade é muito pequena.

Hoje não tive tempo, mas vou comprar mais 1 litro e repetir o procedimento até trocar todo o fluído. Tentando retirar os verdadeiros bicos de sangria.
    O ar que tinha sumiu. Mas pelo fato de estar fazendo a subst. com a frente levantada, continuo com a dúvida se com a viatura no chão o ar sairia do mesmo jeito.
    Abs.
    4X4 Brasil Razão: troca de informações Técnicas.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Provavelmente o ar sairia sim pois a tubulação é muito delgada e as bolhas de ar são empurradas pelo fluido.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem