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  • #1
    Banido Avatar de ojaneri
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    Ar condicionado Ranger




    Alguem já teve problema no ar da Ranger? Na minha, a carga de gás demora uns 40 dias e vai embora. Me disseram que provavelmente é o evaporador, que custa R$ 800,00!!!

    É isso mesmo? Sera que não tem conserto?

    Valeu!

  • #2
    Osvaldo,

    Isso não dá pra fica adivinhando. O vazamento pode estar que qualquer lugar, na tubulação ou até no compressor.
    No pior dos casos os caras usam um contraste e luz ultravioleta pra descobrir o local de vazamento.
    Com sorte da pra achar o vazamento pelo óleo do compressor. O óleo é misturado junto com o gás e percorre todo o sistema. Tive um Samurai que vazou o gás e o óleo denunciou o local do vazamento.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
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    ojaneri,

    Se o gas dura 40 dias , o vasamento não é muito pequeno e o que o Walter falou sobre o óleo é verdade .
    Existe detetores eletronicos de vasamento que localizam com facilidade.Procure uma oficina que tenha um desses.Geralmente as oficinas picaretas quando não conseguem localizar o vasamento culpam o evaporador que é caro eo cliente desiste.

    Se não existir detector de vasamento eletronico aonde voce mora , uma prática é aumentar a quantidade de óleo no sistema , de maneira que mesmo um pequeno vasamento fiqe mais fácil de se detectar .Tanto o óleo como o contraste UV , se for no evaporador fica dificil de ver sem desmontar.

    No ar condicionado existe no circuito de gas um trecho de alta pressão e outro de baixa.Geralmente o circuito de alta é o mais provável de ocorrer vazamento e vai do compressor ao condensador (radiador dianteiro) e deste até a entrada do evaporador.
    O condensador por estar na frente está sujeito a pedradas que podem causar vazamento .Vibração também pode acarretar trincas nas pastes metálicas das mangueiras.
    Tanto o evaporador como o condensador , dependendo do vazamento podem ser reparados com solda mig.

    Os picaretas procuram vazamentos com agua e sabão , mas muitos vazamentos na alta pressão só aparecem com o ar ligado (pressão de + de 250 lbs) então deve-se procurar o vazamento com o sistema ligado pois desligado a pressão equaliza em 80lbs aproximadamente.
    De verdade , é relativamente raro vazamento no evaporador pois está no circuito de baixa pressão e o estresse é menor , mas, pode ocorrer.Condensador, mangueiras(conexões possuem "o" rings que podem vazar)compressor e evaporador, nessa órdem as maiores incidencia de vazamentos.

  • #4
    Ainda sobre ar condicionado, porém com relação a outro problema, o ventilador (interno) da minha Ranger só funciona nas duas últimas velocidades, o que tem gerado reclamações dos passageiros, principalmente em viagens à noite (muito vento). Qual será a causa??

  • #5
    Ojaneri, o que foi muito comun na ranger , foi furar o núcleo, 350,00 - 400,00, agora o evaporador, eu nunca ouvi falar.

    Alexandre, esta é uma pessa relativamente barata 70,00 na concessionária, não é o botão e sim um conjunto de resistências que limitão o funcionamento do vent. fica ao lado ca cx do ar no motor.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #6
    Valeu, Edu,

    Passei rapidamente hoje em uma auto-elétrica e um dos eletricistas disse que poderia ser "a resistência". O que é estranho é que disse também que teria que ser desmontado o painel. Como minha Ranger possui air-bags, fiquei com receio e
    resolvi colher mais informações.

    Um abraço.

  • #7
    Ojaneri , na 250 acontece a mesma coisa , jah colocaram 3 cargas de gas e

    em no max 2 meses vaza tudo. Da ultima vez falaram que devia ser parte

    eletrica , mas eu vi que eles sabiam tanto quanto eu e não fui + lah.
    RAM 2500 - 2017

  • #8
    Troquei a resistência da caixa de ventilação (R$ 51,00 na concessionária). De mão-de-obra paguei R$ 25,00. Agora o ventilador funciona em todas as velocidades.
    Obrigado pelas dicas dos colegas.

  • #9

    ar condicionado

    O ar condicionado da minha ranger pinga aguá demais, além de ficar congelada a parte referente ao ar no motor, queria saber se isso eh normal nas pick-us ranger ou se se trata de algum problema?

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Costa
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    Talking Dúvida do ar...

    Preciso da ajuda dos amigos...

    Além da perda da temperatura, quando vai baixando o gás vcs escutam alguns estalos vindo do compressor do tipo...funciona...para...funciona....para

    é este o sintoma também da perda do gás ?



    Aguardo ajuda,

    Abçs

  • #11
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    Alexandre, esse liga e desliga no compressor de forma rápida é sinal de falta de gás, pois quando o compressor puxa o gás a pressão na tubulação antes do compressão baixa e ele desliga automaticamente.
    Na minha furou a mangueira que sai do compressor e vai para o radiador, coloquei uma emenda com duas abraçadeiras e testei com ar comprimido. amanhã cedo irei colocar uma carga de gás. Oproblema é que custa R$150,00 a carga para perder em pouco tempo caso a emenda deixe vazar algo. porém vale a pena arriscar visto que poupei uns R$120,00 nesse reparo caseiro.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
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    Quando fui comprar minha caminhonete o ar estava assim. O antigo dono levou em uma oficina aonde apenas inverteram um "relé" e o ar voltouo a funcionar normalmente.
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Alexandre, esse liga e desliga no compressor de forma rápida é sinal de falta de gás, pois quando o compressor puxa o gás a pressão na tubulação antes do compressão baixa e ele desliga automaticamente.
    Na minha furou a mangueira que sai do compressor e vai para o radiador, coloquei uma emenda com duas abraçadeiras e testei com ar comprimido. amanhã cedo irei colocar uma carga de gás. Oproblema é que custa R$150,00 a carga para perder em pouco tempo caso a emenda deixe vazar algo. porém vale a pena arriscar visto que poupei uns R$120,00 nesse reparo caseiro.

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