Vamos lá.. aquecer significa que partindo do carro frio, em qualquer clima, ele chega em menos tempo na temperatura ideal de trabalho, é isso. Não quer dizer que ferve. O carro ferve por vários motivos..
Se você ligar o carro frio e não ligar o AC, ele vai demorar mais tempo para chegar a temperatura ideal.
Definiçao: O que é a temperatura ideal, o ponteiro tem que ficar 1 mm abaixo da metade to marcador, ele nem sobe e nem desce. A sua e a minha Ranger de muitos outros anos são assim.
Exemplos:
A) Se pela manhã, voce liga o carro, sem AC e anda por 1 hora, e o ponteiro não chegar no nivel normal. eu diria que 99% de certeza que a válvula termoestática foi removida;
B) Se pela manhã, voce liga o carro, sem AV e anda por uns 25 minutos, o ponteiro já deveria estar no nível normal. Isso já é um sinal que a válvula deve estar lá, mas se por mais 30 minutos o ponteiro mexer qualquer coisa, provavelmente sua válvula está com problema.
C) Se pela manhã, voce liga o caro, com AC e anda por 15 minutos, o ponteiro já deveria estar no nível normal e não sair de lá.
D) Se você anda 10 horas, com AC ou não, e o ponteiro mexe um pouquinho, tem algo errado com o sistema de arrefecimento. PAre o carro e abra o capô para esfriar.
Esses exemplos são da minha experiência com minha ranger e dos comentários de outros do forum
Não tive problema com meu radiador, acho que um pouco tortas é normal pela idade do carro, a minha é 2001.
O que fiz quando tive problema de aquecimento, foi desmontar todo o sistema, comprei aqueles limpadores de radiador, joguei dentro, sacudi muito, usei a wap, soltou um caldo preto, depois fiz uns 15 flush na água do sistema, todas as vezes com fluído, não parava de sair alaranjada a água. Sempre usei água desmineralizada e aditivo MWM que é barato e ajuda muito.
Meu carro estava sem válvula termoestática, não vendem mais o original do meu ano, apenas o do modelo de 2005 se não me engano, mas é praticamente a mesma coisa. Vem a peça com a válvula (R$ 166 latinhas). Depois uma das minhas mangueiras furou na rua, fiz uma gambiarra para voltar para casa e comprei uma nova e substituí.
Hoje, faço essa troca do fluído a cada 3 meses mais ou menos. Minha água sai limpa de todo o sistema e não tenho problemas com temperatura.
Sim, pode ter sido o excesso mas isso me parece sujeira/ferrugem/sem fluido e sem válvula termoestática.
Não precisa ficar desconfiado do carro. Alem do que comentei aqui em cima, voce deve observar mais 2 itens que eu ainda não tive problema.
1) Embreagem Viscosa (que regula a rotação do ventilador);
2) Ventilador dianteiro do radiador (As vezes os mecanicos tiram e não colocam de volta)
Mas tem tudo isso aqui no forum, é só pesquisar e ler muito. A mecanica desse carro é moleza, eu mesmo faço a minha e aprendi tudo aqui pelo forum.
Espero ter ajudado,
Abs