Sobre o acionamento da turbina a informação não procede, porque a turbina desse motor não tem nenhum gerenciamento eletrônico. A atuação dela depende exclusivamente do fluxo de gases do escape (aceleração) e a limitação de pressão (válvula waste-gate) também é mecânica.
Em principio nenhum tipo de manutenção. Diferente do que ocorre nos motores Euro IV (pós 2011) que possuem válvula EGR, que faz acumular carvão na turbina e no coletor, a turbina do NGD trabalha somente com ar limpo.
Se fizer as trocas normais do filtro de ar e nunca desligar o motor logo após acelerar, a turbina dura uns 150 a 200 mil Km sem qualquer manutenção.
Como vc sabe que sua turbina "fica diferente às vezes" ? Tem manômetro instalado no painel?
Não tenho manômetro não... mas estou com esta Ranger há quase 2 anos e conheço o seu comportamento....
As vezes com uma leve pressão no acelerador eu percebo a entrada da turbina.... pelo seu barulho característico.... dá pra perceber que a turbina está dentro e com o giro ainda muito baixo (1500 rpm)....
As vezes para arrancar em uma ladeira.... o motor não enche de jeito nenhum.... fica "chocho" e quase morre.... preciso aumentar o giro pisando na embreagem.... aí sim.... o bicho vai....
O sintoma da turbina quando apresente desgaste é deixar passar óleo para a admissão e fazer fumaça branca.
Esse seu caso precisa de uma investigação mais detalhada, mas acho que não é turbina.
Lembrando que o comportamento da turbina é consequência direta da quantidade de combustível injetada.
Com manômetro da pra perceber que, na estrada, uma aliviada microscópica do acelerador faz a pressão cair consideravelmente.
Portanto, qualquer outro problema que afete a potência do motor (bicos, filtros, bomba, ponto...) fará com que a turbina gire menos.